O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, tem o melhor Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surfing do país que, com o apoio do Surfing Clube de Portugal, já iniciou milhares de alunos e ajudou a formar atletas que hoje conquistam títulos nacionais e internacionais.
Ao longo de décadas, os surfistas procuraram ondas diferentes, em locais diferentes, trocando experiencias de vida e conhecendo novas culturas e formas de estarFoi por isso que lançámos o Ondas de Magia, um projecto que levou jovens surfistas continentais a S. Miguel (Açores) e jovens das ilhas para que conheçam Cascais. Neste primeiro ano, dois grupos, cada um composto por oito alunos e dois professores/formadores/ treinadores estiveram envolvidos no intercâmbio.
As viagens tiveram programas muito variados e exigentes. Para além de os alunos apanharem muitas ondas, foram visitar locais de interesse histórico, turistico e de lazer. Todos os alunos tiveram a possibilidade de realizar formações em diversas áreas como a segurança no Surfing e em ondas grandes, construção de pranchas, treino complementar de Surfing (fora de água) e história do Surfing em Portugal e no mundo.
Foram também realizarados vários treinos conjuntos entre surfistas das duas regiões.
“O balanço é muito positivo. A felicidade dos nossos alunos e a riqueza das vivencias experimentadas superou as nossas expectativas. Foi muito interessante verificar que várias entidades públicas e privadas se associaram a este projecto contribuindo para o sucesso. Estamos já a preparar o Ondas de Magia 2020 e contamos assegurar o aumento do número de alunos envolvidos”
João Ferreira













v Coordenador Centro de Formação de Surf Ibn Mucana
“Foi com entusiasmo que a Associação dos Açores de Surf e Bodyboard, acolheu o desafio lançado pelo professor João Ferreira, de criar um programa de intercâmbio de atletas, sabendo da importância que iniciativas destas têm para o desenvolvimento, quer desportivo, quer humano dos jovens, é nosso desejo que isto seja o início de uma parceria que se prolongará por muito tempo. “
António Benjamim
Presidente da Direção AASB
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf diz que "é com muito interesse que a FPS se associa a mais esta iniciativa do Desporto Escolar em parceria com associações de surf, desta feita num sistema de intercâmbio para melhorar resultados desportivos, sem nunca esquecer a pedra basilar que é o sucesso Escolar".
Este projeto tem uma organização conjunta do CFD Surf Ibn Mucana, Associação Açores Surf e Bodyboard e Surfing Clube de Portugal. Conta com o apoio do Desporto Escolar, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Junta Freguesia Cascais/Estoril, Federação Portuguesa de Surf, Pousada Juventude Ponta Delgada, Fundação o Século Pizzaria Bar praia S. Pedro Estoril, Boteco da Linha, Casa da Praia, TukaTulá Bar, Continente, Espaço Azul, Agencia de Viagens Francisco Martins, Fly my Drone, Surfset Portugal, Açores Wayzor e Echorent.







Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
