Destaques do "Magazibn"

  • "Antes de lançar a pergunta para a sala cheia de miúdos de seis anos, a professora do 1.º ciclo confidencia-nos que ela própria não sabia tudo o que há para saber sobre aquele pontinho no Oceano Pacífico ...

    Continuar...
  • Na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, celebrou-se a SEMANA DA LEITURA, que decorreu entre o dia 20 e 24 de maio.

    Continuar...
  • No dia 28 de maio no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, decorreu na EB Raul Lino, uma oficina ambiental - Plastiologia Marinha,  que foi dinamizada pelo Oceanário de Lisboa.

    Continuar...
  • Na passada semana, no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, decorreu na EB Raul Lino,  uma oficina de Esgrima Lusitânia, onde participaram com muito entusiasmo 60 crianças.

    Continuar...
  • Os alunos do 4º ano da EB Raul Lino participaram, no dia 30 de maio, na 2ª Edição das Conferências do Estoril Júnior, que tiveram lugar na Nova SBE em Carcavelos. 

    Continuar...
  • No âmbito do plano de ação do programa Eco-Escolas, duas turmas da EB Raul Lino (1º C e 4º B)  foram limpar a praia das Moitas com a colaboração do projeto: Quando + 1 = - 1 e do Movimento Claro.

    Continuar...
  •  

    Hoje, 5 de junho, foi a cerimónia de entrega dos cheques do OP Jovem aos proponentes das propostas vencedoras.

    Continuar...
  • No dia 5 de junho foi proporcionada às turmas de 12 ano de ciências uma visita de estudo ao Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes no âmbito da disciplina de Biologia.

    Continuar...
  • Decorreu entre os dias 23 e 29 de maio a segunda fase do intercâmbio entre a Ibn Mucana e a escola polaca Podstawowa Nr 4 de Torun.

    Continuar...
  • Cinco alunos acompanhados pelas professoras Dalila Chumbinho, Isabel Costa e Teresa Lopes teve a oportunidade de se deslocar a Volos, na Grécia, entre os dias 13 e 19 de maio,  procedendo à segunda mobilidade do Projeto Erasmus+ "Steps Towars Future".

    Continuar...
  • No passado dia 27 de maio realizou-se uma noite de fados na escola Fernando José dos Santos.

    Continuar...
  • O nosso aluno do 5ºF, Martim Fernandes, apresentou a sua proposta para a Comunidade (que venceu na votoção do OP Jovem Ibn Mucana) e que integrará  o OP Cascais 2019! 

    Continuar...
  • Mais uma vez o AE Ibn Mucana chegou a esta fase do Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal, envolvendo 18 municípios.

    Continuar...
  • O aluno, Francisco Nunes, do 3.º B da EB Raul Lino ficou em 3º lugar no Prémio Pintura e Aguarela Rei D. Carlos/ 5ª Edição promovido pela União de Freguesias de Cascais e Estoril.

    Continuar...

Ibn Mucana no Instituto de Medicina Molecular

No dia 5 de junho foi proporcionada às turmas de 12 ano de ciências uma visita de estudo ao Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes no âmbito da disciplina de Biologia.

No início da visita, os alunos foram ao biobanco onde estão armazenadas várias amostras biológicas de diferentes indivíduos normais e doentes que mais tarde vão ser utilizadas para pesquisa médica, nomeadamente de várias doenças como por exemplo doenças cardiovasculares e cancro.

De seguida, foram visitar vários laboratórios do instituto onde foram explicados os diferentes projetos e os respectivos processos que envolvem os estudos dos mesmos realizados pelos investigadores.

Alguns destes estudos são realizados em animais, como os ratos e os peixes zebra, com o fim de acompanhar e estudar o desenvolvimento e o tratamento de algumas doenças em estudo como as doenças cardiovasculares, principalmente o acidente vascular cerebral (AVC), e alguns tipos de cancro como a leucemia. Outros projetos são baseados na tentativa de compreender se é possível desfazer coágulos sanguíneos a partir da introdução de um fármaco (como por exemplo uma proteína) numa bolha de lipídios criada em laboratório. Estas pesquisas são por isso fundamentais para o desenvolvimento de tratamentos ou para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Após as visitas aos laboratórios os alunos tiveram a oportunidade de ir ver as salas onde se encontram os equipamentos que ajudam na realização destes estudos e puderam ver o microscópio de força atómica que permite ver por exemplo imagens, numa escala nanométrica, de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas, péptidos e bactérias e permite visualizar também gráficos que após a sua análise é possível determinar a elasticidade das células e observar o comportamento das mesmas perante o fármaco que é aplicado na bolha de lipídios como foi explicado anteriormente.

Assim, tudo isto que é estudado no instituto tem como objetivo principal apresentar novas abordagens ao tratamento de determinadas doenças de forma a contribuir para a evolução da investigação científica.

Concurso interno para professor bibliotecário

Encontra-se aberto o concurso interno para recrutamento de 2 (dois ) Professores
Bibliotecários, para exercer funções nas bibliotecas do Agrupamento.
(Aviso de abertura do concurso)

(Declaração de interesse- minuta)