
No passado dia 24 de outubro assinalou-se o Dia Mundial para a Igualdade, marcado no nosso Agrupamento com a realização de um Fórum Comunitário Igualdade e Não Discriminação, inserido no âmbito do Projeto “Rede de Autarquias para a Igualdade”, promovido pela Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social.
A CMC faz parte desta rede e o nosso Agrupamento aderiu a esta iniciativa.
O objetivo é criar uma Rede de Autarquias promotoras da Igualdade entre Mulheres e Homens e da Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar, que em conjunto se propõem testar instrumentos e metodologias já validados, com vista à identificação de boas práticas já existentes e à criação de medidas de ação positiva e inovadoras passiveis de serem incorporadas por outras autarquias. Para isso, os alunos do ensino secundário são chamados a participar nos Fóruns, cujo objetivo é auscultar as suas perceções e necessidades em matéria de igualdade e não discriminação entre mulheres e homens e da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, com vista à criação de respostas adequadas.
Participaram alunos de 4 turmas (10ºD, 10ºF, 11ºC e 12ºC). Questionadas sobre o impacto desta ação, as alunas do 11º C, Maria Santos, Matilde Madeira e Joana Cunha foram unânimes em considerar que valeu a pena dedicarem algo do seu tempo para falar sobre um problema da atualidade, um problema bastante comum e grave em vários países como é o da discriminação entre homens e mulheres. Este tema deve ser discutido em debates como estes que foi organizado de forma interativa. Por fim, nota negativa para o desrespeito de alguns participantes em relação à opinião de outros, revelando pouca tolerância e mostrando que têm ainda muito que aprender.
No final os alunos receberam um certificado de participação.













Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
