No dia 6 de maio, os alunos da disciplina de Ciência Política apresentaram, na Casa das Artes, o resultado de cinco entrevistas realizadas a pessoas que viveram o 25 de Abril, na presença de vários convidados. Estes trabalhos foram realizados no âmbito do Programa de Iniciação à Investigação Histórica, no intuito de preservar memórias de pessoas que experienciaram uma época marcante na história do nosso país: o 25 de Abril.
Teve como objetivo a investigação da história familiar e local, com recurso à entrevista e à história oral, bem como aos arquivos locais, escolares, pessoais e familiares. Constituiu uma oportunidade única para honrar a memória dos que presenciaram o dia que mudou a vida dos portugueses. Foi uma parceria com o Laboratório de História, Territórios e Comunidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e o Arquivo Municipal de Cascais. Para a consecução das entrevistas, foi fundamental a ajuda do mentor João Gomes, do projeto Teach For Portugal e dos alunos da disciplina de Multimédia que ajudaram nas gravações e no trabalho de bastidores. Sob a orientação da professora da disciplina, os alunos produziram vários recursos audiovisuais que exploraram os diferentes aspetos do período pré e pós-revolucionário em Portugal. Desde análises políticas e sociais, até relatos pessoais, daqueles que vivenciaram estes acontecimentos históricos, a apresentação ofereceu uma visão abrangente e perspicaz do legado do 25 de Abril. Durante a apresentação, foi enfatizada a valorização contínua da democracia, dos direitos humanos e da participação cívica na vida política, princípios fundamentais que emergiram com a Revolução dos Cravos e que continuam a moldar a sociedade portuguesa. Nas palavras dos alunos “Poder participar neste projeto, foi uma mais-valia: vi e ouvi factos sobre a Revolução que nunca cheguei sequer a imaginar!”, “Aprendi muita coisa que nunca aprenderia se não fosse pelo projeto!”
Assista AQUI ao video.
Turma de Ciência Política 12.ºC/D







Na semana de 4 a 8 de maio de 2026, um grupo de 6 alunos da Escola IES Itaba de Teba acompanhados por duas professoras, participaram num programa organizado pelas professoras Isadora Pestana, Filipa Spinola e Isabel Correia.
Os alunos dos quintos anos da Ibn Mucana, dias 4 e 5 de maio do corrente ano, visitaram o Museu Lisboa Story Centre, no Terreiro do Paço, em Lisboa, onde tiveram oportunidade de conhecer, de forma lúdica e interativa, a história da nossa capital, em pouco mais de uma hora.
O espírito de partilha e a paixão pelo mar marcaram o encontro entre a escola espanhola IES Itaba de Teba e a turma do 12.º G do Curso de Artes Visuais EBSHCM.
No passado dia 29 de abril, a Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo coloriu-se de azul por uma causa nobre. No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a nossa comunidade educativa aderiu formalmente à Campanha do Laço Azul.
No passado dia 28 de abril, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de uma atividade especial promovida pelo Clube do Voluntariado, em parceria com a CAF e a ABESA.
35 alunos, do 4º ao 12º ano, representaram o Agrupamento Ibn Mucana na 3ª Etapa do calendário oficial de Esgrima do Desporto Escolar, disputada no dia 22 de abril no Colégio Senhora da Boa Nova.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se, no passado dia 22 de abril, a 10.ª Edição da Festa do Futebol Feminino, organizada pela Associação de Futebol de Lisboa, em parceria com a FPF e o Desporto Escolar, no Campo António Coimbra da Mota, no Estoril.
No dia 22 de Abril durante toda a manhã ocorreu o Torneio Cascais Vólei, organizado pela nossa Escola.
Um grupo de seis alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais,entre 13 e 18 de abril, viajou até Teba, na Andaluzia, para uma semana de imersão cultural e partilha artística na Escola IES Itaba.
Dois grupos de alunos do terceiro ciclo (7º D, E, F e 9º B e C) encontram-se entre 12 e 17 de abril em Badajoz, numa mobilidade Erasmus+ acompanhados pelas professoras Paula Alves, Liliana Ferreira, Patrícia Pincha e Paula Pinheiro. Após uma primeira fase com o acolhimento do grupo espanhol na Ibn Mucana, foi a vez dos nossos alunos terem oportunidade de conhecer uma escola e um outro país da UniãoEuropeia.