"Notícias" Magazibn

No dia 22 de Fevereiro, pelas 17 horas, na Casa das Artes, recebemos dois dos autores do livro "Tribuna Negra-Origem do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)", Pedro Varela e José Augusto Pereira, para uma tertúlia sobre o Movimento Negro no nosso país.

A turma do 4ºD da EBFJS recebeu a visita de uma representante do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA) para dinamizar a sessão “”, uma atividade de sensibilização ambiental que alerta para o facto de a indústria da moda ser uma das mais poluentes do planeta.

No passado dia 11 de janeiro, o 5ºI foi à Exposição "Memórias da Praia da Corte"na Galeria do Palácio da Cidadela.

Este mês de Janeiro as turmas do 5ºD e 5ºF fizeram uma visita de estudo ao Museu do Mar, para saberem mais sobre o Polvo de Cascais e as Tartarugas marinhas, pois estão a trabalhar o ODS 14 - Proteger a Vida Marinha.

A turma A do 8º ano deseja a toda a comunidade escolar um Feliz Natal (Joyeux Noël) e um Bom Ano 2024 (Bonne Année)!

Cique AQUI

Nos dias 18,19, e 20 de dezembro, os alunos do 11ºG e a professora de Francês, Vanessa Luís realizaram o tradicional "Marché de Noël", onde a comunidade educativa da EBSHCM pode desfrutar de alguns produtos franceses

Nos dias 18 e 19 de dezembro, os alunos do 11ºD, visitaram a vila de Ourique, integrado no projeto
MUDA TT.
Durante estes dois dias, foram acompanhados pela Câmara Municipal de Ourique, pelos alunos da Escola de Ourique que integram o projeto MUDA TT, pelo AE de Ourique e respetiva Associação de Estudantes.
No âmbito do Concurso Concelhio de Leitura, decorreu a fase de escola – secundário, no dia 19 de dezembro de 2023, na Biblioteca da EBS Helena Cidade Moura. Concorreram 23 alunos, tendo-se inscritos 35 alunos do 10ºA, B, C, 10º2, 10º 3, 11ºC, E, F, G, 11º1 e 2, 12ºB e 12º1 e 2.
No dia 11 de dezembro, pelas 13 horas, deu-se início à montagem da “árvore de Natal Matemágica”, uma iniciativa do grupo de matemática  do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.
Para a concretização deste enorme desafio, contámos com a preciosa colaboração da comunidade escolar: alunos e respetivos pais do pré-escolar até ao ensino secundário, assistentes operacionais, assistentes técnicas e professores de todos os ciclos de ensino.
No passado dia 30 de novembro, tomou posse a nova Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, sob a presidência da aluna Teresa Simão. 
No passado dia 7 de dezembro, integrado no projeto MUDA TT, as turmas D (11ºano) e H (10º ano) participaram, na Casa das Artes, em diversas atividades organizadas pelo projeto e subordinadas ao tema “O Alentejo em Cascais”. Foi uma ocasião extraordinária de conhecer melhor a cultura alentejana,nas suas várias vertentes que vão da gastronomia ao cante alentejano e à especificidade das atividades que se realizam no Alentejo.

Durante o mês de novembro, numa parceria entre o Programa de Capacitação Juvenil da Divisão da Juventude, da Câmara Municipal de Cascais e a DNA, os alunos da turma D, do 11ºano do Curso de Ciências Socioeconómicas, tiveram oportunidade de participarem numa ação de Literacia Financeira.

No dia 5 de dezembro, Dia do Voluntário, na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, ocorreu a sessão solene “Ventos de Liberdade entre a Serra e o Mar”. 
O evento contou com a presença de todos os delegados do ambiente do 2.º e 3.º Ciclos, bem como de outros intervenientes da nossa comunidade educativa e de representantes das entidades locais.