Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano e as respetivas diretoras de turma, Isadora Pestana e Luísa Correia, participaram no projeto Scholas Occurrentes, uma iniciativa do Papa Francisco. Em Portugal, o projeto tem sede em Cascais, pelo que várias escolas do concelho de Cascais estiveram presentes, reunindo cerca de 300 participantes.

No Seminário Torre da Aguilha, os alunos participaram em diversas atividades, nomeadamente, sobre o sistema escolar e sobre o assédio e violência sexual. Dentro desses temas, os alunos formaram grupos, que nos dias 13, 17, 18 e 19 de outubro, trabalharam em propostas de “mudança” e, no dia 20 de outubro, apresentaram ao Presidente da Câmara de Cascais e aos diretoras das diferentes escolas participantes.
A opinião sobre o projeto, na maioria dos alunos, é positiva e muitos deles sentiram-se mais confiantes sobre si próprios e arranjaram novos amigos que têm, possivelmente, os mesmos problemas e gostos. Mais alunos deveriam participar no projeto “SCHOLAS”, pois é uma oportunidade imperdível! (Letícia Saldanha, 10ºH)

Seguem-se alguns depoimentos dos alunos do nosso agrupamento:

“Depois destes dias no Scholas, acho que a palavra que melhor descreve o projeto foi MUDANÇA. No Scholas senti que estava a trabalhar para haver realmente uma mudança. Mudança é também a melhor palavra para me descrever a mim própria, pois sem que me apercebesse, o projeto também me mudou como pessoa e na forma de pensar.
Escolher um momento mais marcante é difícil, pois houve vários, desde as horas passadas a rir no auditório, às horas a discutir em grupo, ao convívio com outras escolas/pessoas e aos almoços, tudo valeu!!!
Este projeto ensina-nos de tudo um pouco, dá-nos a conhecer outros pontos de vista, outras maneiras de ser e de pensar, ajuda-nos a sermos e a mostrar aos outros quem realmente somos e os talentos que temos, mostra-nos que se quisermos, conseguimos realizar a mudança." (Marta Ferreira, 10ºF)

“As expectativas que tinha no início do projeto foram superadas. INESQUECÍVEL é a melhor palavra para descrever a experiência que vivi. Gostaria de dizer que desta vez não tive coragem para ir ao palco, mas na próxima pretendo estar preparada para deixar um pouco de mim, por ali”. (Marcela Lima, 10ºF)

“O Scholas não é só um projeto de cidadania que ajuda os jovens a perceber os problemas da sociedade em que vivem e arranjar soluções para esses, mas também é onde podemos ser nós mesmos ou até saber quem nós somos e o que queremos “ser”, como se fosse uma "família" que nos “aceita” como nós somos, com os nossos defeitos e qualidades.
O Scholas faz a diferença na vida dos jovens, mostra-lhes que têm voz e que a mesma é importante, já que são o presente e o futuro da sua sociedade. “ (Suse Vila Nova, 10ºD)

Destaques do Magazibn

  • No âmbito do tema da escola "Ventos de Liberdade", a turma de Artes Visuais 11ºH acompanhada de 6 alunos com Necessidades Educativas Especiais, visitou o  recém inaugurado Museu Nacional Resistência e Liberdade em Peniche.

    Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus +, as professoras Isadora Pestana, Isabel Correia e Alexandra Correia e 19 alunos da Escola Helena Cidade Moura, receberam nos dias 10 a 16 de março, um grupo de 17 estudantes e 4 professoras polacas.

    Continuar...
  • No dia 24 de Abril de 2024 a turma do 10ºF foi convidada para as exposições “Imagens e Poemas de Abril” e “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, na biblioteca da EBSHCM, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. 

    Continuar...
  • No âmbito do Programa Cascais Seguro 2024, decorreu na nossa escola, no dia 10 de abril, a atividade “Floresta Segura”, dinamizada em parceria pela Proteção Civil, GNR e Corpo de Bombeiros de Alcabideche, e que envolveu as turmas de 5º e 6º anos.

    Continuar...
  • Mais uma vez a nossa Escola foi a responsável pela organização e enquadramento da 2ª prova de Surf do Desporto Escolar no passado dia 15 de abril.

    Continuar...
  • Dias 13 de março e 17 de abril de 2024, os alunos do 5ºA da Ibn Mucana, acompanhados da Diretora de Turma,Professora Elsa Boinas e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Museu Condes de Castro 
    Guimarães, no âmbito da disciplina de Educação Visual (Professora Leonor Irra) e do Programa “Envolve-te”.

    Continuar...
  • No âmbito do concurso nacional "25 de abril, um Projeto de Liberdade", dinamizado pela Escola Virtual, os alunos das turmas A, B e L do 8º ano, realizaram um vídeo onde mergulhamos na história vibrante e libertadora da Revolução dos Cravos.

    Continuar...
  • No seguimento da Semana do Patrono, a turma do 4ºD, da Escola Básica Fernando José dos Santos,  realizou uma apresentação para explicar aos colegas da escola o que é ser Ubuntu. Referiram algumas atividades que realizaram ao longo da semana Ubuntu e o que aprenderam.

    Continuar...
  • Inserida na II Mostra Cultural, realizou-se no dia 19 de abril, na Escola EBSHelena Cidade Moura, uma sessão com o ilustrador e artista plástico, João Vaz de Carvalho. Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+ " History and Physics projects 2024", que decorre entre 17 e 21 de abril, dez alunos acompanhados pelas professoras Dalila Chumbinho, Rosário Valente e Teresa Lopes encontraram-se se na Koç School, em Istambul.

    Continuar...
  • Alguns alunos do 7.ºF, com a colaboração da professora Margarida Carvalho, dinamizaram o projeto Física Divertida, integrado na Semana do Patrono e com o objetivo de despertar a curiosidade e interesse pelo estudo da Física.

    Assista AQUI às imagens.

  • Dia 27 de março, durante a Semana do Patrono, alguns alunos da turma 8ºJ e da turma 10ºC, foram inaugurar a InovaSala (Sala de Inovação Educativa). Esta sala, diferente das outras, encontra-se no pavilhão A.

    Continuar...
  • Decorreu de 9 a 18 de abril, na Biblioteca da EBS Helena Cidade Moura, uma mostra de poemas de alunos que iam passando por aquele espaço. A tema mais escolhido pelos alunos foi o amor.

    Continuar...
  • Na semana do Patrono realizámos uma atividade, “Different Art”. Esta atividade foi feita devido às acessibilidades, para os alunos do 5º e 6º anos. Pretendiamos dar a conhecer um pouco sobre a vida das pessoas com dificuldades e incapacidades, trabalho que realizamos no projeto de Equipa Educativa 8HIJ, duranto o 1º semestre no âmbito da parceria com a Associação Salvador.

    Continuar...