Requalificação da Escola Ibn Mucana 
Alteração de acessos

A partir de 14 de outubro de 2025, devido às obras na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o acesso principal será pela nova portaria da rua Cidade de Luanda-Angola, com trânsito restrito a residentes e serviços específicos. Mantém-se o acesso pedonal e a faixa de largada na rua do Pombal.
Entre as 7:50h e as 8:10h, o portão de serviço junto aos campos desportivos estará aberto para entrada de alunos, com acesso pela rua dos Lírios.
Agradecemos a compreensão pelos eventuais transtornos.

CLICAR NA IMAGEM

                                    

 

Olhares por um Futuro Sustentável


CLICA EM CADA  IMAGEM

Ciência Viva
Semana Cultura Científica 25/2

 BE  
Campanha de Doação de Livros

BE
Jornal das Vozes da Ibn 

 

 

CAMPANHA #ibnsemtlm

Cartaz criado por alunos do 8.ºA

Entre os dias 23 e 27 de fevereiro, dez alunos das turmas de 12º ano (A, D, E, G) participaram numa viagem a  Bruxelas, capital da Bélgica, no âmbito da disciplina de Ciência Política e em parceria com alunos do Istituto Secondario Superiore Archimedes, de Rosolini, na Sicília.

Esta viagem pode ser realizada graças ao programa Erasmus+ e teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência educativa e cultural.Durante a estadia de cinco dias, os alunos tiveram a oportunidade de visitar locais como o Parlamento Europeu, a Casa das Histórias da Europa, o Parlamentarium, a Grand Place e o 
Atomium.
A visita ao Parlamento Europeu foi um dos momentos mais marcantes, pois permitiu-nos compreender melhor o funcionamento das instituições europeias e o impacto das decisões políticas na nossa vida quotidiana.
O Parlamentarium surpreendeu por ser um museu interativo onde tivemos acesso, não só a uma infinidade de informações, como também um tempo de convívio.
O último ponto turístico a visitar, foi a Casa da História Europeia, um espaço que conta “toda a evolução da Europa”. Nesse mesmo edifício fomos guiados e foram-nos apresentados vários momentos históricos e ideologias de várias épocas da Europa. A exposição, em vários pisos, era muito à base de imagens, de esculturas e cenários representativos, sendo tudo explicado pela guia. Nos últimos 15 minutos da visita guiada, os alunos ficaram à vontade para tirarem as fotos e observar com mais detalhe aquilo que mais lhes interessava.
A viagem proporcionou-nos também a observação das diferenças culturais. Por exemplo, espantou-nos muito ausência de caixotes do lixo pelas ruas. Era raro não haver uma rua com uma grande acumulação de sacos do lixo e de lixo espalhado pelo chão, algo que nenhum de nós esperava, por acharmos que a Bélgica seria um país muito mais evoluído nas questões ambientais. 
Além da visita a Bruxelas, visitamos, Gante, que de entre as duas cidades, foi a que mais nos chamou à atenção, devido à sua beleza. Ficamos todos encantados com arquitetura da cidade e pela presença massiva de bicicletas, que também causou alguma deslumbramento. Porque apesar da quantidade de vezes que se viu passar uma bicicleta em grandes velocidades, não vimos nenhum acidente.
Além das visitas, os estudantes puderam ter momentos de convivência com um grupo de alunos de uma escola italiana, promovendo uma troca cultural e outra perspetiva das coisas. Também o desenvolvimento de novas amizades. 
Testemunho de alguns alunos portugueses:
Bem, para mim esta viagem foi única pois, nunca tinha andado de avião nem tinha saído do país antes. Relativamente à experiência na Bélgica, tive momentos espetaculares e inesquecíveis com os colegas e professoras da minha escola e até mesmo com os colegas italianos, que nos acompanharam nesta mesma viagem. Aproveitei tudo ao máximo, desde o momento de partida e de chegada, até todos os pontos turísticos mais importantes da Bélgica. Foi uma viagem incrível com aventuras e interações maravilhosas.
Queria agradecer também às professoras, Luísa Correia e Teresa Gomes pela paciência e carinho perante todos os alunos...um obrigado não chega.
” (Bruno Pereira, 12ºD)
"Diverti-me bastante e conheci pessoas novas como a Inass, uma aluna Italiana. Foi uma viagem bastante marcante para mim porque nunca tinha viajado com amigos.” (Letícia Narciso, 12ºD)
“Foi a minha primeira viagem para fora de Portugal, e visitar Bruxelas e Gante, deixou-me com a vontade de ficar lá mais tempo. Fiquei encantando com a beleza das cidades, com a arquitetura e com a grande diversidade de culturas que presenciei durante aqueles dias. Outro ponto que me fez gostar da viagem foi a interação com os alunos italianos, que no início foi um pouco mais tímida, porém, com o tempo, fomos nos dando muito melhor e mantendo contacto até aos dias de hoje. Recomendo muito esta viagem e gostaria que todos os alunos tivessem a mesma oportunidade que eu tive, pois é algo fascinante. Foi uma viagem enriquecedora e inesquecível!” (Martim Cardona, 12ºD)
Autores Bruno Pereira, Letícia Narciso e Martim Cardona (12.ºD)

450

Destaques do Magazibn

  • Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.

    Continuar...
  • A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.

    Continuar...
  • Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.

    Continuar...
  • Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.  

    Continuar...
  • Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.

    Continuar...
  • No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.

    Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+  2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.

    Continuar...
  • O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

    Continuar...
  • No dia 17 de Novembro, a nossa turma do primeiro ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva deslocou-se até à Escola Pereira Coutinho onde deu apoio ao Projeto Ginasticar, Projeto da Câmara Municipal de Cascais dirigido aos alunos do 1º ciclo do Concelho. Continuar...
  • Regista-se, com especial apreço, o envolvimento exemplar dos alunos voluntários que participaram na recolha de bens essenciais, realizadas no âmbito do projeto L.A.R., para o CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (8 e 9 de novembro).

    Continuar...
  • No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela". Continuar...
  • No passado dia 12 de novembro realizou-se o Corta-Mato do Agrupamento Ibn Mucana, evento que contou com 235 alunos inscritos, do 3º ao 12º ano, com representantes das 6 Escolas do Agrupamento.
    Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!

    Continuar...
  • Dias 4 e 6 de novembro de 2025 o 5º ano da Ibn Mucana foi em Visita de Estudo às Grutas de Santo António, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de, posteriormente, discutir, entre outros aspetos, a importância dos minerais, das rochas e do solo nas atividades humanas.

    Continuar...