Destaques do "Magazibn"

  • A EB Raul Lino comemorou a Semana do Patrono com atividades diversificadas, diferenciadas, significativas e muito divertidas!

    Continuar...
  • Na noite de 4 de abril realizou-se na Casa das Artes um espetáculo onde alunos do agrupamento mostraram os seus talentos artísticos. 

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade, a equipa educativa das turmas 5ºG e 5ºH apresentaram a peça de teatro de Marionetas "O Peixe", do professor Rui Valente, duas vezes durante a semana do Patrono.

    Continuar...
  • O Bruno Bento, ex-aluno da Ibn Mucana, regressou à escola para apresentar o seu primeiro livro "Animais Relógio". Foram várias as ideias que o Bruno quis passar aos alunos...

    Continuar...
  • No final da manhã do dia 5 de abril, último dia da Semana do Patrono, alunos e colaboradores da escola cantaram os parabéns pelos 30 anos da Ibn Mucana. Não faltou o bolo e, apesar do frio e da chuva que se juntaram à festa, o momento foi de alegria e boa disposição.

    Continuar...
  • No dia 4 de abril foi a vez do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais proporcionarem aos alunos da Ibn Mucana momentos de aprendizagem bem divertidos.

    Continuar...
  • Elementos da equipa da Cascais Jovem estiveram na Ibn Mucana a apresentar todos os projetos que estão disponíveis para jovens de todas as idades, nomeadamente os projetos de voluntariado e o Espaço S. 

    Continuar...
  • Os alunos do 8ºD lançaram um desafio a todos os alunos do 2º e 3º ciclos para recriarem o símbolo do agrupamento utilizando materiais recicláveis. Os trabalhos estiveram expostos ao longo da semana e os alunos votaram no seu preferido.

    Continuar...
  • Dia 4 de abril a senhora Secretária de Estado da Educação Drª Alexandra Leitão conversou com os alunos sobre o seu percurso político e os desafios que as mulheres, ainda hoje, têm na sua vida profissional e especial na área da política.

    Continuar...
  • No dia 4 de abril foi com muito entusiasmo que alunos do ensino secundário receberam o professor Daniel Sampaio para uma conversa sobre o suicídio juvenil. Muitos jovens, devido a diferentes situações, acabam por não conseguir superar os seus problemas, e entram em depressão. 

    Continuar...
  • Dia 2 de abril, numa conversa com o geólogo Nuno Leal do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, alunos do 3ºciclo tiveram a oportunidade de ficar a conhecer melhor o que são os sismos.

    Continuar...
  • No dia 1 de abril todos os alunos do 9º ano da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, construíram uma Tabela Periódica Humana.

    Continuar...
  • Mais um ano de Pitéu que prima pela generosidade e boa disposição! Desta forma, premeamos o corpo docente , assistentes operacionais e pessoal administrativo nas atividades da Semana do Patrono. 

    Continuar...
  • No dia 20/03/2019, decorreu a segunda fase do “Concurso de Literacia 3 Di” . Continuar...

Maratona de Xadrez 2018

No dia 22 de março, realizou-se a Maratona de Xadrez, com a participação de todas as turmas do 5º ano (223 alunos). Durante 4 horas as turmas foram entrando, jogando com entusiasmo até que se chegou à final....

Os alunos finalistas foram o Lucas Delgado do 5ºA e Martim Amaro do 5ºF, saindo vencedor desta Maratona de Xadrez, o aluno  LUCAS DELGADO…ficando em segundo (honroso) lugar o aluno  MARTIM AMARO!!!
Ganharam livros de aventuras...
Foram todos vencedores, pelo entusiasmo, pelo empenho e também, em muitos casos, pelo saber...
Ao longo deste período realizaram-se torneios em cada turma tendo os dois primeiros lugares, em cada turma, recebido como prémio um livro. Foi um processo de consolidação dos saberes e competências acumuladas acerca do jogo, suas regras e possibilidades. Podemos afirmar, após a avaliação individual e atribuição de níveis de acordo com os Critérios de Avaliação pré-estabelecidos, que 90% dos alunos sabe jogar e joga bem, 5% joga muito bem revelando enorme potencialidade para serem bons jogadores (assim tenham continuidade neste jogo) e, 5% conhece as regras mas ainda não adquiriu as competências mínimas embora, todos, demonstrem uma excelente atitude perante o jogo.
O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.
O Xadrez - o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo...
No terceiro período, a tarefa vai complicar-se pois pretendemos que os alunos resolvam situações problemáticas…
Rui Manuel Torrado Valente

 

                

Consulta das avaliações do 2º período

Estão disponíveis para consulta individual as avaliações referentes  ao 2º período através da plataforma INOVAR - "Consulta Alunos"

Matrículas - Pré-escolar e 1º Ciclo

O processo das matrículas é estabelecido pelo Despacho normativo nº6/2018.

Período de Matrículas 
Início: 15 de abril (segunda- feira)
Termo: 17 de junho (segunda- feira)

Local: na escola sede do Agrupamento -
Escola Básica e Secundária Ibn Mucana – Rua do Pombal – Alcabideche

Horário:
 Segundas, terças, quintas e sextas- feiras das 9h às 15h

Obter o impresso de  matrícula

Alcabideche, 12 de abril de 2019

A Diretora
___________________________
Lic. Maria Teresa de Matos Lopes

Exames 2018/19