Os alunos do 9ºA, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Rosário Valente, participaram no Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, que decorreu no âmbito da comemoração, a 10 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde Mental.
Esta atividade foi promovida da Plataforma Saúde na Escola a Câmara Municipal de Cascais e teve como objetivo, contribuir para o reforço de informação sobre questões associadas à Saúde Mental, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes.
Assim, foi exibido o episódio da série Black Mirror (Netflix), Nosedive, que retrata o fenómeno das redes sociais e a sobrevalorização que os adolescentes (e adultos) dão aos “likes” que recebem pelas suas publicações.
O filme foi seguido de um debate com a participação de um painel de especialistas de entidades com intervenção reconhecida na área da Saude Mental, nomeadamente médicos, psicólogos e enfermeiros do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e Equipa Comunitária de Cascais) e do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais - ACES de Cascais.
Neste debate os jovens levantaram algumas questões:
• O valor da amizade “real” e “virtual”
• Aspectos positivos da tecnologia (manter contacto com amigos e familiares que estão longe) e negativos (já muitos de nós não falam “cara a cara”, criamos relações “falsas”)
• O novo fenómeno da “Moeda/Crédito Social” (algo que procuramos para nos autovalorizarmos (os conhecidos “likes”). Será que já não conseguimos viver sem este tipo de “aprovação”?
• Os “likes” funcionam como neurotransmissor positivo (dopamina), que nos dão uma sensação de bem-estar. Podemos ficar viciados!?
• Ser ou Ter? Haverá algo que substitua a relação pessoal? O que é mais importante o abraço ou o “like”?
• Vivemos o imediato… A opinião pública conta mais que a realidade!?
• O uso da tecnologia cria dependência!
• A dependência da tecnologia provoca perda de competência social (existem muitos adolescentes que já não conseguem socializar com os seus amigos ou familiares e recorrem a ajuda de técnicos em saúde mental)
• Sem tecnologia ficamos mais “despertos” para as situações mais simples da vida, mas significativas para o crescimento pessoal

O episódio Nosedive está disponível na Netflix.
Deixamos aqui um pequeno resumo:
Usando implantes oculares e dispositivos móveis, as pessoas classificam suas interações realizadas online e pessoalmente numa escala de cinco estrelas. Este sistema cultiva relações falsas, pois a classificação de uma pessoa afeta significativamente seu status socioeconómico. Lacie é uma jovem atualmente avaliada com 4.2 e entusiasmada para adquirir auto-aperfeiçoamento.
Para obter um desconto na aquisição de um apartamento de luxo, Lacie tem de alcançar uma avaliação de 4.5. Assim, Lacie tenta ganhar a admiração de pessoas altamente avaliadas, uma vez que estas têm maior impacto nas pontuações.
A grande oportunidade de alcançar rapidamente a avaliação de 4.5 surge, quando uma amiga de escola, Naomi, pede para Lacie ser dama de honra no seu casamento, com muitos convidados altamente avaliados.
Após uma série de contratempos no caminho do casamento, que fazem as suas avaliações caírem, Naomi liga para Lacie e diz que ela já não poderá assistir ao seu casamento (uma fez que a pontuação é demasiado baixa).
Irritada, Lacie consegue chegar ao copo de água e, alcançando o microfone, decide discursar sobre Naomi e a forma como esta a usou ao longo da sua vida.
Os convidados avaliam-na negativamente, fazendo com que sua avaliação caia para zero. Ela fica perigosamente perturbada e os seguranças tiram-na do local.
Lacie é presa e a tecnologia que suporta o sistema de avaliação é removida dos seus olhos. Finalmente Lacie sente-se livre e termina a discutir com outro “prisioneiro” sem se preocuparem com as “avaliações” das outras pessoas.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nosedive_(Black_Mirror)
Para aprofudar este tema: https://observador.pt/opiniao/nosedive/







Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
