Destaques do "Magazibn"

  • A psicóloga Bárbara Ramos Dias, especialista em adolescência e parentalidade, esteve presente, na Casa das Artes, onde realizou um "atelier", subordinado aos temas "Pais positivos criam filhos de sucesso!" e "Eneakids - Personalidade e Comunicação". Continuar...
  • A turma 10ºG de Artes teve a iniciativa de criar um trenó para o projeto "Rede em Movimento".
    Esse trenó servirá para depositar alimentos e outros produtos de oferta para o cabaz de Natal que será entregue a várias famílias.

    Continuar...
  • Os alunos do 10º F e 11º E, no âmbito da disciplina de espanhol, elaboraram postais e mensagens de natal, que posteriormente foram expostos na biblioteca escolar. Fizeram também uma pesquisa sobre "Las Costumbres Navidades" nas várias Comunidades Autónomas Espanholas.

     

    Continuar...
  • Este foi um Natal muito celebrado na escola Básica e Secundária Ibn Mucana.
    Foram muitas as atividades em que os alunos do 2º e 3º ciclos estiveram envolvidos...

    Continuar...
  • Na EB Fernando José dos Santos acreditamos que a magia do Natal acontece sempre que alguém se dedica à proporcionar ao outro um momento feliz.

    Continuar...
  • Nós celebramos o Natal
    Dentro das quatro paredes
    Mas o que importa é a 
    Saúde e a família,
    Eu sei que me entendes...

    Continuar...
  • Porque os afetos também são muito importantes, alunos do Clube proporcionaram uma tarde diferente aos seus afilhados.
    Feliz Natal para todos.
    Alguns momentos...

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Físico-Química e para comemorar os 150 anos da Tabela Periódica, quatro turmas do 9.º ano foram assistir a uma peça de teatro sobre os elementos da Tabela Periódica designada "O bairro da Tabela Periódica" no auditório Rui de Carvalho em Carnaxide

    Continuar...
  • No passado dia 21 de novembro, celebrou-se o Dia Mundial da Filosofia. Na nossa escola esse dia foi comemorado com uma exposição de trabalhos solicitados pelas professoras Olga Prata e Alexandra Lopes aos seus alunos de 10º ano.

    Continuar...
  • No início do ano letivo, a turma do 12°D foi convidada a visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas, pelos deputados do Bloco de Esquerda, Marisa Matias e José Gusmão que, como eurodeputados, pertencem ao grupo político denominado “Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde”.

    Continuar...
  • O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, tem o melhor Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surfing do país que, com o apoio do Surfing Clube de Portugal, já iniciou milhares de alunos e ajudou a formar atletas que hoje conquistam títulos nacionais e internacionais.

    Continuar...
  • No dia 12 de dezembro, o Clube Europeu promoveu a divulgação das suas atividades na escola Ibn Mucana (polo secundário).

    Continuar...
  • Nos dias 9 e 10 de dezembro um planetário veio à escola. Todas as turmas do 7º ano, puderam viajar pelo espaço, observar constelações, eclipses, ir à Lua e ao maior telecópio do mundo, no topo da montanha chilena de Cerro Armazones, o Extremely Large Telescope (ELT).

    Continuar...
  • Jogar, correr, saltar, pular, dançar,…tantas atividades divertidas!
    Assim foi o Ginasticar, com os alunos da Escola/JI Fernando Teixeira Lopes, onde de uma forma lúdica, interagiram uns com os outros e criaram oportunidades para que cada um pudesse mostrar que também é capaz. 

    Continuar...

Ondas de Magia

O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, tem o melhor Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surfing do país que, com o apoio do Surfing Clube de Portugal, já iniciou milhares de alunos e ajudou a formar atletas que hoje conquistam títulos nacionais e internacionais.

Ao longo de décadas, os surfistas procuraram ondas diferentes, em locais diferentes, trocando experiencias de vida e conhecendo novas culturas e formas de estarFoi por isso que lançámos o Ondas de Magia, um projecto que levou  jovens surfistas continentais a  S. Miguel (Açores) e jovens das ilhas para que conheçam Cascais. Neste primeiro ano, dois grupos, cada um composto por oito alunos e dois professores/formadores/ treinadores estiveram envolvidos no intercâmbio.
As viagens tiveram programas muito variados e exigentes. Para além de os alunos apanharem muitas ondas, foram visitar locais de interesse histórico, turistico e de lazer. Todos os alunos tiveram a possibilidade de realizar formações em diversas áreas como a segurança no Surfing e em ondas grandes, construção de pranchas, treino complementar de Surfing (fora de água) e história do Surfing em Portugal e no mundo.  
Foram também realizarados vários treinos conjuntos entre surfistas das duas regiões.
“O balanço é muito positivo. A felicidade dos nossos alunos e a riqueza das vivencias experimentadas superou as nossas expectativas. Foi muito interessante verificar que várias entidades públicas e privadas se associaram a este projecto contribuindo para o sucesso. Estamos já a preparar o Ondas de Magia 2020 e contamos assegurar o aumento do número de alunos envolvidos”

João Ferreira

 

v Coordenador Centro de Formação de Surf Ibn Mucana  

 

“Foi com entusiasmo que a Associação dos Açores de Surf e Bodyboard, acolheu o desafio lançado pelo professor João Ferreira, de criar um programa de intercâmbio de atletas, sabendo da importância que iniciativas destas têm para o desenvolvimento, quer desportivo, quer humano dos jovens, é nosso desejo que isto seja o início de uma parceria que se prolongará por muito tempo. “

António Benjamim

Presidente da Direção AASB

João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf diz que "é com muito interesse que a FPS se associa a mais esta iniciativa do Desporto Escolar em parceria com associações de surf, desta feita num sistema de intercâmbio para melhorar resultados desportivos, sem nunca esquecer a pedra basilar que é o sucesso Escolar".

Este projeto tem uma organização conjunta do CFD Surf Ibn Mucana, Associação Açores Surf e Bodyboard e Surfing Clube de Portugal. Conta com o apoio do Desporto Escolar, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Junta Freguesia Cascais/Estoril, Federação Portuguesa de Surf, Pousada Juventude Ponta Delgada, Fundação o Século Pizzaria Bar praia S. Pedro Estoril, Boteco da Linha, Casa da Praia, TukaTulá Bar, Continente, Espaço Azul, Agencia de Viagens Francisco Martins, Fly my Drone, Surfset Portugal, Açores Wayzor e Echorent.