Num espaço que nos habituou a circular livremente, a mobilidade passou a fazer parte do nosso quotidiano. Se outrora, em Portugal se passava “ a salto”, meio escondido ou após muitas burocracias e vistos por essas fronteiras europeias em busca de um horizonte mais sorridente, tudo foi mudando e após 1974 com a democracia...

a entrada de Portugal na UE em 1986 e posteriormente, em 26 de março de  1995 com a integração no Espaço Schengan.

A partir deste momento, a realidade portuguesa foi-se alterando e, ainda que nem tudo seja perfeito, a verdade é que ser estado-membro  desta organização proporcionou a Portugal grandes hipóteses de desenvolvimento a todos os níveis e uma mobilidade a que não estávamos habituados. 
Nos últimos anos, e em consequência do Acordo Schengan, as fronteiras entre os países europeus só existiam no mapa. Tornou-se fácil para qualquer cidadão português, mesmo sem ser propriamente rico, viajar, ter acesso a formação escolar/profissional no espaço europeu usufruindo, por exemplo, de projetos como o Erasmus, tornando-se também o nosso país centro de grande interesse em termos de educação por parte de estudantes universitários dos 27 estados membros da EU. Viajar, circular pela Europa e pelo mundo por prazer, negócios ou outra situação qualquer, tornou-nos a todos mais ricos em diversos aspetos, ao mesmo tempo que incentivou nichos económicos prósperos. Porém, toda esta realidade se alterou a partir do momento em que pelas fronteiras de todos os países foi entrando alarvemente o vírus que haveria de fechar o mundo. 
 E que resposta tem sido a da União Europeia? Perante a pandemia, criou dez medidas consideradas importantes: Fechou as suas fronteiras externas a viagens desnecessárias, mas assegurando que os bens essenciais continuassem a circular através da introdução de vias verdes para limitar a propagação do vírus. Forneceu equipamento médico através do Rescue EU, publicou também um contrato público de dimensão internacional de modo a permitir que os Estados-Membros façam aquisições conjuntas de equipamento e medicamentos, mobilizando 3 milhões de euros para apoiar regiões mais afetadas. Promoveu a investigação através do programa “Horizonte 2020”, financiando 18 projetos de investigação e 151 equipas por toda a Europa para ajudar a encontrar rapidamente uma vacina contra a COVID-19. Repatriou cidadãos europeus. Apoia a recuperação da EU. 
 Incentivou a solidariedade europeia, permitindo aos Estados-Membros solicitar assistência financeira do Fundo de Solidariedade da UE para cobrir urgências de saúde.  Apoia a economia a partir do Banco Central Europeu que proporciona 750 mil milhões de euros para aliviar a dívida pública em tempo de crise, assim como 120 mil milhões de euros em flexibilização quantitativa e em compra de dívidas. Foram também disponibilizados 37 mil milhões de euros   de fundos estruturais existentes da UE para os Estados-Membros combaterem a crise do coronavírus e apoiar os cuidados de saúde, as empresas e os trabalhadores. Visa proteger os empregos através do desbloqueamento de mil milhões de euros do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, por exemplo. Garantiu a utilização da internet, apelando  à  Netflix, ao Facebook e ao YouTube que reduzissem   a qualidade de streaming de modo a evitar a sobrecarga da internet, promovendo assim a sua  utilização  por parte de um maior número de utentes. Protegeu o ambiente e as linhas aéreas através da aprovação pelo Parlamento de uma proposta da Comissão que suspendesse temporariamente os “ voos desnecessários, vazios. 
Também Ursula von der Leyden,  Presidente da Comissão Europeia , conseguiu no dia 4 de maio que os chefes de estado e de governo dos países membros e de outros países do mundo  se juntassem, angariando 7,4 mil milhões de euros (dos 7.5 mil milhões inicialmente previstos como objectivo) destinados a financiar  o desenvolvimento e a disponibilização de ferramentas de diagnóstico, tratamentos e uma vacina eficazes, acessíveis a todos e a preços razoáveis.
No entanto, e ainda assim, será a solidariedade, a cooperação, a união entre os parceiros real? Ou estaremos novamente entre dois planos: o dos países considerados ricos, aqueles situados mais a norte como a Alemanha, a Holanda, a Finlândia por exemplo, e os outros mais a sul, aqueles que parecem nunca suprimir as suas fragilidades?  

