Comemoramos anualmente o Dia da Europa que se assinala a 9 de maio, sendo uma oportunidade para se festejar a paz e a unidade do Velho Continente. E porquê 9 de maio?
Porque no dia 9 de maio de 1950, em Paris, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, fez um discurso onde expôs a sua visão sobre como deveria ser a Europa, uma Europa unida e cooperante em termos políticos, que afastasse, em definitivo a possibilidade de uma guerra entre os países europeus. Na verdade, não podemos esquecer que decorria o ano de 1950, a 2ª Guerra Mundial acabara há cinco anos e as nações europeias debatiam-se com a gigante tarefa da reconstrução. Perante o cenário de morte e devastação, os países tomaram consciência da necessidade de evitar a todo o custo que a guerra se repetisse.
A concretização da visão de Schuman passava pela criação de uma instituição europeia, capaz de gerir em conjunto a produção do carvão e do aço, o que iria tornar a guerra entre a França e a Alemanha, antigas rivais, “não só impensável mas materialmente impossível”.
Formalizada pelo Tratado de Paris em 1951, a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) viria a constituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores (França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo) tendo sido a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia.
Por Professora Luísa Correia








Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
