No seguimento da nossa participação no Grupo de Trabalho do Uso Devido do Medicamento divulgo o Concurso de Criatividade do Projeto Geração Saudável, dada a sua premência para a comunidade educativa no âmbito da educação e promoção para a saúde:

“A promoção e educação para a saúde são fundamentais na construção de uma sociedade mais consciente e responsável, pelo que as crianças e jovens, como futuros cidadãos, devem ser desde cedo consciencializados para aimportância de adoção de estilos de vida saudáveis e do uso responsável do medicamento.
Fomentar o interesse dos mais jovens por aprender, descobrir e criar, estimulando a sua criatividade e a implementação dos conceitos apreendidos, poderá revelar-se uma ferramenta valiosa para a sua vida futura.
A Geração Saudável é um Projeto de Educação e Promoção para a Saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), desde 2012. No ano letivo 2017/2018, o Projeto esteve presente em oitenta e cinco escolas de todo o país, formando aproximadamente quinze mil e duzentos alunos, seiscentos e cinquenta professores e mais de duas mil e quinhentas pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.
Assim, e no seguimento, o projeto Geração Saudável promove a realização do II Concurso de Criatividade, um concurso nas categorias Artes Plásticas e Escrita, a decorrer até ao dia 31 de janeiro de 2019.
Acessível a todas as crianças e jovens entre os 9 e 14 anos e turmas de escolas básicas do 2º e 3º ciclos ou integradas, do território nacional. Valorizará a criatividade, imaginário e o desenvolvimento de competências e prática da expressão plástica, que incentivem a implementação dos conceitos aprendidos no Projeto e sensibilizem para a adoção de estilos saudáveis e do uso responsável do medicamento.
Os participantes vencedores poderão visitar a Kidzania Lisboa e exemplares do livro da Coletânea Geração Saudável
Consulte o regulamento em: geracaosaudavel.org/concurso-
Mais informações sobre o concurso ou Projeto Geração Saudável na página do Facebook “Geração Saudável” ou no site oficial do Projeto.”







Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
