Provas de Avaliação Externa

  • Prazos de inscrição para Provas do Ensino Básico e para Provas e Exames do Ensino Secundário (Clicar AQUI)
     
  • PIEPE - Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames  (Clicar AQUI) 

Email para mais informações sobre exames - exames@ibn-mucana.pt

Os alunos do 8ºJ com as professoras de Ciências Naturais, Físico-Química e Matemática, Sílvia Barão, Rosário Valente e Paula Alves, no passado dia 14 de novembro fizeram o percurso interpretativo entre a praia das Avencas e a praia de S. Pedro do Estoril, para conhecimento da diversidade biológica e geológica desta área protegida, divulgação da sua importância assim como das regras e cuidados para proteger este ecossistema.

Foi uma aula incrível ao ar livre e que proporcionou o contacto direto com a biodiversidade das Avencas. Os alunos tiveram a oportunidade de ver e tocar em estrelas-do-mar, peixes, ouriços e até um polvo apareceu par dizer “olá”. Para além disso fizeram a recolha de amostras de água do mar e de areia, para estudo químico em laboratório e medição da temperatura da água em diferentes zonas.
Para além desta aventura, ficará na memória de todos os 6 km de caminhada, não só ao longo da praia, mas também entre as paragens de autocarro da MobiCascais! É que de Alcabideche para as Avencas não é de todo fácil andar de transportes públicos! Quem sabe, se estes alunos não farão uma proposta de remodelação da rede dos autocarros que passam em Alcabideche!?

Destaques do Magazibn

  • No passado dia 29 de abril, a Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo coloriu-se de azul por uma causa nobre. No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a nossa comunidade educativa aderiu formalmente à Campanha do Laço Azul.

    Continuar...
  •  

    No passado dia 28 de abril, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de uma atividade especial promovida pelo Clube do Voluntariado, em parceria com a CAF e a ABESA.

    Continuar...
  • No passado dia 24 de abril, participaram 16 alunos no torneio concelhio Cascaisvolley 2x2, na Quinta da Carreira, em São João do Estoril.

    Continuar...
  • 35 alunos, do 4º ao 12º ano, representaram o Agrupamento Ibn Mucana na 3ª Etapa do calendário oficial de Esgrima do Desporto Escolar, disputada no dia 22 de abril no Colégio Senhora da Boa Nova.

    Continuar...
  • No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se, no passado dia 22 de abril, a 10.ª Edição da Festa do Futebol Feminino, organizada pela Associação de Futebol de Lisboa, em parceria com a FPF e o Desporto Escolar, no Campo António Coimbra da Mota, no Estoril.

    Continuar...
  • No dia 22 de Abril durante toda a manhã ocorreu o Torneio Cascais Vólei, organizado pela nossa Escola.

    Continuar...
  • Um grupo de seis alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais,entre 13 e 18 de abril, viajou até Teba, na Andaluzia, para uma semana de imersão cultural e partilha artística na Escola IES Itaba.

    Continuar...
  • Dois grupos de alunos do terceiro ciclo (7º D, E, F e 9º B e C) encontram-se entre 12 e 17 de abril em Badajoz, numa mobilidade Erasmus+ acompanhados pelas professoras Paula Alves, Liliana Ferreira, Patrícia Pincha e Paula Pinheiro. Após uma primeira fase com o acolhimento do grupo espanhol na Ibn Mucana, foi a vez dos nossos alunos terem oportunidade de conhecer uma escola e um outro país da UniãoEuropeia.

    Continuar...
  • Já se conhecem os vencedores do Concurso de Fotografia Científica 2025/2026.
    Clique AQUI
    Parabéns a todos os que participaram!

  • Aqui ficam as atividades realizadas nos meses de fevereiro e março na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo.

  • Exposição Ciclo Celular na EBS Helena Cidade Moura
    A exposição “Ciclo Celular” fez parte das atividades da Semana do Patrono, decorridas de 24 a 27 de março de 2026, e foi realizada pelos alunos das turmas 11ºB e 11ºC, na disciplina de Biologia e Geologia, orientada pela professora Mariana Arouca.

    Continuar...
  • A Festa do Patrono (24, 25, 26 e 27 de março) foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com um conjunto extraordinariamente diversificado de atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas, todas elas envolventes, criativas, significativas e divertidas.

    Continuar...
  • A comunidade educativa comemorou o patrono Ibn Mucana através de diversas iniciativas, nas quais se integrou o projeto Erasmus+ que deu a conhecer as experiências de mobilidade, inspirando alunos e professores a cruzar fronteiras.

    Continuar...
  • No dia 25 de março, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de Hóquei em patins na escola Escola Básica 2,3 de Alfornelos.

    Continuar...