Natal na Biblioteca

A biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana integrou a Comissão da Festa de Natal.

Imbuída de espírito natalício, a biblioteca foi ornamentada com árvores de Natal, estrelas, flocos de neve... com a ajuda de membros da comunidade educativa, nomeadamente, dos alunos da turma G, do quinto ano, da D. Catarina Pereira, que se empenhou com dedicação, em todos os momentos, e do Sr. Edney Carbonário.  Na decoração, foram importantes os contributos de outros membros da comunidade educativa que ofereceram à biblioteca materiais natalícios feitos pelos mesmos, a saber: os alunos da turma G, do quinto ano, com uma linda e calorosa lareira, que construíram supervisionados pela professora Graça Côrte-Real; o aluno Afonso Machado, da turma I, do quinto ano, com uma bela árvore de Natal; a D. Cristina Martins, muito talentosa e generosa, com duas casas fantásticas.

Deste modo, nos dias dezasseis e dezassete de dezembro, a biblioteca, vestida a preceito para a ocasião, dinamizou, com a colaboração das professoras Ana Patrícia Saraiva, Ana Teresa Figueiredo e Tânia Veloso, atividades de leitura de contos e mensagens de Natal, em português e espanhol, bem como de cânticos natalícios, em português e inglês. Diversos alunos participaram, nestas atividades, designadamente, as turmas A, G e H, do quinto ano; A e B, do sexto; E, do sétimo; A, D, E e G, do nono. Simultaneamente, realizou-se uma exposição de presépios, organizada pelo professor de Educação Moral e Religiosa Católica Pedro Filipe. A professora Leonor Irra participou nestas atividades, proporcionando dois momentos de meditação com duas sessões de Ioga.

Estas atividades natalícias encerraram com o concurso de presépios, efetuado em janeiro. O júri foi constituído por membros da direção do agrupamento, nomeadamente, pela subdiretora, Alzira Moreira, e pela adjunta Luzia Santos, bem como pelos professores Pedro Filipe e Carmen Sheehan, não esquecendo a importante participação da D. Catarina Pereira.

O Menino Jesus esteve presente, em todas as atividades, numas palhinhas deitado.