No dia 09 de dezembro, pelas 13 horas e 30 minutos, deu-se início à montagem da “árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de matemática do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana e da sua direção, este ano com uma novidade: a participação de elementos da comunidade envolvente ao Agrupamento.
Assim, tivemos o privilégio de contar com a participação do Centro Social e Paroquial de São Vicente de Alcabideche, Associação de Bem Estar Social de Alcabideche, Centro de Apoio Social do Pisão e Estabelecimento Prisional do Linhó (alunos da disciplina de matemática). Cada uma destas entidades contribuiu com uma fita totalmente idealizada e elaborada pelos seus elementos que veio trazer um acréscimo em qualidade à arvore de Natal que, com tanto gosto, deixámos de dinamizar de forma singular, passando a uma pluralidade de atores nesta oferta à população da freguesia de Alcabideche e do concelho de Cascais. Para a concretização deste enorme desafio contámos, também com a preciosa colaboração dos alunos e respetivos pais do pré-escolar até ao 3.º ciclo do ensino básico, assistentes operacionais, assistentes técnicas e professores de todos os ciclos de ensino. A autorização da utilização dos três cedros da “rotunda das piscinas” e a disponibilização dos meios para a colocação dos enfeites coube, mais uma vez, à Junta de Freguesia de Alcabideche, na figura do Sr. Presidente José Filipe Ribeiro, pelo que agradecemos esta oportunidade, que classificamos de maravilhosa e única. Temos uma palavra especial para o Sr. Luís Lopes, Sr. André Gomes e Sr. José Augusto que, com as suas mestrias e conhecimentos técnicos, possibilitaram a delicada missão de aplicação de todos os enfeites nos cedros. A toda a comunidade escolar e respetivas famílias e entidades exteriores que connosco colaboraram, desejamos umas festas felizes e agradecemos, de coração, todo o empenho, dedicação e colaboração sem os quais seria impossível concretizar, mais uma vez, esta façanha.










Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
