No passado dia 24 de outubro assinalou-se o Dia Mundial para a Igualdade, marcado no nosso Agrupamento com a realização de um Fórum Comunitário Igualdade e Não Discriminação, inserido no âmbito do Projeto “Rede de Autarquias para a Igualdade”, promovido pela Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social.

A CMC faz parte desta rede e o nosso Agrupamento aderiu a esta iniciativa.
O objetivo é criar uma Rede de Autarquias promotoras da Igualdade entre Mulheres e Homens e da Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar, que em conjunto se propõem testar instrumentos e metodologias já validados, com vista à identificação de boas práticas já existentes e à criação de medidas de ação positiva e inovadoras passiveis de serem incorporadas por outras autarquias. Para isso, os alunos do ensino secundário são chamados a participar nos Fóruns, cujo objetivo é auscultar as suas perceções e necessidades em matéria de igualdade e não discriminação entre mulheres e homens e da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, com vista à criação de respostas adequadas.
Participaram alunos de 4 turmas (10ºD, 10ºF, 11ºC e 12ºC). Questionadas sobre o impacto desta ação, as alunas do 11º C, Maria Santos, Matilde Madeira e Joana Cunha foram unânimes em considerar que valeu a pena dedicarem algo do seu tempo para falar sobre um problema da atualidade, um problema bastante comum e grave em vários países como é o da discriminação entre homens e mulheres. Este tema deve ser discutido em debates como estes que foi organizado de forma interativa. Por fim, nota negativa para o desrespeito de alguns participantes em relação à opinião de outros, revelando pouca tolerância e mostrando que têm ainda muito que aprender. 
No final os alunos receberam um certificado de participação.