No dia 26 de fevereiro, realizou-se o jogo “Caça ao Tesouro Linguístico” no âmbito da disciplina de Português Língua Não Materna, envolvendo as turmas 5.ºA e 6.ºA, sob a orientação do professor José Ferreira (Manuel Pinho).
Ao longo de 90 minutos, os alunos participaram numa atividade dinâmica ao ar livre, resolvendo diferentes desafios linguísticos distribuídos pelo espaço exterior da escola. A iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, não só pelo entusiasmo demonstrado, mas também pelos múltiplos benefícios pedagógicos e sociais alcançados.
Um dos aspetos mais relevantes foi o melhor conhecimento do espaço escolar. Ao circularem pelo exterior, os alunos exploraram diferentes zonas da escola, apropriando-se do espaço de forma mais consciente e significativa, reforçando o seu sentimento de pertença.
Paralelamente, a atividade promoveu importantes mensagens de inclusão, educação e motivação. As pistas e desafios integravam conteúdos que incentivavam o trabalho em equipa, o respeito mútuo e a valorização da diversidade, reforçando a importância de uma escola inclusiva.
Do ponto de vista linguístico, os alunos consolidaram conhecimentos fundamentais de português, nomeadamente ao nível da gramática e do vocabulário. A aplicação prática da língua em contextos reais contribuiu para o desenvolvimento da fluência e da confiança na comunicação.
Destaca-se ainda a interação com os funcionários da escola, que constituiu um momento enriquecedor. Os alunos demonstraram as suas competências em situações reais, evidenciando também atitudes de cidadania, respeito e autonomia.
A atividade permitiu igualmente aprofundar o conhecimento dos alunos sobre Portugal, a escola e o meio envolvente, facilitando a sua integração numa nova realidade.
A fotografia final da atividade ilustra de forma clara a importância deste tipo de práticas pedagógicas diferenciadas. A mensagem “Juntos somos mais fortes” simboliza a necessidade de acolher e integrar estes alunos numa nova pátria, com uma nova língua e numa nova família, a comunidade escolar.
Esta iniciativa reforça, assim, a relevância de estratégias educativas inovadoras, que promovem não só a aprendizagem da língua, mas também a inclusão, a motivação e o desenvolvimento integral dos alunos.





Já se conhecem os vencedores do Concurso de Fotografia Científica 2025/2026.
Exposição Ciclo Celular na EBS Helena Cidade Moura
No dia 25 de março, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de Hóquei em patins na escola Escola Básica 2,3 de Alfornelos.
"Caça ao Tesouro Linguístico promove inclusão, motivação e aprendizagem ativa na escola. Inserida nas atividades da Semana do Patrono foi aberta hoje, dia 24 de março de 2026, a exposição “Carlos Carranca: Sílabas da Vida”.
Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em parceria com o Istituto Istruzione Secondaria Superiore Archimede, Rosolini, Sicília, Itália, participou recentemente numa visita de estudo a Bruxelas, no âmbito do programa Erasmus+, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições europeias.
No dia 13 de março, os alunos do 10º2, 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, participaram numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico , lecionada pela professora Catarina Espada, e Turismo - Informação e Animação Turística, lecionada pela professora Elisa Gouveia.
No dia 13 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 3º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 49 equipas, cerca de 248 alunos e foram disputados 78 jogos.
No dia 12 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 2º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 46 equipas, cerca de 120 alunos e foram disputados 98 jogos.
A visita de estudo ao Parque Marechal Carmona realizou-se no âmbito do Projeto Envolve-te, integrada nas disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET).

No dia 5 de março, a turma do 4º F da EB Fernando Teixeira Lopes participou no Torneio Concelhio do Jogo do Mata / Fase Ocidental, no Pavilhão Desportivo de Murches.
As turmas do 5.º A e 5.º B participaram recentemente numa aula interdisciplinar que juntou as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), lecionada pelo Professor José Ferreira (Manuel Pinho), e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientada pelo Professor Pedro Filipe.