Requalificação da Escola Ibn Mucana 
Alteração de acessos

A partir de 14 de outubro de 2025, devido às obras na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o acesso principal será pela nova portaria da rua Cidade de Luanda-Angola, com trânsito restrito a residentes e serviços específicos. Mantém-se o acesso pedonal e a faixa de largada na rua do Pombal.
Entre as 7:50h e as 8:10h, o portão de serviço junto aos campos desportivos estará aberto para entrada de alunos, com acesso pela rua dos Lírios.
Agradecemos a compreensão pelos eventuais transtornos.

CLICAR NA IMAGEM

                                    

 

Olhares por um Futuro Sustentável


CLICA EM CADA  IMAGEM

Ciência Viva
Semana Cultura Científica 25/2

 BE  
Campanha de Doação de Livros

BE
Jornal das Vozes da Ibn 

 

 

CAMPANHA #ibnsemtlm

Cartaz criado por alunos do 8.ºA

No dia vinte e quatro de novembro, às dez da manhã, a turma do 8ºA entrava no autocarro, dirigindo-se à Praia das Avencas, para uma visita de estudo ao ecossistema da praia, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Português e Cidadania. Chegaram à praia às dez e meia da manhã e foram recebidos por dois biólogos que davam explicações sobre a biodiversidade da zona; por isso, a turma foi dividida em dois grupos, cada um com um biólogo e uma professora.

Primeiro, cada grupo foi para perto da água onde se observou uma anémona-do-mar, as anémonas são animais que utilizam os  tentáculos para capturar os seus alimentos e como cnidários estão intimamente relacionados com corais, as hidras e as águas-vivas. Os alunos puderam ver vários seres vivos: um verme do mar, uma porífera laranja mais conhecida como esponja do mar, um caranguejo-eremita e um ouriço do mar. Encontraram uma estrela do mar com um braço partido, o que não lhe faz mal nenhum, porque os braços das estrelas do mar crescem quando lhes partem um.
Quando estavam a ir para mais perto do mar, encontraram o tentáculo de um polvo que estava escondido numa rocha, tentaram tirá-lo, mas não conseguiram, porque ele tinha muita força. Nas rochas, existiam muitas lapas e mexilhões, que são moluscos com concha calcária.
Nas poças entre as rochas, existiam vários tomates e morangos do mar, que os alunos não podiam tocar pois tinham substâncias urticantes. Além disso, encontraram líquen, que é a relação de simbiose entre a alga e o fungo, a alga dá alimento ao fungo e o fungo permite à alga viver fora de água. 
Também se pôde observar uma alforreca morta e um poliqueta, que tem o aspeto de uma cobrinha cor-de-rosa com pelos brancos que pode ser de vida livre, ou sedentário. Encontraram cracas que são animais moluscos que filtram a água, caracóis negros e caramujos.
Nas paredes das rochas em arriba encontraram avencas, as plantas que dão o nome à praia. 
Nas rochas, em toda a praia há um cemitério de conchas preservadas, são fósseis de conchas que podem ter vivido há mais de dez mil anos.
A praia é característica do filão basáltico, que é onde muitos animais desovam, por isso a praia é conhecida como uma maternidade, porque quando nascem os animais voltam para o mar.
A visita de estudo acabou às treze horas. 
Todos gostaram muito da visita, porque a maior parte dos alunos desconhecia que havia tanta biodiversidade na praia das Avencas e que era um ecossistema tão importante. 
 As visitas continuam para todas as turmas de oitavo ano que iniciam o estudo dos ecossistemas marinhos, com este excelente exemplo que é o “Berçário das Avencas”.

Sofia Sande e Castro, 8ºA

Destaques do Magazibn

  • Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.

    Continuar...
  • A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.

    Continuar...
  • Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.

    Continuar...
  • Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.  

    Continuar...
  • Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.

    Continuar...
  • No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.

    Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+  2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.

    Continuar...
  • O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

    Continuar...
  • No dia 17 de Novembro, a nossa turma do primeiro ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva deslocou-se até à Escola Pereira Coutinho onde deu apoio ao Projeto Ginasticar, Projeto da Câmara Municipal de Cascais dirigido aos alunos do 1º ciclo do Concelho. Continuar...
  • Regista-se, com especial apreço, o envolvimento exemplar dos alunos voluntários que participaram na recolha de bens essenciais, realizadas no âmbito do projeto L.A.R., para o CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (8 e 9 de novembro).

    Continuar...
  • No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela". Continuar...
  • No passado dia 12 de novembro realizou-se o Corta-Mato do Agrupamento Ibn Mucana, evento que contou com 235 alunos inscritos, do 3º ao 12º ano, com representantes das 6 Escolas do Agrupamento.
    Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!

    Continuar...
  • Dias 4 e 6 de novembro de 2025 o 5º ano da Ibn Mucana foi em Visita de Estudo às Grutas de Santo António, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de, posteriormente, discutir, entre outros aspetos, a importância dos minerais, das rochas e do solo nas atividades humanas.

    Continuar...