Nos dias 1 e 2 de abril, tivemos a visita dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ourique no âmbito do projeto MUDA TT (Muda o Teu Território). O grupo foi acompanhado por alguns alunos da turma D, do 12º ano. O objetivo do projeto é promover a partilha da vivência de duas realidades diferentes: o interior, rural/o litoral, urbano. Desta vez, Ourique esteve em Cascais.
O programa foi diversificado e começou na Casa das Artes com dois workshops: um de Cianotipia “Ver através do Sol” (Cianotipia é um processo químico de impressão em tons de azul ciano, que consiste na reação da luz ultravioleta (luz solar) a uma mistura química aplicada em suporte de papel) e o segundo de cerâmica: azulejaria portuguesa (pintura de um azulejo com técnica de azulejo tradicional
português). Estes workshops tiveram a participação de alguns alunos da turma H, do 12º ano.
Do programa fez também parte a prática do surf, momentos bem passados na praia de S. Pedro do Estoril na companhia de alunos da Hungria que se encontravam na nossa escola no âmbito do Erasmus +.
O jantar do dia 1 de abril aconteceu no refeitório da Escola Ibn Mucana, num clima de boa disposição e convívio muito agradável.
A tempestade Nuria impediu a realização do passeio a bordo do galeão “Estou para ver” e obrigou a um plano B: a visita ao Palácio da Cidadela, com muitos pontos de interesse e de que todos gostaram.
O programa terminou com uma visita à redação do Expresso e uma passagem pelos estúdios da SIC que despertou muita curiosidade por parte dos alunos, pois para alguns a área da Comunicação Social pode vir
a ser uma hipótese no percurso académico a seguir.
No final, os alunos das duas escolas fizeram um balanço muito positivo por aquilo que aprenderam e também pela interação que estabeleceram.
Este programa foi possível graças à disponibilidade da direção (professoras Teresa Lopes e Gabriela Neto), das professoras Isadora Pestana e Filipa Spínola que orientaram os workshops realizados na Casa
das Artes e dos professores José Dias e Nuno Pimpão, responsáveis pela atividade de surf.
A todos, muito obrigado!












Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
