
No dia 4 de março, os alunos do 8ºJ foram surpreendidos com uma aula invulgar, organizada pelo PESA e conduzida pela colaboradora da Cascais Ambiente, Andreia! O tema em destaque? "PLANTAS INVASORAS: EDUCAÇÃO, AÇÃO!"
Nesta sessão, os alunos descobriram que uma das maiores ameaças à biodiversidade dos ecossistemas em Portugal é a propagação de plantas invasoras, espécies exóticas com capacidade de colonizar rapidamente áreas vulneráveis, seja devido a incêndios, seja ao abandono de terras agrícolas ou florestais.
No Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), esta é uma preocupação antiga e crescente. Ao longo de décadas, uma extensa lista de espécies invasoras tem gerado alarme nesta área protegida, incluindo acácias, pitósporos, mimosas e chorões. Os incêndios e o abandono das terras têm facilitado a expansão destas espécies para novas áreas. Portanto, é crucial identificar estas espécies e participar em atividades de voluntariado ambiental para controlar as invasoras e promover a plantação de espécies autóctones, como sobreiros, medronheiros, estornos, salgueiros, carrascos ou lavandas.
Os alunos foram incentivados a ter uma voz ativa e participativa nas questões ambientais, através de jogos, debates e na criação de cartazes. As professoras de Ciências Naturais, Silvia Barão, e de Físico-Química Rosário Valente participaram nas atividades contribuindo para as novas aprendizagens dos seus alunos.
Esta experiência não só educou os alunos sobre a importância da preservação da biodiversidade, mas também os inspirou a agir, tornando-se verdadeiros defensores do ambiente. O futuro dos ecossistemas depende do nosso compromisso e ação hoje!








Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
