EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2021

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE ou outros assuntos relacionados com os exames nacionais e PEF, devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição enviando um e-mail para:
exames2021@ibn-mucana.pt 

Para consulta:
Manual de Instruções PIEPE 
FAQ’S PIEPE Inscrições 
LIVE: c/ o Presidente do JNE para tirar dúvidas sobre a Inscrição - Canal do Youtube Inspiring Future 
Regulamento de Exames 2021
Norma 01 2021 (atualizada a 12.04.21 - alterada a pág.22) 
Guia Geral de Exames 2021 
Ofício sobre Máquinas de Calcular   e (anexo)

Benefícios dos cidadãos Europeus

A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

A União defende fortemente os direitos humanos bem como uma conduta democrática, o que traz algumas dificuldades na adesão de certos países, entre os quais a Turquia, caracterizada como uma democracia ‘decadente’.

Com estes ideais de liberdade e inovação económica tão presentes na União Europeia, seria de esperar que os cidadãos dos países constituintes usufruíssem de diversos benefícios socioeconómicos e culturais. Passarei então a enumerá-los: 

  • O continente que protagonizou ambas as guerras mundiais além das guerras napoleónicas encontra-se finalmente em paz. Com uma aliança entre a maioria dos estados Europeus, este continente perde qualquer pretexto que pudesse dar origem a uma guerra. A Europa (que foi por vários séculos o lar das principais potências globais) nunca viveu um período de prosperidade tão longo, pois além dos conflitos colossais mencionados inicialmente, sempre se verificou alguma guerra menos significativa, algo que atualmente se encontra extinto no continente.

 

  • Os ideais da União Europeia relacionados com a economia defendem 4 princípios fundamentais:que os direitos humanos são seguidos à risca dentro da união.

 

  • Entre outros benefícios diversos da União Europeia, encontram-se:

 

  1. Alta segurança em relação à proteção de dados enquanto navega na internet dentro do território pertencente à União Europeia, além da não existência de custos adicionais aplicados a chamadas telefónicas e a outros serviços relacionados.
  2. Deverão ser empregues uma remuneração e subsídios iguais a todos os trabalhadores. A União Europeia tenciona que todos os seus cidadãos sejam tratados com respeito e igualdade pelo mercado de trabalho.
  3. As empresas são apoiadas pela organização através de métodos como o financiamento, a disponibilização de uma assessoria ou a promoção de redes empresariais. Ainda em relação ao empreendedorismo, a União Europeia colabora na preservação do ambiente, aplicando sanções a empresas que não respeitem as normas anti residuais. A união garante ainda que todas as companhias pagam os devidos impostos.
  4. A educação é vigorosamente apoiada pelo governo europeu, sendo dessa forma facilitada a integração dos alunos de países estrangeiros. São ainda patrocinados diversos projetos como Erasmus por exemplo.

 

Destaques do "Magazibn"

  • Ser um estudante na União Europeia é bastante vantajoso. A “quase-federação” conta com 27 países membros, que são de livre acesso a qualquer cidadão da UE.

    Continuar...
  • Depois da inauguração da nova estufa Ibn no dia da Terra , assinalada com os Parabéns ao Planeta, esta semana, a turma Alfa 3, da Professora de Ensino Especial , Isabel Correia , preparou a terra e colocou o sistema de rega.

    Continuar...
  • No #diadaterra o Clube cantou os parabéns ao Planeta , assistiu a uma sessão de sensibilização sobre a importância dos Insetos dinamizada pela Insetopeia e inaugurou simbolicamente a nova estufa. Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino, foi apresentado , via videoconferência, o projeto pedagógico: “Poupar é Ganhar”  (contador de histórias e um músico).

    Continuar...
  • EBS de Alcabideche representada na fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
    João Andrade Veiga, do 10ºA , participou na fase Intermunicipal - Secundário do Concurso Nacional de Leitura  na penútima fase deste prestigiado concurso que envolveu catorze municípios, no dia 13 de abril.

    Continuar...
  • A propósito da comemoração dos 47 anos do 25 de abril, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas do 10º B, 10º C, 11º B e 12º D/E (Sociologia), realizaram uma exposição alusiva à Revolução dos Cravos, no átrio da Escola Pólo.

    Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino, no dia 26 de março de 2021, a Associação de Pais promoveu o evento intitulado: "A Feira das Profissões" (videoconferência). Foi um dia muito preenchido e divertido com a Caça aos Ovos e a entrega do jogo científico "Laboratório Antivírus".

    Continuar...
  • Os entusiastas das hortas biológicas não abandonam a sua horta. 
    "Mesmo em tempo de confinamento é preciso cuidar da nossa horta" (alunos do 12ºB)

    Continuar...
  • No dia 4 de março, decorreram as provas do Concurso Nacional de Leitura, fase municipal. Todos os participantes do agrupamento representaram muito bem as nossas escolas e, o mais importante, aprenderam muito, investiram na leitura, na cultura e divertiram-se. Dois destes alunos foram apurados para a fase intermunicipal: João Matos, do 6ºE, e Diogo Veiga, do 10ºA. Parabéns!

  • No dia 24 de fevereiro, às 10h30, tivemos o privilégio de ter connosco o escritor António Mota, autor de Pedro Alecrim, obra que está a ser estudada pelos nossos alunos do sexto ano e por uma turma do quinto, na disciplina de Português. 

    Continuar...
  • No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher. 

    Continuar...
  • Texto em homenagem a todas as mulheres que tenham sido injustiçadas. 
     Mulher Portuguesa
    É realmente visível uma evolução acentuada na nossa sociedade no que toca ao papel desempenhado pela mulher.

    Continuar...
  • A técnica Especializada para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário,  Madalena Silva, lançou o desafio aos alunos do agrupamento para participarem, numa iniciativa da "Living Peace" , organização parceira da "Academia de Lideres Ubuntu", para comemorar o Dia Escolar da Paz e Não Violência (30 de janeiro).  Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos da turma F do 11º ano, realizaram trabalhos relativos à comemoração do “Día de la NO Violencia Escolar y de la Paz - 30 de enero”, onde criaram uma mensagem a partir de uma imagem alusiva aos diferentes tipos de violência.

    Continuar...