Destaques do "Magazibn"

  • A 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os direitos da Criança. Esta Convenção trata-se de um documento que enumera um amplo conjunto de direitos fundamentais, direitos civis , políticos, económicos, sociais e culturais. 

    Continuar...
  • A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos comemora-se de 20 a 28 de novembro e Cascais irá juntar-se a outros países na dinamização de diversas iniciativas que pretendem promover a redução e a prevenção dos resíduos, visando a preservação do Ambiente.

    Continuar...
  • A nova Associação de Estudantes, eleita no dia 22 de novembro, toma posse dia 3 de dezembro.  A eleição determinou a vitória da lista P, cuja presidente é a aluna Nicole Garrucho da turma G, do 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 15 de novembro de 2021 a minha turma, 9ºC, e ainda o 9ºA e o 9ºD, fomos a uma visita de estudo especial. Fomos assistir à peça de teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, que nos irá ajudar no estudo da obra.

    Continuar...
  • No dia 25 de novembro a turma do 8.º B, juntamente com as professoras Lúcia Machado e Paula Abreu, deslocou-se à Serra de Sintra para a comemoração da Semana da Floresta Autóctone.

    Continuar...
  • O AEleva-te está integrado no Programa de Capacitação Juvenil e é desenvolvido pela Divisão de Juventude da C.M.C. É um projeto que promove a cidadania ativa e responsável, enquanto auxilia os jovens a adquirir novas competências.

    Continuar...
  • No âmbito do PCE e do projeto Sou Cidadão, no dia 22 de novembro,os alunos do 7º ano, turmas A  e B, assistiram a uma palestra sobre They're just animals - Comportamentos e atitudes face aos animais de companhia antes e durante a pandemia de COVID-19.

    Continuar...
  • No dia 23 de novembro celebra-se   o Dia da Floresta Autóctone, uma data que recorda a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural português.

    Continuar...
  • No dia 16 de Novembro de 2021, comemorou-se o Dia Nacional do Mar, nas turmas do 8.° A, B e C da equipa educativa n.°1 do 8.º ano, através do acompanhamento do direto do Jardim Zoológico em colaboração com a Escola Azul.

    Continuar...
  • Realizou-se no passado fim de semana um encontro no âmbito do Projeto DeliberaEscola.  Este encontro teve lugar no Caparica Sun Centre, de 6ªfeira a domingo (dias 19 a 21 de novembro). 

    Continuar...
  • Na passada quarta-feira, dia 24 de novembro, na Casa das Artes, celebrámos a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, numa Cerimónia que primou pelo seu caráter pedagógico, lúdico e interativo, motivando mudanças de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis. Continuar...
  • Em 2021, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorre de 20 a 28 de novembro e tem como temática "Comunidades Circulares".

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto Cultural de Escola, no dia 24 de novembro, os professores do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, estiveram à conversa com os autores do livro "Manifesto para uma escola (quase) perfeita - um guia para o sucesso dos nossos filhos!

    Continuar...
  • Na passada segunda-feira, dia 22 de novembro, alunos das turmas do 11ºA e 12ºB participaram numa atividade ecológica no âmbito do projeto «Faz Eco... com a Ibn», na sala P6 da Escola Secundária Ibn Mucana (“Polo”). 

    Continuar...

O Mar começa aqui

"Na última semana de aulas, concluímos um projeto que estávamos ansiosos para fazer. Tinha como nome "O Mar começa aqui" e pretendia sensibilizar a comunidade escolar para o facto de que o lixo que entra nas sarjetas não acaba o seu percurso aí, mas ainda viaja até aos oceanos.

Na verdade,  ter cuidado com o lixo que deixamos cair perto do mar não é tudo o que devemos fazer, se bem que é deveras importante, porque existem diversos caminhos que este pode tomar até às águas chegar.

Assim, com desenhos atrativos, como o de garrafas, alforrecas e tartarugas, decorámos as sarjetas, para que sempre que as pessoas olhem para elas,  sejam relembradas de que deitar o lixo para o chão tem inúmeras consequência prejudiciais ao Planeta.

Temos de nos preocupar com as nossas ações!
Diretamente, e muitas vezes até indiretamente, prejudicamos bastante a natureza.
 Não podemos ser ignorantes e vamos cuidar do nosso mundo!”

Aluna Rute Nogueira, 9.ºG

Aqui ficam algumas imagens...

Desporto Escolar e Atividades de EF

          Desporto Escolar            
    
(para mais informações - clicar AQUI)

Atividades de Educação Física
   
    (para ver a imagem - clicar AQUI)