
Entre os dias 22 e 26 de maio, no âmbito do projeto Erasmus +, um grupo de 14 alunos das turmas D e F, acompanhados pelas professoras Luísa Correia e Tânia Santos, participaram na mobilidade de grupo ao Istituto di Istruzione Secondaria Superiore Archimede, em Rosolini, na Sicília.
Este projeto teve como tema a sustentabilidade ambiental e os alunos realizaram trabalhos de grupo sobre esta temática. Participaram, ainda, nos workshops “Cooking Lab” e “Green Future” e em atividades desportivas. Os workshops permitiram conhecer melhor a realidade da região visitada e estabelecer relações com os seus pares.
Os alunos tiveram também oportunidade de visitar os centros históricos de Noto, Taormina e Siracusa. Na localidade de Noto salienta-se a arquitetura marcadamente barroca. Em Taormina respira-se História com particular destaque para o Teatro Grego, construído no século III a.C. Foi reestruturado pelos romanos posteriormente, no século II d.C. É o segundo maior teatro grego não só da Sicília, como da Itália (depois do de Siracusa). Este local beneficia de uma esplendorosa vista para o mar Jónico e para o vulcão Etna. Em Siracusa visitamos o parque arqueológico de Néapolis de onde se destaca o Anfiteatro Romano e o Teatro Grego e a Ilha de Ortigia onde se encontram alguns dos principais monumentos.
Os alunos foram recebidos pelo Presidente da Câmara que fez uma descrição sobre as características do município e presenteou-nos com uma série de fotografias que retratam alguns dos principais marcos da cidade.
Esta mobilidade foi muito enriquecedora, porque proporcionou o contacto com uma realidade cultural diferente e permitiu desenvolver nos alunos competências como a autonomia, responsabilidade e cooperação. Foi também uma oportunidade para aprofundar as relações entre pares.









Já se conhecem os vencedores do Concurso de Fotografia Científica 2025/2026.
Exposição Ciclo Celular na EBS Helena Cidade Moura
No dia 25 de março, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de Hóquei em patins na escola Escola Básica 2,3 de Alfornelos.
"Caça ao Tesouro Linguístico promove inclusão, motivação e aprendizagem ativa na escola. Inserida nas atividades da Semana do Patrono foi aberta hoje, dia 24 de março de 2026, a exposição “Carlos Carranca: Sílabas da Vida”.
Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em parceria com o Istituto Istruzione Secondaria Superiore Archimede, Rosolini, Sicília, Itália, participou recentemente numa visita de estudo a Bruxelas, no âmbito do programa Erasmus+, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições europeias.
No dia 13 de março, os alunos do 10º2, 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, participaram numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico , lecionada pela professora Catarina Espada, e Turismo - Informação e Animação Turística, lecionada pela professora Elisa Gouveia.
No dia 13 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 3º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 49 equipas, cerca de 248 alunos e foram disputados 78 jogos.
No dia 12 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 2º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 46 equipas, cerca de 120 alunos e foram disputados 98 jogos.
A visita de estudo ao Parque Marechal Carmona realizou-se no âmbito do Projeto Envolve-te, integrada nas disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET).

No dia 5 de março, a turma do 4º F da EB Fernando Teixeira Lopes participou no Torneio Concelhio do Jogo do Mata / Fase Ocidental, no Pavilhão Desportivo de Murches.
As turmas do 5.º A e 5.º B participaram recentemente numa aula interdisciplinar que juntou as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), lecionada pelo Professor José Ferreira (Manuel Pinho), e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientada pelo Professor Pedro Filipe.