Provas de Avaliação Externa

  • Prazos de inscrição para Provas do Ensino Básico e para Provas e Exames do Ensino Secundário (Clicar AQUI)
     
  • PIEPE - Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (Período de inscrição, 1.ª Fase: de 6 a 19 de março de 2026)(Clicar AQUI) NOVO (05.03.2026)

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModA

Provas Ensaio - Provas Finais 

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 

           Concurso de Fotografia Científica                                          #ibnsemtelemóveis                
                           (clicar na imagem)                                                             Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

Nos dias 7 e 8 de novembro, Cascais foi palco do X Encontro Intermunicipal de Voluntariado, uma iniciativa da Confederação Portuguesa do Voluntariado que reuniu profissionais e voluntários de várias áreas para debater o futuro do voluntariado e os desafios que as novas gerações trazem a este campo.

O evento contou com a participação de várias entidades, entre as quais se destacam as professoras da equipa EducaEmAção: Cláudia Leal, Cristina Rouxinol, Paula Alves e Rosário Valente, assim como a senhora diretora do agrupamento, Teresa Lopes.
O tema do encontro deste ano foi “Voluntariado: as Próximas Gerações”, focando-se nos contributos e desafios que as novas gerações apresentam para o voluntariado. Este espaço de partilha, reflexão e ação incluiu uma série de atividades, como painéis temáticos, visitas a organizações de voluntariado e workshops práticos.
Entre os momentos mais significativos do encontro, destacam-se o painel temático sobre as próximas gerações de voluntários, as dinâmicas de reflexão e as visitas a projetos inspiradores de voluntariado ambiental, escolar e social. A visita ao Voluntariado Escolar, realizada na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, foi particularmente notável, com a participação ativa das professoras da equipa EducaEmAção, de quatro alunos da equipa OP Jovem e da professora Teresa Miranda. A sessão foi amplamente elogiada pela sua forte ligação à comunidade local e pela maneira como envolveu todos os participantes.
Outros momentos de destaque incluíram o Jantar e Celebração do Dia Internacional dos Gestores de Voluntariado, bem como as oficinas sobre como mobilizar as novas gerações para o voluntariado, a gestão de voluntariado e estratégias para o desenvolvimento de Bancos Locais de Voluntariado dinâmicos e mobilizadores. A sessão motivacional “Missão: O Voluntariado do Futuro, Agora” também foi um momento chave para inspirar os participantes a refletirem sobre o futuro do voluntariado.
O evento proporcionou ainda a oportunidade de conhecer as Perspectivas do Voluntariado Mundial, com foco em boas práticas e desafios globais, enriquecendo a experiência de todos os envolvidos.
A realização deste encontro foi um marco para o voluntariado local e nacional, reforçando a importância da colaboração entre diferentes gerações e áreas de intervenção para a promoção de um voluntariado mais dinâmico, inclusivo e adaptado às necessidades da sociedade.

Destaques do Magazibn

  • Treze alunos do 11 ano, turmas C e D, acompanhados por duas professoras,  encontram-se desde o dia 2 de março em Itália,Guilianova, num projeto de mobilidade Erasmus+ de curta duração. 

    Continuar...
  • As turmas do 5.º A e 5.º B participaram recentemente numa aula interdisciplinar que juntou as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), lecionada pelo Professor José Ferreira (Manuel Pinho), e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientada pelo Professor Pedro Filipe.

    Continuar...
  • No dia 25 de fevereiro, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de PPO + Velocidade.
    Participaram 24 alunos da Escola Ibn Mucana, que demonstraram grande empenho, entusiasmo e espírito desportivo ao longo de toda a atividade.

    Continuar...
  • No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participaram numa significativa ação solidária, em parceria com a Associação São Francisco de Assis.

    Continuar...
  • A final concelhia do Concurso de Leitura teve lugar no dia 12 de fevereiro de 2026, reunindo os onze Agrupamentos do concelho de Cascais. Pela EBS Helena Cidade Moura participaram as alunas Matilde Maria Mendes Ferreira,10ºF, e Sara Beroge Tavaria Nunes, 10ºG. 

    Continuar...
  • No dia 19 de fevereiro, a turma do 6.º G realizou uma visita de estudo à exposição “Paixão Universal – Arte Africana”, patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais.
    A mostra apresenta uma notável coleção de máscaras africanas e esculturas, reunindo peças resultantes de mais de 30 anos de colecionismo de Guillermo O. Martínez Castro.

    Continuar...
  • No dia 11 de fevereiro de 2026, participamos na Assembleia Municipal Jovem de Cascais, que teve lugar no Centro Cultural de Cascais. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cascais, tem como objetivo aproximar os jovens do funcionamento dos órgãos autárquicos e incentivar uma cidadania informada, crítica e participativa. Participamos nesta iniciativa em representação da nossa escola, com o acompanhamento das professoras Luísa Correia e Teresa Gomes.

    Continuar...
  • Entre os dias 10 e 15 de fevereiro, a docente de Inglês Paula Abreu participou num projeto de Job Shadowing na escola Liceo Statale Scientifico Ettore Majorana, em Desio, perto da cidade de Monza, na região da Lombardia, em Itália. 

    Continuar...
  • Ibn Mucana brilha na prova de Esgrima do Desporto Escolar
    O núcleo de Esgrima da Ibn Mucana esteve no passado dia 11 de fevereiro em mais uma etapa do calendário oficial do Desporto Escolar, disputada na Escola Secundária da Amadora.

    Continuar...
  • No dia 10 de fevereiro de 2026,  Miguel Bartolomeu Galvão, 12ºA, e Sofia da Costa Jorge de Sande e Castro, 11ºD, venceram a fase de escola do Concurso Concelhio de Escrita Criativa, na EBS Helena Cidade Moura e passaram à finalíssima.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino comemorou o Carnaval cheio de cor, ritmo e boa disposição.

    Continuar...
  • Entre os dias 9 e 13 de janeiro, no âmbito do Programa Erasmus+, acompanhei duas alunas do nosso agrupamento na sua mobilidade de longa duração, superior a um mês, no Lycée Jeanne d’Arc, em Nancy, França.

    Continuar...
  • Na Biblioteca Escolar, muitas foram as atividades feitas com o pré-escolar e 1º ciclo. Desde sessões de histórias e contos, oficinas de escrita criativa, concurso de leitura, concurso de escrita, atividades de leitura, jogos e requisições de livros. É divertido aprender com a Biblioteca!
    Na Biblioteca, janeiro foi assim... um mundo de histórias e atividades sem fim! 
    Clicar AQUI