Professora Dalila Chumbinho

Fonte: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/a-resposta-da-ue-ao-coronavirus

Destaques do Magazibn

  • É com grande entusiasmo que anunciamos que a nossa equipa de Voleibol Feminino, escalão de Infantis, no âmbito do Desporto Escolar, conquistou o 2º lugar na fase final, da CLDE Amadora, Cascais e Oeiras, no passado dia 30 de abril de 2025.

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  • Nos dias 1 e 2 de abril, tivemos a visita dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ourique no âmbito do projeto MUDA TT (Muda o Teu Território). O grupo foi acompanhado por alguns alunos da turma D, do 12º ano. O objetivo do projeto é promover a partilha da vivência de duas realidades diferentes: o interior, rural/o litoral, urbano. Desta vez, Ourique esteve em Cascais.

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  • A Escola Básica Raul Lino comemorou a Semana do Patrono/ Festa do Patrono (abril de 2025) com atividades diversificadas, diferenciadas, significativas e muito divertidas! 
    A PAZ é o caminho! O presente perfeito é o AMOR! CLICAR AQUI 

  • Na Escola Básica Fernando José dos Santos, no âmbito da celebração da Festa do Patrono dinamizaram-se várias atividades!
    Os encarregados de educação da sala rosa vieram ensinar a fazer surf e a contar uma história.

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  • No dia 10 de abril, durante a Festa do Patrono, na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, decorreu o concurso de declamação de poesia, com todos os alunos da escola, com poesias de Luís Vaz de Camões como celebração dos 500 anos do seu nascimento.

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  • O Clube Europeu, em parceria com a secção Erasmus+ , integrou-se no programa da Festa do Patrono do agrupamento, promovendo no dia 14 de abril, na Helena Cidade Moura a atividade" Viver a Europa". Tratou-se de um debate convívio com a presença de diversas turmas do ensino secundário.

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  • No dia 7 de abril realizou-se um Concurso de Leitura, no ginásio da Escola Fernando Teixeira Lopes, com a participação de todos os alunos da escola.
    Este concurso realiza-se todos os anos, durante a Festa do Patrono do Agrupamento, Ibn Mucana. Continuar...
  • No dia 20 de março de 2025 a Escola Fernando Teixeira Lopes recebeu a autora Ana Sousa Martins que apresentou o seu primeiro livro "O Diário da Pulga" e encantou-nos com uma história maravilhosa em forma de diário e uma sessão de autógrafos.

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  • A Feira do Desporto animou a manhã do terceiro dia da Semana do Patrono do Agrupamento Ibn Mucana, 11 de abril, com atividades para todos os alunos do 5º ao 12º ano.

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  • No dia 9 de abril de 2025, no âmbito da Festa do Patrono, celebrou-se o Dia da Poesia, na Escola Básica Raul Lino, com uma atividade dinamizada na biblioteca escolar entre os alunos mais velhos (os padrinhos) e os alunos mais novos (os afilhados).  Continuar...
  • A turma do 8.⁰ D dinamizou a atividade do laboratório aberto, no dia 11 de abril de 2025, na área da Física, inserida na Semana do Patrono do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.

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  • A convite do Vereador Frederico Nunes, as turmas do 12.ºD e E, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura, participaram no Dia da Democracia, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril, no dia 01 de abril, no âmbito da disciplina de Ciência Política. 

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  • No dia 10 de abril seis alunas do 8.ºF dinamizaram as atividades do Projeto Ciência de Palmo e Meio para a turma do 2.º E da Escola Básica Fernando Teixeira Lopes.

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