Nos dias 24 e 25 de outubro, a turma D (no âmbito do projeto MUDA-TT+) e a turma E do 11º ano (no âmbito da disciplina de Geografia, foram à cidade de Beja, acompanhadas pelas respetivas diretoras de turma e pela professora de Geografia. 
No dia 24 de novembro de 2023, o projeto fez a sua pré-apresentação em Lisboa, na Casa do Alentejo, em que participaram alunos de Beja e a turma D, do 10º ano. 
Um ano depois, juntamo-nos para comemorar essa data, mas também para fazer um balanço da nossa caminhada neste projeto, apresentar os novos parceiros, e tomámos conhecimento de algumas das ideias para o futuro do MUDA TT. Esta iniciativa decorreu no Pavilhão dos Sabores- Parque de Feiras e Exposição de Beja e marcou a Rentrée das ações dirigidas ao território e, em especial, aos alunos de diversas escolas. Assistimos a um momento cultural com música, foi um momento bastante alegre. 
No espaço utilizado para este evento, cada parceiro tinha a sua banca onde expôs os objetos e a gastronomia que melhor o identifica. Naturalmente que nós também decorámos a nossa banca com o que melhor simboliza o nosso agrupamento e a nossa região: o moinho, o mar e as nossas areias de Cascais que fizeram as delícias de quem teve oportunidade de as saborear.
 Foram-nos oferecidas uvas do Vale da Rosa. No final do dia ficamos alojados na casa do estudante situada em Beja.
No dia seguinte, logo de manhã fomos diretos à herdade do Vale da Rosa, onde fomos apresentados aos colaboradores e ao Comendador António Silvestre Ferreira que nos descreveu como funciona a colheita das uvas e também sobre a funcionalidade da Herdade. Tivemos uma visita guiada num trator turístico pela Herdade do Vale da Rosa. O guia levou-nos a uma degustação de vinagre feito a partir das passas das uvas envelhecidas em pipas de vinho do Porto. Depois disso tivemos um momento de almoço oferecido por um dos parceiros.
Após o almoço e a degustação dos produtos do Vale da Rosa regressamos a casa a saber mais sobre uma importante região do nosso país.
Bruno Pereira nº 3
Lucas Sampaio nº 13
(11ºD)

Destaques do Magazibn

  • Dia 27 de março, durante a Semana do Patrono, alguns alunos da turma 8ºJ e da turma 10ºC, foram inaugurar a InovaSala (Sala de Inovação Educativa). Esta sala, diferente das outras, encontra-se no pavilhão A.

    Continuar...
  • Na semana do Patrono realizámos uma atividade, “Different Art”. Esta atividade foi feita devido às acessibilidades, para os alunos do 5º e 6º anos. Pretendiamos dar a conhecer um pouco sobre a vida das pessoas com dificuldades e incapacidades, trabalho que realizamos no projeto de Equipa Educativa 8HIJ, duranto o 1º semestre no âmbito da parceria com a Associação Salvador.

    Continuar...
  • Olá! Eu sou o Afonso e sou líder digital do 5ºB.
    Durante a Semana do Patrono registei alguns dos momentos fantásticos das atividades em que eu, e os meus colegas, participamos ao longo destes três dias.

    Continuar...
  • Durante a Semana do Patrono os alunos do 11ºB estiveram a participar na atividade artística "Portas para a Ciência", na qual os alunos das turmas do Curso de Ciências e Tecnologias pintaram as portas do laboratório.

    Continuar...
  • Os alunos de Português de Língua Não Materna (PLNM) da professora Ana Fragoso, aceitaram o desafio para conhecerem a vida e a obra do nosso patrono, o poeta Ibn Mucana. AQUI ficam alguns desses trabalhos.

  • As alunas Leonor e Rafaela, do 9ºB. fizeram uma pequena reportagem do 1º dia da emana do patrono. Cilique AQUI para assistir.

  • A Semana do Patrono foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas muito diversificadas, significativas e divertidas! Memórias positivas que encheram o coração de todos!

    Continuar...
  • Os alunos do 11º B participaram numa atividade da Reciclaro.
    Durante duas sessões que decorreram na Escola Helena Cidade Moura, todos tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos acerca da importância da reciclagem e dos malefícios da utilização indevida dos plásticos, sobretudo no que diz respeito aos oceanos.

    Continuar...
  • No dia 14 de março a turma do 8ºB da Escola Ibn Mucana participou numa ação de informação sobre  plantas invasoras, tendo aprendido que  são plantas não nativas que se reproduzem ativamente e ameaçam a flora e a fauna nativas. 

    Continuar...
  • A Turma do 10º2 do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva teve o privilégio de, ao abrigo de um Intercâmbio entre Escolas, participar na “Semana Olímpica” do Agrupamento de Escolas André Gouveia em Évora. Tiveram oportunidade de conhecer um pouco da história do local e da Escola e participar num Torneio de “Tag Rugby” e Basquetebol. 

    Continuar...
  • No passado dia 20 de março, assistimos, na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, a uma sessão sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril: Os sindicatos na construção dos pilares da democracia”, cujo orador foi o Professor Manuel Carvalho da Silva, coordenador e secretário-geral da CGTP-Intersindical Nacional, entre 1986 e 2012.

    Continuar...
  • Dia 20 de março de 2024 o 6ºD da Ibn Mucana, acompanhado da Diretora de Turma, Professora Graça Corte-Real e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Moinho de Armação – Tipo Americano e a Padaria Flor Aveirense, em Alcabideche, no âmbito do Programa “Envolve-te”.

    Continuar...
  • O Dia Internacional do Pi é celebrado anualmente a 14 de março. Mais uma vez, os professores de Matemática do nosso Agrupamento organizaram a celebração deste dia, convidando os alunos a participarem criando peças temáticas, utilizando materiais sustentáveis. Uma variedade de trabalhos foi recolhida e uma exposição foi montada para compartilhar com a comunidade.

    Continuar...
  • No âmbito do Erasmus+, sete alunos do 9ºC, acompanhados pelas professoras Ana Amador e Alexandra, tiveram oportunidade de conhecer a Vasil Levsky Secondary School, na Bulgária.

    Continuar...