Foi Proposto à escola, pela Associação 25 de abril, a participação da mesma num projeto denominado: “Abril Hoje”, a levar a cabo preferencialmente com os alunos do ensino secundário.
Esta atividade cujo objetivo é fomentar nos jovens uma atitude de participação e de debate na busca e definição de soluções para os problemas que os afetam, tendo como base o exercício da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e conforme o espírito de abril. Esta associação intervém no quadro de uma parceria a estabelecer com escolas, tendo em conta os objetivos gerais definidos para a área curricular de formação para a Cidadania e Desenvolvimento e os valores e princípios que estruturam um Estado de Direito Democrático. O projeto é apoiado pela Direção Geral de Educação e pelo Ministro da Educação que está pessoalmente empenhado no sucesso do projeto, propondo-se participar na sessão de lançamento. O projeto deve ser desenvolvido e concluído durante os primeiro e segundo períodos, sendo que a sua concretização deverá ocorrer à passagem da comemoração do quadragésimo quinto aniversário da revolução de abril. Para o desenvolvimento do projeto na escola foi criada uma equipa de coordenação de que fazem parte as professoras, Luísa Correia, Olga Prata e Dalila Chumbinho.
A professora Olga Prata envolveu, entre outras, as suas três turmas de 11º ano, B, E e F, não só como professora de Filosofia, mas dando continuidade ao trabalho realizado em P.A.F.C., com estes alunos, no ano letivo transato, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
No dia sete de dezembro, os alunos participaram numa atividade/debate subordinado ao tema: “Os Direitos Humanos”, tendo sido abordado o direito à vida, levando os alunos a refletir acerca da problemática da pena de morte. A opinião generalizada dos alunos presentes foi de que a atividade foi muito positiva, tendo estas 3 turmas elaborado um texto de reflexão acerca da mesma, os quais seguem em anexo.
11ºB - Apreciação crítica acerca da atividade com o tema “Pena de Morte”
11ºF - Texto elaborado pelos alunos










Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
