No passado dia 7 de dezembro, logo pela manhã, iniciámos o processo de transporte dos enfeites de natal, produzidos por todas as turmas que aderiram ao desafio proposto pelo grupo disciplinar de matemática:" construir um enfeite de Natal que obedecesse a três regras: tivesse uma alusão à matemática, fosse impermeável e fosse totalmente construído com materiais reciclados".
Foram dados alguns exemplos mas deixámos a cargo da imaginação dos alunos a produção destes enfeites. O resultado foi simplesmente fabuloso e, depois do dia 2 de dezembro, os professores de matemática recolheram, junto das suas turmas, os trabalhos realizados. Chegado o dia 7 de dezembro, dia escolhido para a colocação dos enfeites na árvore, encontrámo-nos com o Sr. José Augusto e o Sr. José Pataias, operadores da grua que permitiu a colocação dos enfeites nas árvores escolhidas: as três árvores que se encontram no centro da rotunda da rua do Pombal, entre a escola Ibn Mucana e o complexo desportivo de Alcabideche. O que parecia uma operação complexa e demorada tornou-se uma atividade ligeira e simples graças à proeza e agilidade demonstradas pelo Sr. José Pataias na arte de manobrar a grua. Não houve qualquer cantinho da árvore que fosse inatingível e foi possível colocar, em todas os lugares pretendidos, os enfeites desejados. Entretanto, o apoio no solo (e que apoio) foi sempre assegurado pelo Sr José Augusto. Assim, pelas pessoas responsáveis por este projeto e o Agrupamento de escolas Ibn Mucana, agradece muito a colaboração do Sr. presidente da junta de freguesia José Filipe, do Sr .Herlander Gonçalves e dos Srs. José Pataias e José Augusto, sem os quais não seria possível a realização deste projeto que consistiu em oferecer, a toda a população da freguesia de Alcabideche, uma árvore de Natal enfeitada pelos alunos do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.
Muito obrigado a todos.
Marta Brás e Bruno Rocha











Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
