No dia 24 de fevereiro, às 10h30, tivemos o privilégio de ter connosco o escritor António Mota, autor de Pedro Alecrim, obra que está a ser estudada pelos nossos alunos do sexto ano e por uma turma do quinto, na disciplina de Português.
O escritor foi calorosamente recebido pela turma E, do quinto ano, que disse o poema deste autor “Se tu visses o que eu vi”, sob o olhar atento da professora Carmen Lourenço que orquestrou esta surpresa.
O encontro com António Mota, que já recebeu vários prémios, foi uma lufada de ar fresco, pelo entusiasmo, pela descontração, pela capacidade extraordinária de comunicação do escritor, que cativou alunos e professores. Principalmente nesta altura de pandemia, em que os alunos estão confinados, foi uma oportunidade única de conhecermos o escritor, que partilhou uma carta escrita ao seu neto Santiago, sobre este afastamento forçado, publicada no livro “Mensagens do Avô” e falou acerca de outras obras suas, entre estas o nosso Pedro Alecrim.
A exibição do encontro, para todas as turmas do sexto ano e uma do quinto, foi possível graças à prestimosa colaboração da professora Rosário Valente, membro do PTE, que teve a seu cargo a transmissão através do zoom, e de Pedro Figueiredo, um membro da comunidade local, que prontamente se ofereceu para criar o “stream” em direto no youtube.
Agradeço aos professores que estiveram disponíveis para realizar várias reuniões para preparamos este encontro memorável!
Após o encontro, António Mota enviou uma mensagem: “Foi um bom encontro, alunos preparados. Adorei. Muito Obrigado e um abraço para todos.”.
Bem-haja, António Mota.











Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano participaram no programa Scholas Cidadania, uma iniciativa do Papa Francisco e que em Portugal, tem sede em Cascais.
No âmbito do Desporto Escolar, os alunos da turma do 9.ºC, no dia 24 de outubro, participaram numa aula de surf na praia de São Pedro do Estoril, acompanhados pelos professores Cláudia Leal e Luís Duarte.
Nas aulas de Educação Tecnológica das turmas 5.º A, B e C, foi construído um "Pião Sustentável, para Desconectar", com o objetivo de proporcionar aos alunos um brinquedo para utilizar nos intervalos, incentivando a socialização através de jogos lúdicos e momentos de brincadeira.



O filme "De Portugal para Osaka, uma travessia de mensagens" estreou dia 9 de outubro de 2025, no Pavilhão de Portugal da feira internacional em Osaka, Japão e conta com a participação de alunos do nosso agrupamento!
Pelos Que Nos Acompanham Sem Palavras
A Escola Básica Raul Lino comemorou o Dia Europeu do Desporto na Escola - MOVIMENTO SOBRE RODAS, no dia 26/ 09/ 2025. Esta iniciativa teve como objetivo promover o desporto e a atividade física através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a comunidade escolar.
No dia 2 de Outubro, a nossa Escola participou no “Iron Kids”, prova pertencente ao Plano de Atividades que a Câmara Municipal de Cascais destina às Escolas.