VOTE no projeto do 8ºABL, do concurso nacional "25 de abril, um Projeto de Liberdade" 
Para deixar o seu voto, basta clicar AQUI: e votar até ao dia 28 de abril!
 
 

 

No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher. 

Nesta sessão, que contou com a presença de cem participantes entre professores e alunos das turmas 10º B, 10º C, 11º B, 12º D e E, realizou-se uma reflexão conjunta a partir das palavras das convidadas palestrantes: Margarida Queirós, investigadora e professora no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e Luísa Inácio, engenheira civil e a primeira mulher responsável por um departamento de Património e Obras na CP. Ambas relataram as suas experiências de vida, incutindo nos jovens presentes a necessidade de continuar a lutar pela aplicação, na prática, dos Direitos Humanos, focando-se, em particular a exequibilidade e o respeito pelos direitos da mulher. Assim, e enquanto for visível a injustiça e a discriminação a que a mulher está sujeita, continua a ser premente a comemoração do Dia da Mulher. Segundo o  Tomás Charters( 12º E)  “  atividades como a de ontem, dia 08/03/2021, são fundamentais para o enriquecimento da cultura tanto dos alunos como dos docentes.  Todos temos opiniões diferentes, e podemos até não concordar com algo que tenha sido dito durante a palestra, todavia, tal facto não invalida que possamos aprender com as diferentes visões que possam existir. Penso que teria sido mais benéfico para todos se tivesse havido uma maior preparação, pois, alguns colegas da minha turma e eu, notámos uma certa desordem. Estive atento aos discursos das duas convidadas, a quem gostaria de agradecer a presença, e notei que emitimos opiniões distintas nalguns valores. Contudo, no final da palestra, foi dada uma abertura para comentarmos o que tínhamos ouvido e eu gosto sempre de um bom período de debate em que possa expressar as minhas ideias. Desta forma, posso desconstruir algumas opiniões  que tinha formado, ou então, o contrário. Obrigado aos professores envolvidos na atividade por proporcionarem aos alunos momentos como este. Também
a aluna do 11º B, Beatriz Miguéis referiu “Gosto muito de participar nestas atividades que envolvem causas (principalmente o feminismo que me toca) porque se queremos um mundo melhor e mais justo, temos todos que nos unir. Agradeço às professoras terem-nos proporcionado esta atividade.” E estes testemunhos são, com certeza, o exemplo de outras opiniões de muitos dos jovens que assistiram à palestra. 

Destaques do Magazibn

  • No âmbito do Programa Cascais Seguro 2024, decorreu na nossa escola, no dia 10 de abril, a atividade “Floresta Segura”, dinamizada em parceria pela Proteção Civil, GNR e Corpo de Bombeiros de Alcabideche, e que envolveu as turmas de 5º e 6º anos.

    Continuar...
  • Mais uma vez a nossa Escola foi a responsável pela organização e enquadramento da 2ª prova de Surf do Desporto Escolar no passado dia 15 de abril.

    Continuar...
  • Dias 13 de março e 17 de abril de 2024, os alunos do 5ºA da Ibn Mucana, acompanhados da Diretora de Turma,Professora Elsa Boinas e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Museu Condes de Castro 
    Guimarães, no âmbito da disciplina de Educação Visual (Professora Leonor Irra) e do Programa “Envolve-te”.

    Continuar...
  • No âmbito do concurso nacional "25 de abril, um Projeto de Liberdade", dinamizado pela Escola Virtual, os alunos das turmas A, B e L do 8º ano, realizaram um vídeo onde mergulhamos na história vibrante e libertadora da Revolução dos Cravos.

    Continuar...
  • Inserida na II Mostra Cultural, realizou-se no dia 19 de abril, na Escola EBSHelena Cidade Moura, uma sessão com o ilustrador e artista plástico, João Vaz de Carvalho. Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+ " History and Physics projects 2024", que decorre entre 17 e 21 de abril, dez alunos acompanhados pelas professoras Dalila Chumbinho, Rosário Valente e Teresa Lopes encontraram-se se na Koç School, em Istambul.

    Continuar...
  • Alguns alunos do 7.ºF, com a colaboração da professora Margarida Carvalho, dinamizaram o projeto Física Divertida, integrado na Semana do Patrono e com o objetivo de despertar a curiosidade e interesse pelo estudo da Física.

    Assista AQUI às imagens.

  • Dia 27 de março, durante a Semana do Patrono, alguns alunos da turma 8ºJ e da turma 10ºC, foram inaugurar a InovaSala (Sala de Inovação Educativa). Esta sala, diferente das outras, encontra-se no pavilhão A.

    Continuar...
  • Na semana do Patrono realizámos uma atividade, “Different Art”. Esta atividade foi feita devido às acessibilidades, para os alunos do 5º e 6º anos. Pretendiamos dar a conhecer um pouco sobre a vida das pessoas com dificuldades e incapacidades, trabalho que realizamos no projeto de Equipa Educativa 8HIJ, duranto o 1º semestre no âmbito da parceria com a Associação Salvador.

    Continuar...
  • Olá! Eu sou o Afonso e sou líder digital do 5ºB.
    Durante a Semana do Patrono registei alguns dos momentos fantásticos das atividades em que eu, e os meus colegas, participamos ao longo destes três dias.

    Continuar...
  • Durante a Semana do Patrono os alunos do 11ºB estiveram a participar na atividade artística "Portas para a Ciência", na qual os alunos das turmas do Curso de Ciências e Tecnologias pintaram as portas do laboratório.

    Continuar...
  • Os alunos de Português de Língua Não Materna (PLNM) da professora Ana Fragoso, aceitaram o desafio para conhecerem a vida e a obra do nosso patrono, o poeta Ibn Mucana. AQUI ficam alguns desses trabalhos.

  • As alunas Leonor e Rafaela, do 9ºB. fizeram uma pequena reportagem do 1º dia da emana do patrono. Cilique AQUI para assistir.

  • A Semana do Patrono foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas muito diversificadas, significativas e divertidas! Memórias positivas que encheram o coração de todos!

    Continuar...