O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, tem o melhor Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surfing do país que, com o apoio do Surfing Clube de Portugal, já iniciou milhares de alunos e ajudou a formar atletas que hoje conquistam títulos nacionais e internacionais.
Ao longo de décadas, os surfistas procuraram ondas diferentes, em locais diferentes, trocando experiencias de vida e conhecendo novas culturas e formas de estarFoi por isso que lançámos o Ondas de Magia, um projecto que levou jovens surfistas continentais a S. Miguel (Açores) e jovens das ilhas para que conheçam Cascais. Neste primeiro ano, dois grupos, cada um composto por oito alunos e dois professores/formadores/ treinadores estiveram envolvidos no intercâmbio.
As viagens tiveram programas muito variados e exigentes. Para além de os alunos apanharem muitas ondas, foram visitar locais de interesse histórico, turistico e de lazer. Todos os alunos tiveram a possibilidade de realizar formações em diversas áreas como a segurança no Surfing e em ondas grandes, construção de pranchas, treino complementar de Surfing (fora de água) e história do Surfing em Portugal e no mundo.
Foram também realizarados vários treinos conjuntos entre surfistas das duas regiões.
“O balanço é muito positivo. A felicidade dos nossos alunos e a riqueza das vivencias experimentadas superou as nossas expectativas. Foi muito interessante verificar que várias entidades públicas e privadas se associaram a este projecto contribuindo para o sucesso. Estamos já a preparar o Ondas de Magia 2020 e contamos assegurar o aumento do número de alunos envolvidos”
João Ferreira













v Coordenador Centro de Formação de Surf Ibn Mucana
“Foi com entusiasmo que a Associação dos Açores de Surf e Bodyboard, acolheu o desafio lançado pelo professor João Ferreira, de criar um programa de intercâmbio de atletas, sabendo da importância que iniciativas destas têm para o desenvolvimento, quer desportivo, quer humano dos jovens, é nosso desejo que isto seja o início de uma parceria que se prolongará por muito tempo. “
António Benjamim
Presidente da Direção AASB
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf diz que "é com muito interesse que a FPS se associa a mais esta iniciativa do Desporto Escolar em parceria com associações de surf, desta feita num sistema de intercâmbio para melhorar resultados desportivos, sem nunca esquecer a pedra basilar que é o sucesso Escolar".
Este projeto tem uma organização conjunta do CFD Surf Ibn Mucana, Associação Açores Surf e Bodyboard e Surfing Clube de Portugal. Conta com o apoio do Desporto Escolar, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Junta Freguesia Cascais/Estoril, Federação Portuguesa de Surf, Pousada Juventude Ponta Delgada, Fundação o Século Pizzaria Bar praia S. Pedro Estoril, Boteco da Linha, Casa da Praia, TukaTulá Bar, Continente, Espaço Azul, Agencia de Viagens Francisco Martins, Fly my Drone, Surfset Portugal, Açores Wayzor e Echorent.






O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.
No dia 18 de dezembro, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma 11.º1 e 12.º1, organizou o Torneio de Bola ao Capitão e Basquetebol – 2.º Ciclo, atividade integrada no Plano Anual de Atividades.
No dia 17 de dezembro, os alunos da turma A do 12.º ano da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana) visitaram o Museu da Presidência da República, em Belém, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na sequência do estudo de uma das Aprendizagens Essenciais- Democracia e Instituições Políticas, nomeadamente os Órgãos de Soberania Nacional.
No dia 10 de dezembro, uma das professoras responsáveis pela implementação das iniciativas Erasmus+ no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana esteve presente na III Gala Erasmus + no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa.
Em novembro o CINANIMA regressou à Biblioteca Escolar e trouxe-nos sessões de cinema de animação.
No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.
Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.