No dia 25 de novembro 2024, foram realizadas duas sessões na EBS Helena Cidade de Mouracom o palestrante e autor André Fernandes, provida pela Biblioteca escolar. A primeira sessão contou com a presença de 99 alunos, 10º1, 2 e D, 11º E, e a segunda, com 88 alunos, 10ºE, C e 11ºD.
O escritor começou por falar do seu primeiro livro, “Tia Guida”, em que aborda o tema do luto e
os efeitos que a batalha contra o cancro tiveram na tia Guida e nos que a rodeavam. Após o discurso inicial, decorreu uma discussão aberta entre os alunos e o palestrante, que incentivou
a partilha de histórias dos espectadores com André.
À medida que os sentimentos eram partilhados, o escritor aproveitou para os relacionar com os seus outros livros: “Só não lhe chames amor”, “Do luto ao amor” e “Por Amor”.
Madalena Santos e Ana Sofia Félix, 11ºD
Com esta palestra senti-me livre, senti-me segura, senti finalmente que não estava sozinha e
havia pessoas ao meu lado que passaram pelas mesmas coisas e estavam dispostas a ajudar
e a contar a sua história.
O André Fernandes abriu o coração de muitos adolescentes, e nesta idade é uma coisa muito
difícil de se fazer, porque a maior parte deles nem à família nem aos amigos conta aquilo que
sente.Esta palestra fez com que muitas pessoas começassem a perceber um pouco mais do porquê das suas famílias agirem de certa forma e a fazer com que tentemos encontrar possíveis
soluções. Esperemos que o André saiba que além de ser uma pessoa necessária, o que fez foi muito importante, e sem se aperceber pode ter ajudado verdadeiramente alguém que nunca partilhou as situações más da sua vida nem nunca pediu ajuda. O André fez com que, no final da palestra, sentíssemos vontade de partilhar os nossos problemas consigo e sem sabermos bem o porquê.
Natacha Ferreira e Constança Ribeiro, 11ºD










Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
