No passado dia 7 de dezembro, logo pela manhã, iniciámos o processo de transporte dos enfeites de natal, produzidos por todas as turmas que aderiram ao desafio proposto pelo grupo disciplinar de matemática:" construir um enfeite de Natal que obedecesse a três regras: tivesse uma alusão à matemática, fosse impermeável e fosse totalmente construído com materiais reciclados".

Foram dados alguns exemplos mas deixámos a cargo da imaginação dos alunos a produção destes enfeites. O resultado foi simplesmente fabuloso e, depois do dia 2 de dezembro, os professores de matemática recolheram, junto das suas turmas, os trabalhos realizados. Chegado o dia 7 de dezembro, dia escolhido para a colocação dos enfeites na árvore, encontrámo-nos com o Sr. José Augusto e o Sr. José Pataias, operadores da grua que permitiu a colocação dos enfeites nas árvores escolhidas: as três árvores que se encontram no centro da rotunda da rua do Pombal, entre a escola Ibn Mucana e o complexo desportivo de Alcabideche. O que parecia uma operação complexa e demorada tornou-se uma atividade ligeira e simples graças à proeza e agilidade demonstradas pelo Sr. José Pataias na arte de manobrar a grua. Não houve qualquer cantinho da árvore que fosse inatingível e foi possível colocar, em todas os lugares pretendidos, os enfeites desejados. Entretanto, o apoio no solo (e que apoio) foi sempre assegurado pelo Sr José Augusto. Assim, pelas pessoas responsáveis por este projeto e o Agrupamento de escolas Ibn Mucana, agradece muito a colaboração do Sr. presidente da junta de freguesia José Filipe, do Sr .Herlander Gonçalves e dos Srs. José Pataias e José Augusto, sem os quais não seria possível a realização deste projeto que consistiu em oferecer, a toda a população da freguesia de Alcabideche, uma árvore de Natal enfeitada pelos alunos do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.

Muito obrigado a todos.

Marta Brás e Bruno Rocha

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...