Entre os dias 21 e 25 de outubro, seis alunos do 9.ºJ e um aluno do 9.ºI participaram numa mobilidade em Badajoz, Espanha, no âmbito do programa Erasmus+. A atividade decorreu no Colégio Sopeña e integrou o projeto europeu "Different Countries. Same Values", focado na temática da sustentabilidade.
Além dos alunos portugueses, estiveram também presentes cinco alunas do Istituto Comprensivo I.C. N.6 Via Villa Clelia-Imola, de Itália, que, juntamente com os seus colegas espanhóis e portugueses, exploraram e debateram ideias sobre a importância da sustentabilidade no mundo atual.
Durante os cinco dias de mobilidade, os alunos participaram em diversas atividades que promoveram o trabalho colaborativo, a troca de experiências culturais e a partilha de boas práticas. Destaque para a forte hospitalidade demonstrada pelos anfitriões espanhóis, que proporcionaram uma experiência marcante e acolhedora. A interação entre os participantes resultou na criação de laços muito próximos entre os alunos portugueses e espanhóis, refletindo o espírito de união que caracteriza o programa Erasmus+.
Entre os participantes, sobressaiu a aluna Maria Helena Armesto, cuja tenacidade e sentido de responsabilidade se evidenciaram. Maria Helena assumiu a condução de duas atividades dinamizadas pelos alunos portugueses: uma apresentação e um workshop, que foram muito elogiados pela sua qualidade e pelo impacto positivo junto dos colegas internacionais.
Esta mobilidade marca o início de um ciclo de trocas entre os países envolvidos. A próxima etapa ocorrerá de 10 a 14 de fevereiro de 2025, quando será a vez da nossa escola receber os alunos espanhóis e italianos. Durante essa semana, os trabalhos estarão centrados na temática "A paz é o caminho rumo a uma vida sustentável", aprofundando a reflexão sobre os desafios globais para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.
As professoras Rosário Valente e Teresa Brás, responsáveis pelo projeto, destacaram a importância da experiência como uma oportunidade para o crescimento académico, social e cultural dos alunos, reforçando os valores europeus de cooperação e partilha.
Este projeto confirma, uma vez mais, o sucesso das iniciativas Erasmus+ na formação dos jovens, preparando-os para um futuro mais sustentável e colaborativo.








Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
