No passado dia 20 de março, assistimos, na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, a uma sessão sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril: Os sindicatos na construção dos pilares da democracia”, cujo orador foi o Professor Manuel Carvalho da Silva, coordenador e secretário-geral da CGTP-Intersindical Nacional, entre 1986 e 2012.
O convite partiu da nossa professora de História A e Ciência Política, Teresa Gomes.
Gostamos muito da sessão e foi muito interessante ter alguém que viveu e sentiu o Estado Novo à nossa frente. A forma como falava, usando algumas gírias mais “jovens”, também ajudou.
Além disso, o modo como Carvalho da Silva deu ênfase, durante o início da sessão, à frase “É preciso sabermos de onde vimos!”, foi inspirador. Isso nos ajudará a saber olhar para o futuro como não sendo algo desconhecido.
O tema foi, extremamente, importante e enriquecedor e sentimos que foi de louvar ter alguém que passou pelo importante dia 25 de abril de 1974, e que viu acontecer, em primeira mão, todas as mudanças no mundo do trabalho nestes últimos 50 anos, que não foram poucas.
É importante destacar que, através desta palestra, conseguimos entender melhor a importância dos sindicatos e como estes nos ajudam a “relembrar” os nossos direitos trabalhistas e a tornar o mundo do trabalho, um local mais justo e seguro para todos os trabalhadores.
Reforçou a importância da nossa participação cívica, e o quanto isso ajuda para podermos mudar o futuro do nosso país e o nosso modo de vida, fortalecendo assim um dos nossos maiores bens: a democracia!
Alunos 12.ºC
(História A)




Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 


No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 
Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.