
Entre os dias 10 e 16 de julho, no âmbito do Projeto Erasmus +, as professoras Carmen Lourenço, Célia Magro e Sara Alves frequentaram o curso 21stCentury Skills for Students and Teachers, na escola de línguas Molinos de Viento, na bonita e peculiar cidade de Amesterdão.
Estando a nossa sociedade em constante mudança, mudança essa cada vez mais rápida e exigente, os alunos parecem estar cada vez menos motivados para aprender conteúdos e mais carentes de habilidades para a construção dos seus projetos de vida e carreiras profissionais. Ao mesmo tempo, os professores sentem que carecem de ferramentas eficazes para educar os alunos de hoje e para lidar com os currículos escolares. Este curso orientou os participantes a encontrar um “compromisso” entre as exigências da escola, as motivações dos alunos e a necessidade de desenvolver as suas competências.
Os participantes indagaram como as teorias podem ser conectadas à vida real, como o conhecimento é incorporado em competências amplas, bem como o que “competência” deve significar no domínio educacional. Foram também explorados recursos, exemplos, prós e contras das várias metodologias de ensino.
As professoras envolveram-se em muitas atividades práticas para planear aulas numa ótica de task-based learning , aprendizagens baseadas em projetos e sala de aula invertida, bem como avaliar os alunos durante o processo de aprendizagem com o uso de rubricas.
No final do curso, as professoras sentiram-se mais familiarizadas com o conceito de competências na educação atual, sentiram-se mais criativas ao descobrir soluções personalizadas e, principalmente, com muita vontade de aplicar tudo o que aprenderam com os seus alunos, tornando as aprendizagens mais relevantes, significativas e úteis. Para finalizar, as professoras não podem deixar de referir o extraordinário ambiente saudável do grupo que frequentou este curso, graças à competência e dedicação do professor Jarek Sacharski.








Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
