O Agrupamento Ibn Mucana esteve representado no Torneio de Esgrima da Amadora pela atleta Mariana Galo, da Escola Básica Fernando José dos Santos.
Esta foi a primeira experiência competitiva da Mariana e não podia ter corrido de melhor forma. Ao longo da jornada, inserida no escalão de Benjamins, foi defrontando os seus adversários com grande empenho e entusiasmo.

A equipa de Esgrima do nosso Agrupamento, para além do quadro competitivo oficial do Desporto Escolar, participa também em provas do Calendário da Federação Portuguesa de Esgrima ou Torneios organizados por Clubes, como este da Amadora, permitindo assim aos seus atletas uma maior riqueza de experiências.
Uma palavra ainda para a atleta Madalena, que, fruto de um pequeno contratempo de saúde, não pode estar presente.

Destaques do Magazibn

  • No dia 22 de Fevereiro, pelas 17 horas, na Casa das Artes, recebemos dois dos autores do livro "Tribuna Negra-Origem do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)", Pedro Varela e José Augusto Pereira, para uma tertúlia sobre o Movimento Negro no nosso país. Continuar...
  • Das atividades realizadas durante o 1º semestre pelos alunos do 10ºB, destaca-se a exposição na biblioteca “A comunicação antes e depois do 25 de Abril”, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento  e de Filosofia, integradas na AFC - Ventos de Liberdade. Foram utilizados exemplos dos meios de comunicação antigos e atuais, como a rádio, telefone, jornal, televisão e carta.

    Continuar...
  • A turma do 4ºD da EBFJS recebeu a visita de uma representante do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA) para dinamizar a sessão “”, uma atividade de sensibilização ambiental que alerta para o facto de a indústria da moda ser uma das mais poluentes do planeta.

    Continuar...
  • No passado dia 11 de janeiro, o 5ºI foi à Exposição "Memórias da Praia da Corte"na Galeria do Palácio da Cidadela.

    Continuar...
  • Este mês de Janeiro as turmas do 5ºD e 5ºF fizeram uma visita de estudo ao Museu do Mar, para saberem mais sobre o Polvo de Cascais e as Tartarugas marinhas, pois estão a trabalhar o ODS 14 - Proteger a Vida Marinha.

    Continuar...
  • No dia 11 de janeiro de 2024 saíram os resultados do Concurso Concelhio de Leitura – fase de escola, secundário, da EBS Helena Cidade Moura. Os dois vencedores que passaram à fase final foram os alunos João Francisco Machado,10ºC, e Miguel Bartolomeu Galvão, 10ºA.

    Continuar...
  • O espírito natalício esteve presente na EB Raul Lino e a comunidade escolar comemorou a época festiva em harmonia com os corações alegres e felizes! Feliz Natal!

    Clicar AQUI para assistir às imagens.

  • A turma A do 8º ano deseja a toda a comunidade escolar um Feliz Natal (Joyeux Noël) e um Bom Ano 2024 (Bonne Année)!

    Cique AQUI

  • Nos dias 18,19, e 20 de dezembro, os alunos do 11ºG e a professora de Francês, Vanessa Luís realizaram o tradicional "Marché de Noël", onde a comunidade educativa da EBSHCM pode desfrutar de alguns produtos franceses

    Continuar...
  • Nos dias 18 e 19 de dezembro, os alunos do 11ºD, visitaram a vila de Ourique, integrado no projeto
    MUDA TT.
    Durante estes dois dias, foram acompanhados pela Câmara Municipal de Ourique, pelos alunos da Escola de Ourique que integram o projeto MUDA TT, pelo AE de Ourique e respetiva Associação de Estudantes. Continuar...
  • No âmbito do Concurso Concelhio de Leitura, decorreu a fase de escola – secundário, no dia 19 de dezembro de 2023, na Biblioteca da EBS Helena Cidade Moura. Concorreram 23 alunos, tendo-se inscritos 35 alunos do 10ºA, B, C, 10º2, 10º 3, 11ºC, E, F, G, 11º1 e 2, 12ºB e 12º1 e 2. Continuar...
  • No dia 11 de dezembro, pelas 13 horas, deu-se início à montagem da “árvore de Natal Matemágica”, uma iniciativa do grupo de matemática  do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.
    Para a concretização deste enorme desafio, contámos com a preciosa colaboração da comunidade escolar: alunos e respetivos pais do pré-escolar até ao ensino secundário, assistentes operacionais, assistentes técnicas e professores de todos os ciclos de ensino. Continuar...
  • No passado dia 5 de dezembro, assinalou-se o Dia Internacional do Voluntário. Continuar...
  • No passado dia 30 de novembro, tomou posse a nova Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, sob a presidência da aluna Teresa Simão.  Continuar...