No passado dia 2 de Junho realizou-se a Conferência "Flexibilidade Curricular, Como chegamos lá?" no Centro Cultural de Cascais Para este evente foram convidades vários alunos para dar a sua opinião sobre este projeto e a nossa escola esteve representada pelo Bruno Lemos do 7ºano e por mim,, Margarida Forte do 10ºano.

A sessão começou com um momento musical com o Grupo de Guitarras e Coro da nossa escola, dirigidos pela professora Rosário Correia.
Esta conferência foi organizada e dinamizada pela FAP - Federação das associações de pais e encarregados de educação de Cascais e como tal, o seu presidente, o Sr. José Batalha, fez uma introdução com a colaboração do Diretor Municipal Coesão e Capacitação Social, Dr, Miguel Arrobas.
Logo a seguir foi a nossa vez. A vez dos jovens darem a sua opinião.
E numa conversa moderada pelo Dr. Miguel Arrobas, alunos de vários anos de escolaridade e de várias escolas do concelho de Cascais, inseridos em turmas com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, PAFC, falaram e deram a sua opinião sobre o mesmo. 
Não devem ser apenas os adultos a decidirem tudo por nós, a decidirem o NOSSO futuro sem nos ouvirem, e por isso esta atividade foi extremamente importante, e deveria ser repetida mais vezes, porque afinal, somos nós jovens que vivemos de verdade esta experiência e lidamos com os obstáculos que nos surgem diariamente. Nós, melhor do que ninguém, sabemos dizer o que mudou efetivamente, os aspetos positivos, negativos e o que deve ser melhorado. A nossa opinião também deve contar! O moderador direcionou e fez-nos perguntas sobre este projeto, às quais fomos respondendo e mostrando o nosso ponto de vista.
Penso que todos os presentes ficaram impressionados com o facto de jovens desde o 5º ano de escolaridade ao 10ºano conseguirem defender as suas opiniões e ter uma conversa sobre um tema tão importante como a  Educação, como costuma acontecer entre“gente crescida”.
Depois da pausa e de um pequeno lanche, foi a vez dos “crescidos” falarem sobre este assunto. Deram-se testemunhos e falou-se sobre os aspetos negativos, também mencionados por nós na primeira parte,  aos quais o sr Secretário de Estado da Educação, João Costa, tentou dar resposta. Os professores que falaram mostraram que é possível dar aulas de forma diferente e cativar os seus alunos. 
Acredito que estamos a ir na direção certa, pois o sistema de ensino em que o professor fala e o aluno ouve tem de mudar! Não devemos querer educar robôs que apenas absorvem e repetem o que lhes foi dito sem questionar, mas sim jovens sonhadores, autoconfiantes, criativos, autónomos e que saibam pensar por si próprios.
Não vai ser um caminho fácil,...mas, se cada um de nós tiver vontade para o fazer, então vamos conseguir alcançar coisas fantásticas!
Margarida Forte (10ºB)

 

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...