No dia 5 de junho foi proporcionada às turmas de 12 ano de ciências uma visita de estudo ao Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes no âmbito da disciplina de Biologia.

No início da visita, os alunos foram ao biobanco onde estão armazenadas várias amostras biológicas de diferentes indivíduos normais e doentes que mais tarde vão ser utilizadas para pesquisa médica, nomeadamente de várias doenças como por exemplo doenças cardiovasculares e cancro.

De seguida, foram visitar vários laboratórios do instituto onde foram explicados os diferentes projetos e os respectivos processos que envolvem os estudos dos mesmos realizados pelos investigadores.

Alguns destes estudos são realizados em animais, como os ratos e os peixes zebra, com o fim de acompanhar e estudar o desenvolvimento e o tratamento de algumas doenças em estudo como as doenças cardiovasculares, principalmente o acidente vascular cerebral (AVC), e alguns tipos de cancro como a leucemia. Outros projetos são baseados na tentativa de compreender se é possível desfazer coágulos sanguíneos a partir da introdução de um fármaco (como por exemplo uma proteína) numa bolha de lipídios criada em laboratório. Estas pesquisas são por isso fundamentais para o desenvolvimento de tratamentos ou para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Após as visitas aos laboratórios os alunos tiveram a oportunidade de ir ver as salas onde se encontram os equipamentos que ajudam na realização destes estudos e puderam ver o microscópio de força atómica que permite ver por exemplo imagens, numa escala nanométrica, de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas, péptidos e bactérias e permite visualizar também gráficos que após a sua análise é possível determinar a elasticidade das células e observar o comportamento das mesmas perante o fármaco que é aplicado na bolha de lipídios como foi explicado anteriormente.

Assim, tudo isto que é estudado no instituto tem como objetivo principal apresentar novas abordagens ao tratamento de determinadas doenças de forma a contribuir para a evolução da investigação científica.

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...