
No âmbito da Semana Polar, os alunos do 8.ºano, da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, assistiram a uma palestra realizada pelo Professor Doutor Pedro Ferreira sobre a Antártida, uma vez que o próprio conhece e trabalha nesta área geográfica.
O professor distinguiu o Ártico da Antártida, o primeiro referido tem como espécie mais conhecida os ursos polares, o Oceano está rodeado por terra e apresenta populações nativas. Na Antártida, a Terra é rodeada por um oceano, não apresenta população nativa e a espécie mais conhecida e acarinhada são os pinguins. Como semelhanças destacam-se os Invernos longos com poucas horas de luz, os verões são curtos com muitas horas de luz e são as áreas da Terra com menos impacto humano.
Relativamente à Antártida, descobrimos que 0.03% da sua área são vales secos, 70% da água doce está localizada no manto de gelo, é húmida, apresenta ventos fortes, é muito fria e seca e que parte da mesma está situada no oceano. Tem uma média de temperatura de – 57º C no interior e no litoral oscila entre os -26ºC e os -3ºC. A altitude é em média de 2500 m, sendo a altitude máxima de 4900m
A Antártida atualmente não pertence a nenhum país, pois em 1959, no Tratado da Antártida, foi decidido que, até 2041, esta só serviria para estudos científicos, tendo assim no total 70 bases científicas de vários países.
Para o cientista Pedro Ferreira poder viajar e trabalhar na Antártida teve que realizar um curso de primeiros socorros. E deve fazer-se acompanhar por um colega para que estabeleça contactos de emergência.
Na Antártida, apenas existem duas espécies de plantas, designadas por líquenes e musgos, pelo que os cientistas criam os seus próprios alimentos vegetais em estufas. Existem, ainda, outras espécies animais, como a andorinha-do-ártico, lobo-marinho, focas e elefantes marinhos
Diana Alegria nº 4 Ana Rita Soares nº2 Matilde Carvalho nº19 (8.ºH)







Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
