Mais uma vez o AE Ibn Mucana chegou a esta fase do Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal, envolvendo 18 municípios.
Estiveram presentes os alunos Matilde Gasparinho, 4ºD, da EB Fernando José dos Santos, e Diogo Veiga, 8ºB, da EBS Ibn Mucana.
No dia 4 de maio, na Escola Secundária Luís Freitas Branco, em Paço de Arcos, os alunos, deixaram bem evidente o seu sentido de responsabilidade, empenhamento e gosto pela literatura, quer pela sua postura exemplar quer pelas leituras que previamente foram exaustivamente preparadas.
Parabéns à aluna Matilde Gasparinho que chegou ainda mais longe, pois ficou classificada entre os cinco melhores concorrentes dos 18 municípios participantes.
A aluna Carolina Garcia,12ºE, tendo ficado igualmente apta para a referida fase do Concurso Nacional de Leitura, viu-se impossibilitada de comparecer por sobreposição com outro concurso, as Olimpíadas da Filosofia.
Releve-se, ainda, o acompanhamento e postura pró-ativa quer dos encarregados de educação quer da professora bibliotecária e técnica de dinamização.




Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 


No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 
Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.