No dia 25 de novembro 2024, foram realizadas duas sessões na EBS Helena Cidade de Mouracom o palestrante e autor André Fernandes, provida pela Biblioteca escolar. A primeira sessão contou com a presença de 99 alunos, 10º1, 2 e D, 11º E, e a segunda, com 88 alunos, 10ºE, C e 11ºD.
O escritor começou por falar do seu primeiro livro, “Tia Guida”, em que aborda o tema do luto e
os efeitos que a batalha contra o cancro tiveram na tia Guida e nos que a rodeavam. Após o discurso inicial, decorreu uma discussão aberta entre os alunos e o palestrante, que incentivou
a partilha de histórias dos espectadores com André.
À medida que os sentimentos eram partilhados, o escritor aproveitou para os relacionar com os seus outros livros: “Só não lhe chames amor”, “Do luto ao amor” e “Por Amor”.
Madalena Santos e Ana Sofia Félix, 11ºD
Com esta palestra senti-me livre, senti-me segura, senti finalmente que não estava sozinha e
havia pessoas ao meu lado que passaram pelas mesmas coisas e estavam dispostas a ajudar
e a contar a sua história.
O André Fernandes abriu o coração de muitos adolescentes, e nesta idade é uma coisa muito
difícil de se fazer, porque a maior parte deles nem à família nem aos amigos conta aquilo que
sente.Esta palestra fez com que muitas pessoas começassem a perceber um pouco mais do porquê das suas famílias agirem de certa forma e a fazer com que tentemos encontrar possíveis
soluções. Esperemos que o André saiba que além de ser uma pessoa necessária, o que fez foi muito importante, e sem se aperceber pode ter ajudado verdadeiramente alguém que nunca partilhou as situações más da sua vida nem nunca pediu ajuda. O André fez com que, no final da palestra, sentíssemos vontade de partilhar os nossos problemas consigo e sem sabermos bem o porquê.
Natacha Ferreira e Constança Ribeiro, 11ºD




Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 


No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 
Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.