No dia 24 de maio de 2022 as turmas E, 2 e
3 do 10º ano e ainda, 6 alunos italianos que se encontram em intercâmbio ao abrigo do programa Erasmus+, no âmbito do estudo dos Recursos Hídricos, no subtema a escorrência nas regiões cársicas, na Disciplina de Geografia, visitaram as Grutas de Santo António e o Centro de Ciência Viva do Alviela.
As turmas foram acompanhados pelas professoras, Alexandra Freire, Filomena Clemente e Veronica Cutuli (professora italiana).
Sendo o trabalho de campo fundamental para a aquisição de competências fundamentais que os alunos deverão adquirir à saída da escolaridade obrigatória em Geografia, notou-se o interesse e a alegria dos alunos para uma paisagem tão diferente, paisagem cársica. A visita foi muito enriquecedora para todos os intervenientes e constituiu um momento de aprendizagem muito diferente do realizado em sala de aula.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar uma gruta calcária e observar a ação de dissolução do calcário provocada pela água e a formação da grutas, de estalactites, estalagmites e colunas.
No Centro de Ciência Viva visitaram as três salas temáticas: Carsoscópio, Geódromo e Quiroptário. A visita teve ainda um percurso pedestre para observação da perda da Ribeira dos Amiais (quando a escorrência superficial entra na formação rochosa calcária) a ressurgência da mesma ribeira, quando esta reaparece depois de parte do seu percurso ter sido subterrâneo e por último, observaram a exsurgência do Rio Alviela (nascente nos olhos de água do Alviela).
Os 46 alunos foram divididos em 2 grupos, uns visitaram primeiros o centro de Ciência Viva enquanto o segundo grupo fazia o percurso pedestre e posteriormente trocaram. Este facto explica só aparecerem fotos do grupo que acompanhou a professora Filomena Clemente.

















Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
