Com a participação de trinta e um alunos, o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana tomou parte no segundo Encontro de Patinagem que teve lugar na Escola Frei Gonçalo Azevedo.
O Encontro de Patinagem incluiu as provas de Percurso de Destreza e de Hóquei em Patins (Mini Hóquei). A nossa escola esteve em grande destaque, como podemos confirmá-lo, no quadro seguinte:
MASCULINOS
Infantil A - Percurso de Destreza:
1º lugar - Allefe Batista
Infantil B - Percurso de Destreza: 2º lugar - Martim Vilas Boas - 7ºD
5º lugar - Luís Silva - 6ºA
Iniciados - Percurso de Destreza:
1º António Moreira - 9ºA
2º lugar - Afonso Amaral - 9ºF
3º lugar - João Santos - 9ºH
Hóquei em Patins - Infantis A
1º lugar - equipa
Hóquei em Patins - Infantis B
2º lugar - equipa
Hóquei em Patins - Iniciados
1º lugar - equipa
FEMININOS
Infantil A - Percurso de Destreza:
1º lugar - Nicole Correia - 5ºG
5º lugar - Elisa Cau - 5ºC
7º lugar - Jessica Amorim - 5ºC
Infantil B - Percurso de Destreza:
3º lugar - Maria Spínola - 6ºF
4º lugar - Carolina Volcovschi - 6ºB
7º lugar - Margarida Catarino - 6ºB
Iniciados - Percurso de Destreza:
2º lugar - Iris Caseiro - 9ºA
Hóquei em Patins - Infantis A
2º lugar - equipa
Hóquei em Patins - Infantis B
2º lugar - equipa
Classificação Final de Destreza - os primeiros três classificadas são medalhados
MASCULINOS
Infantil A - Percurso de Destreza:
2º lugar - Allefe Batista
Infantil B - Percurso de Destreza:
1º lugar - Martim Vilas Boas - 7ºD
3º lugar - Luís Silva - 6ºA
Iniciados - Percurso de Destreza:
1º lugar - João Santos - 9ºH
2º António Moreira - 9ºA
4º lugar - Afonso Amaral - 9ºF
FEMININOS
Infantil A - Percurso de Destreza:
2º lugar - Nicole Correia - 5ºG
3º lugar - Elisa Cau - 5ºC
4º lugar - Jessica Amorim - 5ºC
5ºlugar - Carolina Simões - 5ºC
Infantil B - Percurso de Destreza:
2º lugar - Maria Spínola - 6ºF
3º lugar - Margarida Catarino - 6ºB
4º lugar - Carolina Volcovschi - 6ºB
5º lugar - Keila Imbundo - 6ºC
O próximo Encontro está marcado para dia 18 de março de 2020.
O professor organizador agradece o empenho de todos os participantes.





No dia 12 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 2º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 46 equipas, cerca de 120 alunos e foram disputados 98 jogos.
A visita de estudo ao Parque Marechal Carmona realizou-se no âmbito do Projeto Envolve-te, integrada nas disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET).
No dia 5 de março, a turma do 4º F da EB Fernando Teixeira Lopes participou no Torneio Concelhio do Jogo do Mata / Fase Ocidental, no Pavilhão Desportivo de Murches.
As turmas do 5.º A e 5.º B participaram recentemente numa aula interdisciplinar que juntou as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), lecionada pelo Professor José Ferreira (Manuel Pinho), e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientada pelo Professor Pedro Filipe.
No dia 25 de fevereiro, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de PPO + Velocidade.
No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participaram numa significativa ação solidária, em parceria com a Associação São Francisco de Assis.
A final concelhia do Concurso de Leitura teve lugar no dia 12 de fevereiro de 2026, reunindo os onze Agrupamentos do concelho de Cascais. Pela EBS Helena Cidade Moura participaram as alunas Matilde Maria Mendes Ferreira,10ºF, e Sara Beroge Tavaria Nunes, 10ºG.
No dia 19 de fevereiro, a turma do 6.º G realizou uma visita de estudo à exposição “Paixão Universal – Arte Africana”, patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais.
No dia 11 de fevereiro de 2026, participamos na Assembleia Municipal Jovem de Cascais, que teve lugar no Centro Cultural de Cascais.Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cascais, tem como objetivo aproximar os jovens do funcionamento dos órgãos autárquicos e incentivar uma cidadania informada, crítica e participativa.
Entre os dias 10 e 15 de fevereiro, a docente de Inglês Paula Abreu participou num projeto de Job Shadowing na escola Liceo Statale Scientifico Ettore Majorana, em Desio, perto da cidade de Monza, na região da Lombardia, em Itália.
Temos o privilégio de partilhar o artigo publicado pela investigadora Dra. Catarina Guerreiro, após a sua visita à Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas pela Ciência (11 de fevereiro).
Ibn Mucana brilha na prova de Esgrima do Desporto Escolar