No dia vinte e quatro de novembro, às dez da manhã, a turma do 8ºA entrava no autocarro, dirigindo-se à Praia das Avencas, para uma visita de estudo ao ecossistema da praia, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Português e Cidadania. Chegaram à praia às dez e meia da manhã e foram recebidos por dois biólogos que davam explicações sobre a biodiversidade da zona; por isso, a turma foi dividida em dois grupos, cada um com um biólogo e uma professora.
Primeiro, cada grupo foi para perto da água onde se observou uma anémona-do-mar, as anémonas são animais que utilizam os tentáculos para capturar os seus alimentos e como cnidários estão intimamente relacionados com corais, as hidras e as águas-vivas. Os alunos puderam ver vários seres vivos: um verme do mar, uma porífera laranja mais conhecida como esponja do mar, um caranguejo-eremita e um ouriço do mar. Encontraram uma estrela do mar com um braço partido, o que não lhe faz mal nenhum, porque os braços das estrelas do mar crescem quando lhes partem um.
Quando estavam a ir para mais perto do mar, encontraram o tentáculo de um polvo que estava escondido numa rocha, tentaram tirá-lo, mas não conseguiram, porque ele tinha muita força. Nas rochas, existiam muitas lapas e mexilhões, que são moluscos com concha calcária.
Nas poças entre as rochas, existiam vários tomates e morangos do mar, que os alunos não podiam tocar pois tinham substâncias urticantes. Além disso, encontraram líquen, que é a relação de simbiose entre a alga e o fungo, a alga dá alimento ao fungo e o fungo permite à alga viver fora de água.
Também se pôde observar uma alforreca morta e um poliqueta, que tem o aspeto de uma cobrinha cor-de-rosa com pelos brancos que pode ser de vida livre, ou sedentário. Encontraram cracas que são animais moluscos que filtram a água, caracóis negros e caramujos.
Nas paredes das rochas em arriba encontraram avencas, as plantas que dão o nome à praia.
Nas rochas, em toda a praia há um cemitério de conchas preservadas, são fósseis de conchas que podem ter vivido há mais de dez mil anos.
A praia é característica do filão basáltico, que é onde muitos animais desovam, por isso a praia é conhecida como uma maternidade, porque quando nascem os animais voltam para o mar.
A visita de estudo acabou às treze horas.
Todos gostaram muito da visita, porque a maior parte dos alunos desconhecia que havia tanta biodiversidade na praia das Avencas e que era um ecossistema tão importante.
As visitas continuam para todas as turmas de oitavo ano que iniciam o estudo dos ecossistemas marinhos, com este excelente exemplo que é o “Berçário das Avencas”.
Sofia Sande e Castro, 8ºA











Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
