Ibn Mucana no Instituto de Medicina Molecular

No dia 5 de junho foi proporcionada às turmas de 12 ano de ciências uma visita de estudo ao Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes no âmbito da disciplina de Biologia.

No início da visita, os alunos foram ao biobanco onde estão armazenadas várias amostras biológicas de diferentes indivíduos normais e doentes que mais tarde vão ser utilizadas para pesquisa médica, nomeadamente de várias doenças como por exemplo doenças cardiovasculares e cancro.

De seguida, foram visitar vários laboratórios do instituto onde foram explicados os diferentes projetos e os respectivos processos que envolvem os estudos dos mesmos realizados pelos investigadores.

Alguns destes estudos são realizados em animais, como os ratos e os peixes zebra, com o fim de acompanhar e estudar o desenvolvimento e o tratamento de algumas doenças em estudo como as doenças cardiovasculares, principalmente o acidente vascular cerebral (AVC), e alguns tipos de cancro como a leucemia. Outros projetos são baseados na tentativa de compreender se é possível desfazer coágulos sanguíneos a partir da introdução de um fármaco (como por exemplo uma proteína) numa bolha de lipídios criada em laboratório. Estas pesquisas são por isso fundamentais para o desenvolvimento de tratamentos ou para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Após as visitas aos laboratórios os alunos tiveram a oportunidade de ir ver as salas onde se encontram os equipamentos que ajudam na realização destes estudos e puderam ver o microscópio de força atómica que permite ver por exemplo imagens, numa escala nanométrica, de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas, péptidos e bactérias e permite visualizar também gráficos que após a sua análise é possível determinar a elasticidade das células e observar o comportamento das mesmas perante o fármaco que é aplicado na bolha de lipídios como foi explicado anteriormente.

Assim, tudo isto que é estudado no instituto tem como objetivo principal apresentar novas abordagens ao tratamento de determinadas doenças de forma a contribuir para a evolução da investigação científica.

Destaques do "Magazibn"

  • A família é o amor que plantamos num solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos.

    Continuar...
  • O Brincar  é fundamental para o desenvolvimento saudável de cada criança, e portanto, deve ser sempre reforçada a sua importância.

    Continuar...
  • Desde o dia 22 de maio que a Mega Ibn Radio está em direto para todo o mundo através da internet .Uma semente lançada no nosso agrupamento,  em "território das turmas 7D, 7M, 9A e 11D . O video que a seguir  partilhamos conta como foi.

    Continuar...
  • O Agrupamento de Escola Ibn Mucana está de parabéns pela participação no Prémio EMI – Escola Mais Inclusiva!

    Continuar...
  • Debate com dois políticos: Eurodeputada Margarida Marques e deputado Miguel Costa Matos
    No âmbito do Clube Europeu e do Projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, e ainda na sequência da comemoração do Dia da Europa., realizou-se via zoom, no dia 19 de maio, um debate acerca do futuro da Europa após o covid19.

    Continuar...
  • A MEGAIbn Rádio está a chegar!!!
    É a rádio escolar online feita por alunos do agrupamento, inspirada nos valores do florescimento humano e criada para servir o Bem-estar e a Cidadania. Resulta do projeto Semear Valores On-air, uma academia do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento. 

    Continuar...
  • A turma do 9ºE da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana traz para a escola, o prémio EMI - Escola Mais Inclusiva!
    Acreditamos que a participação no Peddypaper do Dia das Acessibilidades causou a diferença nos vossos alunos, assim como todo o trabalho desenvolvido pós atividade. Continuar...
  • Neste dia celebra-se  a formação da União Europeia e com esta a união, a paz, a solidariedade, a cooperação e o desenvolvimento económico alcançados.

     

  • A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

    Continuar...

  • No âmbito do Dia da Europa,  o Clube Europeu da Ibn Mucana não quis deixar de assinalar a data.  Na impossibilidade de realizar presencialmente o jogo, basta clicar na imagem para poder jogar este Kahoot acerca da União Europeia. Divirtam-se! 

     

  • Num espaço que nos habituou a circular livremente, a mobilidade passou a fazer parte do nosso quotidiano. Se outrora, em Portugal se passava “ a salto”, meio escondido ou após muitas burocracias e vistos por essas fronteiras europeias em busca de um horizonte mais sorridente, tudo foi mudando e após 1974 com a democracia...

    Continuar...
  • São objetivos da Europa, entre outros, promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos, garantir a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas, favorecer o desenvolvimento sustentável assente num crescimento económico equilibrado, tornando forte a economia europeia, partilhando a mesma moeda.

    Continuar...
  • Comemoramos anualmente o Dia da Europa que se assinala a 9 de maio, sendo uma oportunidade para se festejar a paz e a unidade do Velho Continente. E porquê 9 de maio?

    Continuar...
  • Carnaval é tempo de alegria e foi o que não faltou na nossa escola na passada sexta-feira, dia 21 de fevereiro . Todos se vestiram a rigor para participar e o jogo das máscaras (tão criativamente elaboradas pelas famílias, que mais uma vez contribuíram muito para a nossa festa) foi o ponto alto do dia.

    Continuar...