No âmbito do estudo da poesia de Fernando Pessoa ortónimo, foi solicitado aos alunos que escrevessem um texto reflexivo, de autoanálise, subordinado ao título “Quem sou eu?”, pergunta que poderia estar na origem de muitos poemas analisados em aula. Seguem, então, dois dos textos produzidos.

 

Quem Sou Eu?
Eu sou tempo, tempo vivido e tempo por viver.
Hoje sou o futuro, mas um dia serei o passado.
Sou um discípulo da vida, mas um dia serei mestre.
Sou o preto e branco, num mundo às cores,
Sou um sonhador dentro do pesadelo.
Sonho com o futuro, mas desejo o passado.
Vivo perdido na indecisão sem me perder.
Encanto-me com a simplicidade e fujo das coisas fúteis.
Dou valor ao que poucos dão e desprezo o que todos querem.
Sou o nada no meio de tudo e sou o tudo no meio do nada,
Sou livre sem ter nada e sou refém quando tenho tudo,
Sou a companhia da minha solidão, sem nunca estar só,
Sou a diferença no meio da igualdade,
Sou a liderança sem mandar,
Sou o pilar do pilar que me segura,
Sou uma história por acabar.

                         Rúben Sardinha, 12º1

Sou uma pessoa feliz,
Brincalhona, amigável,
Outra parte de mim é
Desconfiada, triste e desagradável.

Sonho em ser o melhor jogador
De futsal 
E Tento adquirir habilidade
Para tal.

Quantas vezes errei
Eu não sei de cor.
Pelo menos procuro,
Em cada dia,
Não me tornar alguém pior.

Sinto-me uma pessoa corajosa,
Sem medo de enfrentar,
Consideram-me uma 
Pessoa perigosa?
Não tenho é medo de algo que me possa magoar!

Sofri com várias paixões,
Mas, como qualquer pessoa,
Possuo imperfeições.

Sinto saudades de pessoas que conheci,
Lembranças que esqueci,
Amigos que perdi,
Mas isso tudo não passa de
Experiências de vida que vivi.

Sempre sonhei em viajar,
Até hoje não consegui,
Espero um dia realizar
Um sonho que ainda não decidi.

                  Mário Mota, 12º1

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...