ESCOLA DIGITAL - Informação

 Terminou a 2ª fase  registo de pedidos do kit tecnológico "Escola Digital".  Nova fase será aberta oportunamente

 

DESPORTO ESCOLAR - Informação

Os alunos que não obtiveram vaga na natação, encontram-se em lista de espera.

PROJETO CULTURAL DE ESCOLA - Informações

CLUBE DE DANÇA 

Estão abertas as inscrições para o Clube de Dança.
A primeira sessão decorrerá no dia  30 de novembro, quarta-feira, entre as 14h e as 15h30, na Sala de Convívio dos alunos, no Pavilhão E.
Para se inscreverem, devem preencher um formulário, através deste LINK 

As inscrições terminam no dia 28 de Novembro de 2022.
 

 

 

LOGOTIPO EBSHCM

Está a decorrer o concurso para a criação do logotipo para a Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.
O concurso é dirigido a todos os alunos do ensino secundário e decorre de 2 a 25 de novembro de 2022. Os interessados devem consultar o regulamento, junto dos Diretores de Turma.

 

 

 

 

TERTÚLIA "PALAVRAS COM SOM"

Integrando o Plano de Ação do Projeto Cultural de Escola, decorrerá uma tertúlia, no dia 30 de novembro, às 17:30 horas, na Casa das Artes. Numa conversa informal, teremos a oportunidade de conhecer o Dr José Ribeiro e de ouvir "palavras com sons" .
Os interessados em participar, devem preencher o formulário (CLICAR AQUI) 
 

Na semana de 21 a 25 de novembro na EBS  Helena Cidade Moura e na EBS Ibn Mucana do nosso Agrupamento tem lugar a Semana da Divulgação da Cultura Científica com exposição de trabalhos realizados pelos alunos quer do ensino secundário quer do terceiro ciclo, respetivamente. Desafiamos  os nossos alunos para que desenvolvessem a sua criatividade e inovação e ganhassem o gosto pela Ciência e Tecnologia.

No dia 15 de novembro de 2022, tomou posse, na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, do AE Ibn Mucana, a Associação de Estudantes do ano letivo 2022/23. A cerimónia decorreu no átrio da escola, tendo sido iniciada por um discurso da Excelentíssima Senhora Diretora Teresa Lopes, seguindo-se o discurso do Presidente da nova associação, Rodrigo Silva do 12ºC, e a assinatura da ata da tomada de posse pelos restantes integrantes da AE.

A Escola Básica Raul Lino realizou, no dia 9 de novembro de 2022, o exercício de sensibilização para o risco sísmico. Pretendeu-se alertar e sensibilizar a população escolar sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Os 3 gestos: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo! CLICAR AQUI 

O JI da Escola Básica Raul Lino vivenciou a temática do Halloween com diversas atividades. Fizeram jogos sensoriais, ouviram histórias e poesias e ainda tiveram a oportunidade de partilhar os seus medos, tornando as crianças mais fortes e corajosas!.

A Horta da Raúl Lino já está a ser cultivada! 
Clique AQUI para conhecer este projeto!

Este ano letivo, as professoras Vera Correia, Cristina Esteves (de Matemática) e Margarida Carvalho (de Física e Química) tiveram a oportunidade de participar no programa Erasmus+, na modalidade de “Job Shadowing” que decorreu na Szkola Podstawowa Nr 4, em Tórun, na Polónia entre os dias 24 e 28 de outubro de 2022.

No âmbito da Semana Polar, os alunos do 8.ºano, da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, assistiram a uma palestra realizada pelo Professor Doutor Pedro Ferreira sobre a Antártida, uma vez que o próprio conhece e trabalha nesta área geográfica.

No passado dia 24 de outubro assinalou-se o Dia Mundial para a Igualdade, marcado no nosso Agrupamento com a realização de um Fórum Comunitário Igualdade e Não Discriminação, inserido no âmbito do Projeto “Rede de Autarquias para a Igualdade”, promovido pela Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social.

 Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano e as respetivas diretoras de turma, Isadora Pestana e Luísa Correia, participaram no projeto Scholas Occurrentes, uma iniciativa do Papa Francisco. Em Portugal, o projeto tem sede em Cascais, pelo que várias escolas do concelho de Cascais estiveram presentes, reunindo cerca de 300 participantes.

No passado dia 5 de novembro, 60 alunos, do 6º ao 12º ano, do nosso agrupamento, estiveram no Pingo Doce de Alvide, a participar na recolha de bens de primeira necessidade para os cabazes que são entregues, todas as semanas, às famílias carenciadas do nosso agrupamento.

Os alunos da disciplina de Espanhol do 3.º Ciclo comemoraram, nos dias 11 e 12 de outubro, o «Día de la Hispanidad» com várias atividades na Casa das Artes, onde foram abordados, de forma lúdica, conteúdos socioculturais e interculturais relacionados com a língua espanhola, os países de língua hispana ou as relações entre Portugal e Espanha, entre outros.

No passado dia 27 de outubro, a turma do 2º D, da Escola Básica Fernando José dos Santos, realizou uma visita de estudo ao Forte S. Jorge de Oitavos, onde contamos com a presença do antigo soldado, o avô Tadeu, que pacientemente foi contando às crianças como, no séc. XVII, os soldados viviam e defendiam o território português, mais concretamente na zona costeira de Cascais.

No ano letivo 21/22, doze turmas do 2º Ciclo participaram  no projeto "Manual para Descobrir Lugares" da nossa associação parceira Arisco. 

A artista residente - Andrea Ebert - vai dinamizar, para a comunidade educativa, oficinas livres de gravura. A atividade decorrerá na sala 2 (Oficina de Gravura), da Casa das Artes, com o seguinte horário: 

    * segunda-feira: 13:10 h às 14:45h 
    * quarta-feira: 14:00h às 17:45h