Destaques do "Magazibn"

  • Jogar, correr, saltar, pular, dançar,…tantas atividades divertidas!
    Assim foi o Ginasticar, com os alunos da Escola/JI Fernando Teixeira Lopes, onde de uma forma lúdica, interagiram uns com os outros e criaram oportunidades para que cada um pudesse mostrar que também é capaz. (Ed. Especial Ana J.)

    Continuar...
  • Jaime (nome fictício) é um menino meigo, com uns lindos olhos “azeitona preta”. Porém, nem sempre, conseguimos um contato do seu olhar. E apesar de dócil, pouco interage com os pares, preferindo isolar-se.

    Continuar...
  • No dia 3 de dezembro, os alunos da EB Fernando Teixeira Lopes da turma do 3ºE, comemoraram a data do Dia Internacional de Pessoas com Deficiência em conjunto com os alunos do CRID. no âmbito do projeto "Juntos pintamos o céu".

    Continuar...
  • É com um enorme orgulho que informo que o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana foi recentemente distinguido, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a atribuição do Selo "Escola Saudavelmente-Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão" 2019-2021!

    Continuar...
  • No passado dia 20 de novembro fomos com a nossa DT, Rosário Valente e a professora de EF, Maria José Poupinha, plantar árvores na Serra de Sintra!

    Continuar...
  • A Ibn Mucana comemorou a Semana da Cultura Ciêntífica com várias iniciativas como exposição de trabalhos dos alunos do 3º ciclo de Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia.

    Continuar...
  • Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), a professora de Educação Especial da Escola Básica Fernando José dos Santos, adaptou a história “Elmer” para peça de teatro.

    Continuar...
  • No dia vinte e cinco de novembro, às oito horas e vinte da manhã, a turma G, do oitavo ano, juntamente com as turmas do C, F e E, do quinto, sexto e oitavo anos, respetivamente, assistiram a uma palestra na Casa das Artes, sobre as alterações climáticas.

    Continuar...
  • Nos dias sete e catorze de novembro, a Sailors for the Sea Portugal, dinamizou um conjunto de  atividades na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana. 

    Continuar...
  • No dia 21 de outubro, o engenheiro Eugénio Menezes de Sequeira, ambientalista de renome internacional e filho de Cascais, realizou duas palestras, subordinadas ao tema “As Alterações Climáticas e a Proteção da Natureza”. 

    Continuar...
  • No dia seis de dezembro de 2019, às 18h00, na Casa das Artes, realizar-se-á um "atelier", subordinado aos temas "Pais positivos criam filhos de sucesso!" e "Eneakids - Personalidade e Comunicação", dinamizado pela psicóloga Bárbara Ramos Dias. Continuar...
  • A quantidade de alunos que participam normalmente no concurso canguru matemático em equipas (concurso adaptado do concurso com o mesmo nome a nível internacional) é elevado.

    Continuar...
  • No âmbito do projecto Erasmus+ BITE o Agrupamento de escolas Ibn Mucana foi a escola anfitriã do encontro de professores e alunos de Portugal, Chipre, França, Espanha e Itália que teve lugar de 11 a 15 de Novembro. 

    Continuar...
  • No dia 15 de novembro, os alunos da EB Fernando José dos Santos fizeram uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa. Participaram na oficina Escanifoquê e descobriram muitos segredos sobre os animais. Apesar do frio foi um dia muito produtivo.
    Aqui ficam alguns desses momentos...

    Continuar...

Dia da Ciência 2019

No dia 4 de abril foi a vez do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais proporcionarem aos alunos da Ibn Mucana momentos de aprendizagem bem divertidos.

Os laboratórios de Física, Química, Biologia e Geologia estiveram abertos e alunos do 3º ciclo e secundário tornaram-se cientistas responsáveis por explicar fenómenos aos seus colegas e no pavilhão D as professoras de Matemática organizaram jogos e uma atividade de construção de origamis que fizeram a delícia de todos.
No atelier da Casa das Artes foram vários os alunos e professores que foram passando por lá para pintar azulejos dos diferentes elementos químicos que existem para que se possa construir um painel de azulejos com uma representação da Tabela Periódica.
Ainda no âmbito da comemeoração dos 150 anos da Tabela Periódica, celebrou-se o Dia dos Metais e por isso a professora Margarida Carvalho organizou uma banda de "metais" constituída por 5 elementos: Miguel Alves, Luís Villa Lobos, Iara Rocha, Maria Mendes e Gonçalo Loureiro que animaram os diferentes espaços da escola ao longo do dia.