Entre os dias 23 e 27 de fevereiro, dez alunos das turmas de 12º ano (A, D, E, G) participaram numa viagem a  Bruxelas, capital da Bélgica, no âmbito da disciplina de Ciência Política e em parceria com alunos do Istituto Secondario Superiore Archimedes, de Rosolini, na Sicília.

Esta viagem pode ser realizada graças ao programa Erasmus+ e teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência educativa e cultural.Durante a estadia de cinco dias, os alunos tiveram a oportunidade de visitar locais como o Parlamento Europeu, a Casa das Histórias da Europa, o Parlamentarium, a Grand Place e o 
Atomium.
A visita ao Parlamento Europeu foi um dos momentos mais marcantes, pois permitiu-nos compreender melhor o funcionamento das instituições europeias e o impacto das decisões políticas na nossa vida quotidiana.
O Parlamentarium surpreendeu por ser um museu interativo onde tivemos acesso, não só a uma infinidade de informações, como também um tempo de convívio.
O último ponto turístico a visitar, foi a Casa da História Europeia, um espaço que conta “toda a evolução da Europa”. Nesse mesmo edifício fomos guiados e foram-nos apresentados vários momentos históricos e ideologias de várias épocas da Europa. A exposição, em vários pisos, era muito à base de imagens, de esculturas e cenários representativos, sendo tudo explicado pela guia. Nos últimos 15 minutos da visita guiada, os alunos ficaram à vontade para tirarem as fotos e observar com mais detalhe aquilo que mais lhes interessava.
A viagem proporcionou-nos também a observação das diferenças culturais. Por exemplo, espantou-nos muito ausência de caixotes do lixo pelas ruas. Era raro não haver uma rua com uma grande acumulação de sacos do lixo e de lixo espalhado pelo chão, algo que nenhum de nós esperava, por acharmos que a Bélgica seria um país muito mais evoluído nas questões ambientais. 
Além da visita a Bruxelas, visitamos, Gante, que de entre as duas cidades, foi a que mais nos chamou à atenção, devido à sua beleza. Ficamos todos encantados com arquitetura da cidade e pela presença massiva de bicicletas, que também causou alguma deslumbramento. Porque apesar da quantidade de vezes que se viu passar uma bicicleta em grandes velocidades, não vimos nenhum acidente.
Além das visitas, os estudantes puderam ter momentos de convivência com um grupo de alunos de uma escola italiana, promovendo uma troca cultural e outra perspetiva das coisas. Também o desenvolvimento de novas amizades. 
Testemunho de alguns alunos portugueses:
Bem, para mim esta viagem foi única pois, nunca tinha andado de avião nem tinha saído do país antes. Relativamente à experiência na Bélgica, tive momentos espetaculares e inesquecíveis com os colegas e professoras da minha escola e até mesmo com os colegas italianos, que nos acompanharam nesta mesma viagem. Aproveitei tudo ao máximo, desde o momento de partida e de chegada, até todos os pontos turísticos mais importantes da Bélgica. Foi uma viagem incrível com aventuras e interações maravilhosas.
Queria agradecer também às professoras, Luísa Correia e Teresa Gomes pela paciência e carinho perante todos os alunos...um obrigado não chega.
” (Bruno Pereira, 12ºD)
"Diverti-me bastante e conheci pessoas novas como a Inass, uma aluna Italiana. Foi uma viagem bastante marcante para mim porque nunca tinha viajado com amigos.” (Letícia Narciso, 12ºD)
“Foi a minha primeira viagem para fora de Portugal, e visitar Bruxelas e Gante, deixou-me com a vontade de ficar lá mais tempo. Fiquei encantando com a beleza das cidades, com a arquitetura e com a grande diversidade de culturas que presenciei durante aqueles dias. Outro ponto que me fez gostar da viagem foi a interação com os alunos italianos, que no início foi um pouco mais tímida, porém, com o tempo, fomos nos dando muito melhor e mantendo contacto até aos dias de hoje. Recomendo muito esta viagem e gostaria que todos os alunos tivessem a mesma oportunidade que eu tive, pois é algo fascinante. Foi uma viagem enriquecedora e inesquecível!” (Martim Cardona, 12ºD)
Autores Bruno Pereira, Letícia Narciso e Martim Cardona (12.ºD)

450

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...