Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModA

Provas Ensaio - Provas Finais 

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    É obrigatório o transporte do kit digital para a escola nos dias das provas, devendo o computador ter já instalada a aplicação oficial disponível neste link: [LINK DA APP]
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 Provas de Avaliação Externa
  • Prazos de inscrição para Provas do Ensino Básico e para Provas e Exames do Ensino Secundário (Clicar AQUI)
     
  • PIEPE - Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (Período de inscrição, 1.ª Fase: de 6 a 19 de março de 2026)(Clicar AQUI) NOVO (05.03.2026)

Email para mais informações sobre exames - exames@ibn-mucana.pt

No dia 15 de dezembro, última semana do primeiro período, na Casa das Artes, ocorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Orientada pelas professoras Ana Macedo e Lurdes Martins e apresentada pelos alunos Leonor e Sebastião, da turma 9°G, abrangeu diversas atividades inseridas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
Vídeos de caráter informativo e acessível, realizados pelos alunos das turmas 10°A e 12°B, introduziram a celebração. Através de conceitos e exemplos claros, providenciaram o essencial para calcular a nossa pegada ecológica e deu-se a conhecer ao público os requisitos necessários a um consumidor sustentável.
Seguiu-se a recitação pelos Delegados do Ambiente do 9°G do Hino Eco-Escolas. Finda esta declamação com o inspirador refrão “Somos Eco-Escolas Ibn/E temos de nos unir! /Salvar o ambiente/E o planeta fazer sorrir!”, os Delegados do Ambiente da turma 9ºF procederam à leitura de textos elaborados pelos mesmos, no âmbito das disciplinas de Português e de Físico-Química. De um modo geral, apelavam à sustentabilidade ambiental utilizando como recurso conceitos aprendidos nas aulas relativos ao movimento.
De seguida, procedeu-se à finalização da decoração da nossa eco-árvore de Natal. Os alunos das turmas 8ºE, 9ºF e G elaboraram frases apelativas que versavam as razões pelas quais nós somos Eco-Escolas.
Convidada ao palco a Exma. Sra. Dra. Teresa Lopes, Diretora do nosso Agrupamento, iniciou-se a entrega de certificados das menções honrosas atribuídas no ano passado e do diploma de Eco-Agrupamento, o certificado que reconhece o esforço e empenho do conjunto das nossas seis escolas.
O hino do agrupamento – cantado pelos alunos do clube de música acompanhados pela Professora Rosário Correia – concluiu a cerimónia no interior. Enquanto ecoavam os últimos “é a liberdade”, já os aplausos ressoavam no auditório, esmorecendo à medida que a plateia se dirigia ao exterior. Uma vez lá, teve lugar o hasteamento da Bandeira Eco-Escolas na Sede e no Pólo Secundário. Ao passo que alguns alunos se dedicavam a essa honra, outros proclamavam slogans significativos que apelavam às atitudes e escolhas conducentes a um desenvolvimento sustentável.
Esta cerimónia não só entreteve o público com as suas atividades relacionadas com o ambiente e a sua sustentabilidade, como também elucidou os presentes relativamente a este assunto de importância colossal. Afinal, está nas nossas mãos salvar o planeta!
Estrela Noronha e Rute Nogueira,
Delegadas do Ambiente da turma 9ºG
Aqui ficam algumas imagens e um vídeo com os momentos mais significativos da cerimónia.
 
Para assitir ao vídeo clique na imagem do lado esquerdo.

Destaques do Magazibn

  • Já se conhecem os vencedores do Concurso de Fotografia Científica 2025/2026.
    Clique AQUI
    Parabéns a todos os que participaram!

  • Exposição Ciclo Celular na EBS Helena Cidade Moura
    A exposição “Ciclo Celular” fez parte das atividades da Semana do Patrono, decorridas de 24 a 27 de março de 2026, e foi realizada pelos alunos das turmas 11ºB e 11ºC, na disciplina de Biologia e Geologia, orientada pela professora Mariana Arouca.

    Continuar...
  • No dia 25 de março, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de Hóquei em patins na escola Escola Básica 2,3 de Alfornelos.

    Continuar...
  • "Caça ao Tesouro Linguístico promove inclusão, motivação e aprendizagem ativa na escola. Inserida nas atividades da Semana do Patrono foi aberta hoje, dia 24 de março de 2026, a exposição “Carlos Carranca: Sílabas da Vida”.

    Continuar...
  • Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em parceria com o Istituto Istruzione Secondaria Superiore Archimede, Rosolini, Sicília, Itália, participou recentemente numa visita de estudo a Bruxelas, no âmbito do programa Erasmus+, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições europeias.

    Continuar...
  • No dia 13 de março,  os alunos do 10º2, 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, participaram numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas  de Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico , lecionada pela professora Catarina Espada, e Turismo - Informação e Animação Turística, lecionada pela professora Elisa Gouveia.

    Continuar...
  • No dia 13 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 3º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 49 equipas, cerca de 248 alunos e foram disputados 78 jogos.

    Continuar...
  • No dia 12 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 2º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 46 equipas, cerca de 120 alunos e foram disputados 98 jogos.

    Continuar...
  •  A visita de estudo ao Parque Marechal Carmona realizou-se no âmbito do Projeto Envolve-te, integrada nas disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET).

    Continuar...
  • No dia 11 de março, realizou-se a final do Torneio Concelhio do Jogo do Mata 25/26, o pavilhão dos Lombos, com a participação de 6 turmas de escolas/colégios do concelho.

    Continuar...
  • No passado dia 11 de março de 2026, realizou-se o Mega Sprint - Fase CLDE, no Complexo Desportivo de Massamá, com a presença de 16 alunos em representação do Agrupamento, acompanhados por 4 professores.

    Continuar...
  • No dia 5 de março, a turma do 4º F da EB Fernando Teixeira Lopes participou no Torneio Concelhio do Jogo do Mata / Fase Ocidental, no Pavilhão Desportivo de Murches.

    Continuar...
  • Treze alunos do 11 ano, turmas C e D, acompanhados por duas professoras,  encontram-se desde o dia 2 de março em Itália,Guilianova, num projeto de mobilidade Erasmus+ de curta duração. 

    Continuar...
  • As turmas do 5.º A e 5.º B participaram recentemente numa aula interdisciplinar que juntou as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), lecionada pelo Professor José Ferreira (Manuel Pinho), e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientada pelo Professor Pedro Filipe.

    Continuar...