No dia 6 de maio, os alunos da disciplina de Ciência Política apresentaram, na Casa das Artes, o resultado de cinco entrevistas realizadas a pessoas que viveram o 25 de Abril, na presença de vários convidados. Estes trabalhos foram realizados no âmbito do Programa de Iniciação à Investigação Histórica, no intuito de preservar memórias de pessoas que experienciaram uma época marcante na história do nosso país: o 25 de Abril.
Teve como objetivo a investigação da história familiar e local, com recurso à entrevista e à história oral, bem como aos arquivos locais, escolares, pessoais e familiares. Constituiu uma oportunidade única para honrar a memória dos que presenciaram o dia que mudou a vida dos portugueses. Foi uma parceria com o Laboratório de História, Territórios e Comunidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e o Arquivo Municipal de Cascais. Para a consecução das entrevistas, foi fundamental a ajuda do mentor João Gomes, do projeto Teach For Portugal e dos alunos da disciplina de Multimédia que ajudaram nas gravações e no trabalho de bastidores. Sob a orientação da professora da disciplina, os alunos produziram vários recursos audiovisuais que exploraram os diferentes aspetos do período pré e pós-revolucionário em Portugal. Desde análises políticas e sociais, até relatos pessoais, daqueles que vivenciaram estes acontecimentos históricos, a apresentação ofereceu uma visão abrangente e perspicaz do legado do 25 de Abril. Durante a apresentação, foi enfatizada a valorização contínua da democracia, dos direitos humanos e da participação cívica na vida política, princípios fundamentais que emergiram com a Revolução dos Cravos e que continuam a moldar a sociedade portuguesa. Nas palavras dos alunos “Poder participar neste projeto, foi uma mais-valia: vi e ouvi factos sobre a Revolução que nunca cheguei sequer a imaginar!”, “Aprendi muita coisa que nunca aprenderia se não fosse pelo projeto!”
Assista AQUI ao video.
Turma de Ciência Política 12.ºC/D


Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 



Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.
No dia 18 de dezembro, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma 11.º1 e 12.º1, organizou o Torneio de Bola ao Capitão e Basquetebol – 2.º Ciclo, atividade integrada no Plano Anual de Atividades.
No dia 17 de dezembro, os alunos da turma A do 12.º ano da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana) visitaram o Museu da Presidência da República, em Belém, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na sequência do estudo de uma das Aprendizagens Essenciais- Democracia e Instituições Políticas, nomeadamente os Órgãos de Soberania Nacional.
No dia 10 de dezembro, uma das professoras responsáveis pela implementação das iniciativas Erasmus+ no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana esteve presente na III Gala Erasmus + no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa.
Em novembro o CINANIMA regressou à Biblioteca Escolar e trouxe-nos sessões de cinema de animação.