Destaques do "Magazibn"

  • Jogar, correr, saltar, pular, dançar,…tantas atividades divertidas!
    Assim foi o Ginasticar, com os alunos da Escola/JI Fernando Teixeira Lopes, onde de uma forma lúdica, interagiram uns com os outros e criaram oportunidades para que cada um pudesse mostrar que também é capaz. (Ed. Especial Ana J.)

    Continuar...
  • Jaime (nome fictício) é um menino meigo, com uns lindos olhos “azeitona preta”. Porém, nem sempre, conseguimos um contato do seu olhar. E apesar de dócil, pouco interage com os pares, preferindo isolar-se.

    Continuar...
  • No dia 3 de dezembro, os alunos da EB Fernando Teixeira Lopes da turma do 3ºE, comemoraram a data do Dia Internacional de Pessoas com Deficiência em conjunto com os alunos do CRID. no âmbito do projeto "Juntos pintamos o céu".

    Continuar...
  • É com um enorme orgulho que informo que o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana foi recentemente distinguido, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a atribuição do Selo "Escola Saudavelmente-Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão" 2019-2021!

    Continuar...
  • No passado dia 20 de novembro fomos com a nossa DT, Rosário Valente e a professora de EF, Maria José Poupinha, plantar árvores na Serra de Sintra!

    Continuar...
  • A Ibn Mucana comemorou a Semana da Cultura Ciêntífica com várias iniciativas como exposição de trabalhos dos alunos do 3º ciclo de Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia.

    Continuar...
  • Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), a professora de Educação Especial da Escola Básica Fernando José dos Santos, adaptou a história “Elmer” para peça de teatro.

    Continuar...
  • No dia vinte e cinco de novembro, às oito horas e vinte da manhã, a turma G, do oitavo ano, juntamente com as turmas do C, F e E, do quinto, sexto e oitavo anos, respetivamente, assistiram a uma palestra na Casa das Artes, sobre as alterações climáticas.

    Continuar...
  • Nos dias sete e catorze de novembro, a Sailors for the Sea Portugal, dinamizou um conjunto de  atividades na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana. 

    Continuar...
  • No dia 21 de outubro, o engenheiro Eugénio Menezes de Sequeira, ambientalista de renome internacional e filho de Cascais, realizou duas palestras, subordinadas ao tema “As Alterações Climáticas e a Proteção da Natureza”. 

    Continuar...
  • No dia seis de dezembro de 2019, às 18h00, na Casa das Artes, realizar-se-á um "atelier", subordinado aos temas "Pais positivos criam filhos de sucesso!" e "Eneakids - Personalidade e Comunicação", dinamizado pela psicóloga Bárbara Ramos Dias. Continuar...
  • A quantidade de alunos que participam normalmente no concurso canguru matemático em equipas (concurso adaptado do concurso com o mesmo nome a nível internacional) é elevado.

    Continuar...
  • No âmbito do projecto Erasmus+ BITE o Agrupamento de escolas Ibn Mucana foi a escola anfitriã do encontro de professores e alunos de Portugal, Chipre, França, Espanha e Itália que teve lugar de 11 a 15 de Novembro. 

    Continuar...
  • No dia 15 de novembro, os alunos da EB Fernando José dos Santos fizeram uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa. Participaram na oficina Escanifoquê e descobriram muitos segredos sobre os animais. Apesar do frio foi um dia muito produtivo.
    Aqui ficam alguns desses momentos...

    Continuar...

TEATRO de MARIONETAS – “O PEIXE”

No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade, a equipa educativa das turmas 5ºG e 5ºH apresentaram a peça de teatro de Marionetas "O Peixe", do professor Rui Valente, duas vezes durante a semana do Patrono.

"Os alunos fizeram as marionetas e o cenário em Educação Visual com a professora Leonor Irra, trabalharam o coro e dicção do texto em Educação Musical com a professora Rosário Correia e ensaiaram em Ciências Naturais, com o professor Rui Valente, que escreveu a peça.
A professora Ana Teresa Figueiredo e o professor José Nogueira estiveram à frente dos audiovisuais.
Foi um êxito e todos gostaram muito e estiveram à altura." (Olinda Arroja, profª de HGP)

"Quando escrevi uma peça de teatro de marionetas, em outubro 2018, nunca pensei que atingisse o entusiasmo e o interesse dos meus colegas e, sobretudo, dos alunos. Quero, pois, agradecer aos colegas Leonor Irra (EVT) que fez uns cenários magníficos, Rosário Correia que treinou e dirigiu o coro de alunos, Ana Teresa Figueiredo que nos ajudou no som e à enorme paciência do José Nogueira que fez a sonoplastia e nos aturou a todos...aos restantes colegas o muito obrigado. Um abraço aos alunos da TRIM que tanto nos ajudaram...
E, como tudo foi feito para e a pensar nos jovens alunos, 5ºG e 5ºH, um muito obrigado aos alunos das duas turmas que abraçaram este projeto..." (Rui Manuel Torrado Valente, abril de 2019)