EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2021

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE ou outros assuntos relacionados com os exames nacionais e PEF, devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição enviando um e-mail para:
exames2021@ibn-mucana.pt 

Para consulta:
Manual de Instruções PIEPE 
FAQ’S PIEPE Inscrições 
LIVE: c/ o Presidente do JNE para tirar dúvidas sobre a Inscrição - Canal do Youtube Inspiring Future 
Regulamento de Exames 2021
Norma 01 2021 (atualizada a 12.04.21 - alterada a pág.22) 
Guia Geral de Exames 2021 
Ofício sobre Máquinas de Calcular   e (anexo)

Devemos comemorar o Dia da Mulher?

No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher. 

Nesta sessão, que contou com a presença de cem participantes entre professores e alunos das turmas 10º B, 10º C, 11º B, 12º D e E, realizou-se uma reflexão conjunta a partir das palavras das convidadas palestrantes: Margarida Queirós, investigadora e professora no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e Luísa Inácio, engenheira civil e a primeira mulher responsável por um departamento de Património e Obras na CP. Ambas relataram as suas experiências de vida, incutindo nos jovens presentes a necessidade de continuar a lutar pela aplicação, na prática, dos Direitos Humanos, focando-se, em particular a exequibilidade e o respeito pelos direitos da mulher. Assim, e enquanto for visível a injustiça e a discriminação a que a mulher está sujeita, continua a ser premente a comemoração do Dia da Mulher. Segundo o  Tomás Charters( 12º E)  “  atividades como a de ontem, dia 08/03/2021, são fundamentais para o enriquecimento da cultura tanto dos alunos como dos docentes.  Todos temos opiniões diferentes, e podemos até não concordar com algo que tenha sido dito durante a palestra, todavia, tal facto não invalida que possamos aprender com as diferentes visões que possam existir. Penso que teria sido mais benéfico para todos se tivesse havido uma maior preparação, pois, alguns colegas da minha turma e eu, notámos uma certa desordem. Estive atento aos discursos das duas convidadas, a quem gostaria de agradecer a presença, e notei que emitimos opiniões distintas nalguns valores. Contudo, no final da palestra, foi dada uma abertura para comentarmos o que tínhamos ouvido e eu gosto sempre de um bom período de debate em que possa expressar as minhas ideias. Desta forma, posso desconstruir algumas opiniões  que tinha formado, ou então, o contrário. Obrigado aos professores envolvidos na atividade por proporcionarem aos alunos momentos como este. Também
a aluna do 11º B, Beatriz Miguéis referiu “Gosto muito de participar nestas atividades que envolvem causas (principalmente o feminismo que me toca) porque se queremos um mundo melhor e mais justo, temos todos que nos unir. Agradeço às professoras terem-nos proporcionado esta atividade.” E estes testemunhos são, com certeza, o exemplo de outras opiniões de muitos dos jovens que assistiram à palestra. 

Destaques do "Magazibn"

  • Ser um estudante na União Europeia é bastante vantajoso. A “quase-federação” conta com 27 países membros, que são de livre acesso a qualquer cidadão da UE.

    Continuar...
  • Depois da inauguração da nova estufa Ibn no dia da Terra , assinalada com os Parabéns ao Planeta, esta semana, a turma Alfa 3, da Professora de Ensino Especial , Isabel Correia , preparou a terra e colocou o sistema de rega.

    Continuar...
  • No #diadaterra o Clube cantou os parabéns ao Planeta , assistiu a uma sessão de sensibilização sobre a importância dos Insetos dinamizada pela Insetopeia e inaugurou simbolicamente a nova estufa. Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino, foi apresentado , via videoconferência, o projeto pedagógico: “Poupar é Ganhar”  (contador de histórias e um músico).

    Continuar...
  • EBS de Alcabideche representada na fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
    João Andrade Veiga, do 10ºA , participou na fase Intermunicipal - Secundário do Concurso Nacional de Leitura  na penútima fase deste prestigiado concurso que envolveu catorze municípios, no dia 13 de abril.

    Continuar...
  • A propósito da comemoração dos 47 anos do 25 de abril, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas do 10º B, 10º C, 11º B e 12º D/E (Sociologia), realizaram uma exposição alusiva à Revolução dos Cravos, no átrio da Escola Pólo.

    Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino, no dia 26 de março de 2021, a Associação de Pais promoveu o evento intitulado: "A Feira das Profissões" (videoconferência). Foi um dia muito preenchido e divertido com a Caça aos Ovos e a entrega do jogo científico "Laboratório Antivírus".

    Continuar...
  • Os entusiastas das hortas biológicas não abandonam a sua horta. 
    "Mesmo em tempo de confinamento é preciso cuidar da nossa horta" (alunos do 12ºB)

    Continuar...
  • No dia 4 de março, decorreram as provas do Concurso Nacional de Leitura, fase municipal. Todos os participantes do agrupamento representaram muito bem as nossas escolas e, o mais importante, aprenderam muito, investiram na leitura, na cultura e divertiram-se. Dois destes alunos foram apurados para a fase intermunicipal: João Matos, do 6ºE, e Diogo Veiga, do 10ºA. Parabéns!

  • No dia 24 de fevereiro, às 10h30, tivemos o privilégio de ter connosco o escritor António Mota, autor de Pedro Alecrim, obra que está a ser estudada pelos nossos alunos do sexto ano e por uma turma do quinto, na disciplina de Português. 

    Continuar...
  • No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher. 

    Continuar...
  • Texto em homenagem a todas as mulheres que tenham sido injustiçadas. 
     Mulher Portuguesa
    É realmente visível uma evolução acentuada na nossa sociedade no que toca ao papel desempenhado pela mulher.

    Continuar...
  • A técnica Especializada para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário,  Madalena Silva, lançou o desafio aos alunos do agrupamento para participarem, numa iniciativa da "Living Peace" , organização parceira da "Academia de Lideres Ubuntu", para comemorar o Dia Escolar da Paz e Não Violência (30 de janeiro).  Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos da turma F do 11º ano, realizaram trabalhos relativos à comemoração do “Día de la NO Violencia Escolar y de la Paz - 30 de enero”, onde criaram uma mensagem a partir de uma imagem alusiva aos diferentes tipos de violência.

    Continuar...