E foi assim...
No dia 27 de setembro na Ibn Mucana comemoramos o Dia Europeu do Desporto Escolar e a participação de professores e alunos do 5º ao 12º ano foi fantástica.
Sob a coordenação da professora Solange Rodrigues, a dinamização das atividades esteve a cargo dos alunos do Curso Profissional, que proporcionaram aos alunos a prática variada de atividades desportivas.
O professor Nuno Frazão desafiou ainda os seus alunos do 8ºano que, aprofundaram os conhecimentos sobre esgrima e dedicaram 1h30 do seu tempo a proporcionar aos seus colegas mais novos do 5º e 6º anos uma manhã diferente e com novas aprendizagens.







Temos o privilégio de partilhar o artigo publicado pela investigadora Dra. Catarina Guerreiro, após a sua visita à Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas pela Ciência (11 de fevereiro).
No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participaram numa significativa ação solidária, em parceria com a Associação São Francisco de Assis.
Entre os dias 9 e 13 de janeiro, no âmbito do Programa Erasmus+, acompanhei duas alunas do nosso agrupamento na sua mobilidade de longa duração, superior a um mês, no Lycée Jeanne d’Arc, em Nancy, França.
No dia 10 de fevereiro de 2026, Miguel Bartolomeu Galvão, 12ºA, e Sofia da Costa Jorge de Sande e Castro, 11ºD, venceram a fase de escola do Concurso Concelhio de Escrita Criativa, na EBS Helena Cidade Moura e passaram à finalíssima.
No dia 19 de fevereiro, a turma do 6.º G realizou uma visita de estudo à exposição “Paixão Universal – Arte Africana”, patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais.
Ibn Mucana brilha na prova de Esgrima do Desporto Escolar
Ao longo do mês de janeiro forram tantas as aprendizagens que fizemos na nossa escola. Aqui fica o registo de algumas delas (
A final concelhia do Concurso de Leitura teve lugar no dia 12 de fevereiro de 2026, reunindo os onze Agrupamentos do concelho de Cascais. Pela EBS Helena Cidade Moura participaram as alunas Matilde Maria Mendes Ferreira,10ºF, e Sara Beroge Tavaria Nunes, 10ºG.
No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 