CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE TURISMO
Condição de acesso: 9º ano
Área de Educação e Formação: 812 Turismo e Lazer
Nível de Qualificação do QNQ: Nível 4
Nível de Qualificação do QEQ: Nível 4
Perfil de Saída - Descrição Geral
O Técnico de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.
As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
• Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
Prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
Organizar e acompanhar programas de animação;
Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
Proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;
• Executar serviços em agências de viagens:
Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
Efectuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
Proceder à venda e facturação dos serviços prestados;
Organizar processos individuais de clientes, efectuar transfers de chegada e partida; - prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
Realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
Organizar eventos e programas para grupos especiais;
Pproceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
Organizar o arquivo da agência de viagens;
• Executar os serviços de recepção e acolhimento em unidades turísticas:
Efectuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
Prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
Vender produtos e serviços turísticos;
Efectuar as operações de reservas;
Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
Prestar assistência ao cliente; -realizar o atendimento e a recepção do cliente.
A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4.