Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano e as respetivas diretoras de turma, Isadora Pestana e Luísa Correia, participaram no projeto Scholas Occurrentes, uma iniciativa do Papa Francisco. Em Portugal, o projeto tem sede em Cascais, pelo que várias escolas do concelho de Cascais estiveram presentes, reunindo cerca de 300 participantes.

No Seminário Torre da Aguilha, os alunos participaram em diversas atividades, nomeadamente, sobre o sistema escolar e sobre o assédio e violência sexual. Dentro desses temas, os alunos formaram grupos, que nos dias 13, 17, 18 e 19 de outubro, trabalharam em propostas de “mudança” e, no dia 20 de outubro, apresentaram ao Presidente da Câmara de Cascais e aos diretoras das diferentes escolas participantes.
A opinião sobre o projeto, na maioria dos alunos, é positiva e muitos deles sentiram-se mais confiantes sobre si próprios e arranjaram novos amigos que têm, possivelmente, os mesmos problemas e gostos. Mais alunos deveriam participar no projeto “SCHOLAS”, pois é uma oportunidade imperdível! (Letícia Saldanha, 10ºH)

Seguem-se alguns depoimentos dos alunos do nosso agrupamento:

“Depois destes dias no Scholas, acho que a palavra que melhor descreve o projeto foi MUDANÇA. No Scholas senti que estava a trabalhar para haver realmente uma mudança. Mudança é também a melhor palavra para me descrever a mim própria, pois sem que me apercebesse, o projeto também me mudou como pessoa e na forma de pensar.
Escolher um momento mais marcante é difícil, pois houve vários, desde as horas passadas a rir no auditório, às horas a discutir em grupo, ao convívio com outras escolas/pessoas e aos almoços, tudo valeu!!!
Este projeto ensina-nos de tudo um pouco, dá-nos a conhecer outros pontos de vista, outras maneiras de ser e de pensar, ajuda-nos a sermos e a mostrar aos outros quem realmente somos e os talentos que temos, mostra-nos que se quisermos, conseguimos realizar a mudança." (Marta Ferreira, 10ºF)

“As expectativas que tinha no início do projeto foram superadas. INESQUECÍVEL é a melhor palavra para descrever a experiência que vivi. Gostaria de dizer que desta vez não tive coragem para ir ao palco, mas na próxima pretendo estar preparada para deixar um pouco de mim, por ali”. (Marcela Lima, 10ºF)

“O Scholas não é só um projeto de cidadania que ajuda os jovens a perceber os problemas da sociedade em que vivem e arranjar soluções para esses, mas também é onde podemos ser nós mesmos ou até saber quem nós somos e o que queremos “ser”, como se fosse uma "família" que nos “aceita” como nós somos, com os nossos defeitos e qualidades.
O Scholas faz a diferença na vida dos jovens, mostra-lhes que têm voz e que a mesma é importante, já que são o presente e o futuro da sua sociedade. “ (Suse Vila Nova, 10ºD)

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...