Marcha no Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Num mundo cada vez mais violento que tantas vezes esquece o respeito pelos Direitos Humanos, a educação tem a função fulcral de promover valores essenciais como o respeito pelo outro, a paz, a igualdade e a tolerância.

Neste contexto, e no âmbito da candidatura do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana ao projeto das Escolas da Unesco que defende também valores universais, as professoras envolvidas no projeto propuseram a realização de uma Marcha, no Dia Escolar da Não Violência e da Paz que hoje, dia 30 de janeiro, se assinala.

Esta marcha tem por objetivo deixar a sala de aula e aplicar, na prática, a Cidadania, sensibilizando os alunos e a comunidade envolvente para o sentido de tolerância e respeito pelo outro.

Nunca é demais lembrar que é na escola que formamos os futuros cidadãos do Mundo. Por isso: MARCHEMOS PELA NÃO VIOLÊNCIA E PELA PAZ ENTRE OS POVOS.

Destaques do "Magazibn"

  • No âmbito da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento os alunos do 11ºE criaram um poema sobre o que é ser cidadão.

    Continuar...
  • Este ano não haverá as típicas festas populares, mas certamente muitas famílias não deixarão de comer uma sardinhada. Por que não desafiar os alunos a decorar uma sardinha?

     

    Continuar...
  • Tendo em consideração que o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de comemorou há poucos dias, alguns alunos escreveram textos reflexivos acerca desta obra grandiosa. Eis algumas opiniões. 

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a professora Olga Prata desafiou os seus alunos do 12º B, a realizarem um vídeo de incentivo e motivação, tendo em conta esta fase da vida menos agradável que todos estamos a passar, em virtude da Covid19.

    Continuar...
  • A família é o amor que plantamos num solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos.

    Continuar...
  • O Brincar  é fundamental para o desenvolvimento saudável de cada criança, e portanto, deve ser sempre reforçada a sua importância.

    Continuar...
  • Desde o dia 22 de maio que a Mega Ibn Radio está em direto para todo o mundo através da internet .Uma semente lançada no nosso agrupamento,  em "território das turmas 7D, 7M, 9A e 11D . O video que a seguir  partilhamos conta como foi.

    Continuar...
  • O Agrupamento de Escola Ibn Mucana está de parabéns pela participação no Prémio EMI – Escola Mais Inclusiva!

    Continuar...
  • Debate com dois políticos: Eurodeputada Margarida Marques e deputado Miguel Costa Matos
    No âmbito do Clube Europeu e do Projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, e ainda na sequência da comemoração do Dia da Europa., realizou-se via zoom, no dia 19 de maio, um debate acerca do futuro da Europa após o covid19.

    Continuar...
  • A MEGAIbn Rádio está a chegar!!!
    É a rádio escolar online feita por alunos do agrupamento, inspirada nos valores do florescimento humano e criada para servir o Bem-estar e a Cidadania. Resulta do projeto Semear Valores On-air, uma academia do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento. 

    Continuar...
  • A turma do 9ºE da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana traz para a escola, o prémio EMI - Escola Mais Inclusiva!
    Acreditamos que a participação no Peddypaper do Dia das Acessibilidades causou a diferença nos vossos alunos, assim como todo o trabalho desenvolvido pós atividade. Continuar...
  • Neste dia celebra-se  a formação da União Europeia e com esta a união, a paz, a solidariedade, a cooperação e o desenvolvimento económico alcançados.

     

  • A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

    Continuar...