A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

A União defende fortemente os direitos humanos bem como uma conduta democrática, o que traz algumas dificuldades na adesão de certos países, entre os quais a Turquia, caracterizada como uma democracia ‘decadente’.

Com estes ideais de liberdade e inovação económica tão presentes na União Europeia, seria de esperar que os cidadãos dos países constituintes usufruíssem de diversos benefícios socioeconómicos e culturais. Passarei então a enumerá-los: 

  • O continente que protagonizou ambas as guerras mundiais além das guerras napoleónicas encontra-se finalmente em paz. Com uma aliança entre a maioria dos estados Europeus, este continente perde qualquer pretexto que pudesse dar origem a uma guerra. A Europa (que foi por vários séculos o lar das principais potências globais) nunca viveu um período de prosperidade tão longo, pois além dos conflitos colossais mencionados inicialmente, sempre se verificou alguma guerra menos significativa, algo que atualmente se encontra extinto no continente.

 

  • Os ideais da União Europeia relacionados com a economia defendem 4 princípios fundamentais:que os direitos humanos são seguidos à risca dentro da união.

 

  • Entre outros benefícios diversos da União Europeia, encontram-se:

 

  1. Alta segurança em relação à proteção de dados enquanto navega na internet dentro do território pertencente à União Europeia, além da não existência de custos adicionais aplicados a chamadas telefónicas e a outros serviços relacionados.
  2. Deverão ser empregues uma remuneração e subsídios iguais a todos os trabalhadores. A União Europeia tenciona que todos os seus cidadãos sejam tratados com respeito e igualdade pelo mercado de trabalho.
  3. As empresas são apoiadas pela organização através de métodos como o financiamento, a disponibilização de uma assessoria ou a promoção de redes empresariais. Ainda em relação ao empreendedorismo, a União Europeia colabora na preservação do ambiente, aplicando sanções a empresas que não respeitem as normas anti residuais. A união garante ainda que todas as companhias pagam os devidos impostos.
  4. A educação é vigorosamente apoiada pelo governo europeu, sendo dessa forma facilitada a integração dos alunos de países estrangeiros. São ainda patrocinados diversos projetos como Erasmus por exemplo.

 

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...