O Mercado da Vila de Cascais foi palco da maior aula de Química do Mundo. Esta atividade reuniu 1440 alunos de 17 escolas públicas e privadas do concelho, do 7º ao 9º ano, com o objetivo de bater o record, que se encontra registado na Bélgica (Mechelen) numa aula que contou com 1018 alunos.
Durante a aula a atividade laboratorial realizada pelos alunos, denominada Rockets, constou da reação química entre as soluções aquosas de bicarbonato de sódio e ácido cítrico, que origina a libertação de dióxido de carbono que, ao ser libertado em grandes quantidades, desencadeia o aumento da pressão e o consequente lançamento do rocket.
Antecedeu à atividade prática uma aula teórica que foi ministrada por um conjunto de Famelabers, (jovens cientistas), através de pequenos pitch de 5 minutos, falaram sobre o lado mais divertido e cativante da Ciência.
Só dia 14 de dezembro será conhecido o resultado oficial, mas Cascais estará seguramente no Guiness.
A Ibn Mucana esteve representada por 150 alunos do 8ºano (turmas A, B, E e F) e do 9ºano (turmas A e B) acompanhados pelas suas professoras de Físico-Química Ana Paula Lourenço, Cristina Rouxinol, Margarida Carvalho e Rosário Valente e ainda as professoras Ana Barreiros, Fátima França, Isabel Costa, Margarida Ferreira e Teresa Miranda.
Todos os participantes consideraram que esta iniciativa foi uma das mais divertidas em que participaram e será certamente inesquecível!





















Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
