O Projeto Erasmus+ uniu escolas de Ímola, Badajoz e Cascais numa semana de intercâmbio cultural. De 10 a 14 de fevereiro de 2025, a EBS Ibn Mucana foi palco de um emocionante encontro internacional no âmbito do projeto Erasmus+. O evento reuniu estudantes e professores de Ímola (Itália), Badajoz (Espanha) e Cascais (Portugal) numa experiência enriquecedora de intercâmbio cultural e educativo.
Alunos do 9ºano das tumas E, G, I e J em conjunto com as professoras Rosário Valente e Teresa Brás prepararam um programa diversificado e envolvente de forma a proporcionar aos participantes uma imersão completa na cultura local e promover a interação entre os estudantes dos três países. As atividades incluíram: apresentações sobre as escolas e trabalhos dos alunos, participação em aulas de diversas disciplinas, como Educação Física, Matemática, Físico Química, Ciências Naturais e Expressão Plástica; visitas culturais a Cascais, com a receção pelos vereadores da Câmara Municipal de Cascais, a Sintra, ao Parque das Nações e ao Oceanário, atividades lúdicas como um peddypaper, uma aula na Sala de Inovação Digital e uma aula de surf na praia de São Pedro. Houve também momentos de convívio com as famílias anfitriãs com um jantar partilhado com a presença da diretora do agrupamento Teresa Lopes. O sucesso desta iniciativa foi resultado do esforço conjunto de toda a comunidade escolar. Numa nota de agradecimento, os organizadores expressaram sua gratidão a todos os envolvidos, destacando a generosidade das famílias que acolheram os estudantes estrangeiros, o comportamento exemplar e o espírito de amizade demonstrado pelos alunos, o apoio incansável dos funcionários da escola, a dedicação dos professores que prepararam atividades especiais, o trabalho da coordenadora do programa Erasmus+ professora Dalila Chumbinho.
Esta semana de intercâmbio não se limitou a proporcionar momentos inesquecíveis; cimentou laços duradouros entre escolas e culturas. Através do projeto Erasmus+, os jovens participantes experienciaram na prática os valores basilares da União Europeia: a promoção da paz, o entendimento mútuo e uma cidadania ativa e participativa.
Ao abraçar o tema "A paz é o caminho para uma vida sustentável", o projeto Erasmus+ demonstrou o poder transformador da educação internacional na construção de um futuro risonho para todos. Ao fomentar a colaboração, a empatia e o respeito pela diversidade, esta iniciativa contribui ativamente para a formação de uma geração de cidadãos globais, conscientes e empenhados em edificar um mundo mais justo, pacífico e ecologicamente equilibrado.
(As professoras Rosário Valente e Teresa Brás)








Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
