Prazos de Inscrição para as Provas de Avaliação Externa

  • Provas do ensino básico e para provas e exames do ensino secundário (Clicar AQUI) NOVO (23.02.2026)

 

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModANOVO (06.02.2026)

Provas Ensaio - Provas Finais NOVO (06.02.2026)

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 

           Concurso de Fotografia Científica                                          #ibnsemtelemóveis                
                           (clicar na imagem)                                                             Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

A biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana produziu um Escape Room Educativo, usando o espaço da biblioteca para a criação de cenários realistas. Os alunos, a partir da pergunta “Qual é o livro que tens de encontrar?” entraram na narrativa apresentada no livro e, trabalhando em equipas, procuraram pistas e foram resolvendo os desafios e enigmas que encontravam.

Cada desafio, cada enigma estava ligado à intriga do livro. Para avançar, os alunos tinham de partilhar informações, comunicar com eficácia, resolver desafios, enigmas, interpretar mensagens, imagens, raciocinar, resolver problemas, trabalhar em equipa e pensar de forma crítica.
Os alunos tinham um determinado tempo para escaparem das duas divisões com o título do livro correto.
Quando os alunos concluíram o escape room, ficaram a conhecer passagens importantes do livro, refletiram sobre as temáticas do mesmo e ficaram com vontade de o ler.
Este escape room educativo incorporou metodologias ativas e proporcionou aos alunos uma experiência imersiva de entretenimento ao vivo e desafiadora. Este escape room educativo demonstra a importância e o papel fulcral das biblioteca, o coração da escola, como um espaço de aprendizagem dinâmico e inovador.
No próximo ano letivo, queres participar neste escape room?
Professores, querem encomendar um escape room? Escolham as turmas e partiremos na aventura.

Destaques do Magazibn

  • No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participaram numa significativa ação solidária, em parceria com a Associação São Francisco de Assis.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino comemorou o Carnaval cheio de cor, ritmo e boa disposição.

    Continuar...
  • Entre os dias 9 e 13 de janeiro, no âmbito do Programa Erasmus+, acompanhei duas alunas do nosso agrupamento na sua mobilidade de longa duração, superior a um mês, no Lycée Jeanne d’Arc, em Nancy, França.

    Continuar...
  • No dia 10 de fevereiro de 2026,  Miguel Bartolomeu Galvão, 12ºA, e Sofia da Costa Jorge de Sande e Castro, 11ºD, venceram a fase de escola do Concurso Concelhio de Escrita Criativa, na EBS Helena Cidade Moura e passaram à finalíssima.

    Continuar...
  • No dia 19 de fevereiro, a turma do 6.º G realizou uma visita de estudo à exposição “Paixão Universal – Arte Africana”, patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais.
    A mostra apresenta uma notável coleção de máscaras africanas e esculturas, reunindo peças resultantes de mais de 30 anos de colecionismo de Guillermo O. Martínez Castro.

    Continuar...
  • Ibn Mucana brilha na prova de Esgrima do Desporto Escolar
    O núcleo de Esgrima da Ibn Mucana esteve no passado dia 11 de fevereiro em mais uma etapa do calendário oficial do Desporto Escolar, disputada na Escola Secundária da Amadora.

    Continuar...
  • Na Biblioteca Escolar, muitas foram as atividades feitas com o pré-escolar e 1º ciclo. Desde sessões de histórias e contos, oficinas de escrita criativa, concurso de leitura, concurso de escrita, atividades de leitura, jogos e requisições de livros. É divertido aprender com a Biblioteca!
    Na Biblioteca, janeiro foi assim... um mundo de histórias e atividades sem fim! 
    Clicar AQUI

  • Ao longo do mês de janeiro forram tantas as aprendizagens que fizemos na nossa escola. Aqui fica o registo de algumas delas (CLICAR AQUI)

  • A final concelhia do Concurso de Leitura teve lugar no dia 12 de fevereiro de 2026, reunindo os onze Agrupamentos do concelho de Cascais. Pela EBS Helena Cidade Moura participaram as alunas Matilde Maria Mendes Ferreira,10ºF, e Sara Beroge Tavaria Nunes, 10ºG. 

    Continuar...
  • No dia 19 de janeiro,  os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária  Helena Cidade Moura.

    Continuar...
  • No passado dia 21 de janeiro, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do 10º1, organizou o “Torneio do Jogo do Mata – 4º ano”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades. Participaram 6 turmas (cerca de 141 alunos), das escolas do 1º ciclo do Agrupamento. A participação dos alunos foi bastante positiva e empenhada.

    Continuar...
  • Estudantes do Mestrado em Educação Pré Escolar, da Escola Superior de Educação de Lisboa, dinamizaram algumas atividades de Artes Plásticas no JI Raúl Lino no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.

    Continuar...
  • O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar AQUI