De vinte e um a vinte sete de novembro foi a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos encoraja todos os Europeus e não só, a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos.
Este ano, na nossa escola, houve várias atividades de sensibilização ambiental, como:
  •   Palestras de sensibilização sobre:
    • Poluição marinha;
    • Gestão sustentável dos resíduos, atividade de enriquecimento curricular do PESA;
  •   Realização de um mural dos compromissos para com o ambiente;
  • Inauguração da recolha de cápsulas de café nos ecocentros:
Este projeto envolveu a CMC (Câmara Municipal de Cascais), a Cascais Ambiente, a Tratolixo, a Associação Portuguesa do Café, e doze marcas de café a colaborarem para um fim ambiental.
O projeto consiste em que as pessoas, após utilizarem cápsulas de café, se dirijam a um ecocentro e lá depositem as suas cápsulas, tanto faz se são de plástico ou de alumínio.
Após serem recolhidas, estas cápsulas são separadas, o plástico e o alumínio vão ser reciclados, sendo possível aproveitar o alumínio para fazer novas cápsulas. Quanto às borras do café, essas podem ser usadas como composto na agricultura e na horticultura. 
Sendo assim, ao reciclar só temos a ganhar!
A inauguração do projeto realizou-se na nossa escola AE Ibn Mucana em Cascais, organizada pelos alunos, professores e todos os que nela participaram. Estiveram lá presentes o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, a vereadora Joana Balsemão e representantes da Cascais Ambiente, da Tratolixo e de todas as marcas de café. 
No final da Cerimónia da inauguração da recolha de cápsulas de café,  foi hasteada a bandeira da Eco-Escolas, como símbolo do nosso trabalho e empenho em prol da Sustentabilidade Ambiental.
 
Maria Castro, 8.º A